Buscar

Ética e Moralidade: Conceitos e Diferenças

Prévia do material em texto

Referência Bibliográfica: MORELAND, J.P.; CRAIG, William Lane. Filosofia e Cosmovisão Cristã: São Paulo: Vida Nova, 2008. P. 483-497
“A ética pode ser entendida como o estudo filosófico da moralidade, a qual se ocupa com nossas crenças e avaliações sobre motivação, atitude, caráter e conduta, e se isto está certo ou errado.”
O conceito de ética e moral embora semelhantes, são distintos, sendo a moral um conjunto de regras sociais dentro de uma sociedade, que julga aos indivíduos o que é moralmente certo ou não, e ética é o modo de viver de um indivíduo, o modo que ele se comporta diante de determinadas situações. Podemos dizer então que um indivíduo pode ser moral, já que está inserido em uma sociedade, mas pode não ter ética, pois as suas ações não são éticas, e é escolhe de cada um ter ou não. 
A ética pode ser definida também como o conjunto de conhecimentos sobre o comportamento do ser humano, que observa a moral, as ações morais de cada indivíduo. E a ética nem a moral nascem com o indivíduo, são desenvolvidos ao longo da vida, sendo influenciada pela família, religião, escola.
“A metaética abrange duas áreas principais de investigação. Em primeiro lugar, a metaética se concentra no significado e na referência de termos éticos cruciais, como certo e errado, bom e mau, deve e não deve, obrigação e assim por diante.” P.490
A metaética é um campo da ética que tem como objetivo investigar e julgar os termos morais, definindo se é certo ou errado, bom ou mau. Como por exemplo, “respeitar ao próximo é moralmente correto” ou “matar é errado”. A ética e a cultura possuem diferentes visões do certo e errado, o código moral de uma sociedade é o que determina se algo é certo ou errado, então não se pode julgar as praticas normais de uma sociedade na qual você não está inserido, pois pra algumas pode ser certo e para outras sociedades errado.

Continue navegando