Buscar

APOL 02 MET ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

1. AVALIAÇÃO
2. NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
JOSIANE DA SILVA - RU: 1402860 
Nota: 100
PROTOCOLO: 202008181402860377C4A5
Disciplina(s):
Metodologia da Alfabetização
	Data de início:
	18/08/2020 09:55
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	19/08/2020 16:19
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento do texto:
“Algumas das qualidades essenciais do educador de jovens e adultos são a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 147.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma especificidade referente ao início do processo de alfabetização de jovens e adultos:
Nota: 10.0
	
	A
	No trabalho com jovens e adultos no início do processo de alfabetização não é preciso se importar com a compreensão do código alfabético.
	
	B
	É preciso importar-se somente com a relação entre fonemas e grafemas.
	
	C
	Faz-se necessário se importar com a segmentação das palavras.
	
	D
	É recomendável no processo de alfabetização de jovens e adultos na fase inicial não dar importância ao posicionamento da escrita.
	
	E
	É preciso importar-se com um conjunto de ações e aprendizagens, como o alfabeto, a relação entre sons e letras e a diversas composições silábicas. 
Você acertou!
Comentário: Nas fases iniciais da alfabetização de jovens e adultos, o trabalho deve voltar-se principalmente para o conhecimento do alfabeto, da relação entre sons e letras, as diferentes composições silábicas, o sentido e posicionamento da escrita e a segmentação das palavras. Muitos alfabetizadores têm optado por trabalhar, nessa fase, principalmente com as letras de forma maiúsculas, por serem mais fáceis de distinguir umas das outras e mais fáceis de grafar (livro-base, p. 149).
Questão 2/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto:
“[...] Tais materiais e ações que remetem à escrita (escrever uma lista de compras, procurar um número na lista telefônica, receber uma carta, deixar um recado escrito para alguém são informações a que tem acesso a criança que cresce em um ambiente alfabetizado e que remetem diretamente a um dos principais elementos do trabalho da alfabetização: a função social da leitura e escrita (Ferreiro, 1993)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 121.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente qual o papel da escola ao perceber que as crianças não têm acesso à informações que promovam a função social da leitura e escrita:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola deve promover ações intencionais e competentes que favoreçam o processo de leitura e escrita com função social.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Importante salientar que as crianças provenientes de lares com níveis baixos ou nulos de alfabetização não têm acesso à informação (a função social da leitura e da escrita), cabendo à escola demonstrá-la por meio de ações intencionais e competentes” (livro-base, p. 121).
	
	B
	A escola deve promover feiras do conhecimento que envolvam competições entre os alunos alfabetizados e não alfabetizados a fim de motivar o aprendizado.
	
	C
	Cabe à escola convocar os pais e/ou responsáveis para reuniões a fim de que se comprometam com o processo de alfabetização das crianças.
	
	D
	O papel da escola é oferecer formação continuada aos professores a fim de que trabalhem a função social da leitura e escrita independente das reais condições de trabalho dos envolvidos.
	
	E
	A escola tem a obrigação de oferecer aulas de reforço escolar com o intuito de suprir as dificuldades das crianças.
Questão 3/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto:
“[Jovem] não é aquele com uma história de escolaridade regular, o vestibulando ou o aluno de cursos extracurriculares em busca de enriquecimento pessoal. [...] É bem mais ligado ao mundo urbano, envolvido em atividades de trabalho e lazer mais relacionadas com a sociedade letrada, escolarizada e urbana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 146.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que se refere corretamente à característica do trabalho do professor alfabetizador na modalidade de educação de jovens e adultos:
Nota: 10.0
	
	A
	Discriminar os alunos com características semelhantes formando pequenos grupos de acordo com o nível de conhecimento.
	
	B
	O professor precisa ter a capacidade de se solidarizar com os educandos, porém deve ter ciência de que nem todos serão capazes de aprender.
	
	C
	É preciso conhecer as especificidades de cada aluno e enfrentar as dificuldades com desmotivação.
	
	D
	Conhecer cada vez mais os conteúdos a serem abordados, refletindo permanentemente sobre sua prática, buscando os meios de aperfeiçoá-la ao contexto e aos alunos.
Você acertou!
Comentário: O professor alfabetizador de uma classe de jovens e adultos precisa entender que esses alunos têm características especiais, como as já citadas, e que também acumulam muitas responsabilidades profissionais e domésticas. Ao educador é essencial se solidarizar com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar. Coerentemente com essa postura, é fundamental que esse educador procure conhecer seus educandos, suas expectativas, sua cultura, as características e problemas de seu entorno próximo, suas necessidades de aprendizagem. Para atender a essas necessidades, também é papel do alfabetizador de jovens e adultos, buscar conhecer cada vez melhor os conteúdos a serem ensinados, atualizando-se constantemente. Como todo educador, deverá também refletir permanentemente sobre sua prática, buscando os meios de aperfeiçoá-la (livro-base, p. 147).
	
	E
	Trabalhar de forma genérica, transmitindo os conteúdos para todos de forma igualitária, pois os jovens e adultos precisam vencer os componentes curriculares com urgência.
Questão 4/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A organização da educação no Brasil contempla dois grandes níveis: a educação básica e o ensino superior”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 137.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta as etapas da educação básica:
Nota: 10.0
	
	A
	Ensino fundamental e ensino médio.
	
	B
	Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
	
	C
	Educação infantil e ensino fundamental.
	
	D
	Ensino médio e ensino superior.
	
	E
	Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Você acertou!
Comentário: A educação básica brasileira compreende-se pela educação infantil, que se subdivide em creches paraas crianças de até três anos e pré-escolas para crianças de quatro e cinco anos; O ensino fundamental, ampliado para nove anos e o ensino médio, compreendido por três anos de duração (livro-base, p.  137).
Questão 5/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento do texto:
“[...] o professor que pretende educar jovens e adultos precisa refletir sobre letramento e aprendizagem significativa, pois são temas que se referem à sua prática pedagógica, tornando-a diferenciada da prática infantil, e , ainda assim, interessante e eficaz”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 151.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente como o professor alfabetizador deve trabalhar a produção de texto no ambiente da EJA:
Nota: 10.0
	
	A
	Utilizar somente textos técnicos, levando o educando a um nível acima de escrita.
	
	B
	Não promover atividades com textos que retratam o seu cotidiano.
	
	C
	Utilizar diversos textos em sala de aula, porém, atentando-se somente para a escrita.
	
	D
	Utilizar diversos textos em sala de aula, atentando-se para a interpretação.
	
	E
	Utilizar diversos tipos de textos em sala de aula, bem como realizar a leitura e colocar o aluno no papel de autor.
Você acertou!
Comentário: Utilizar, em sala de aula, diversos tipos de texto, para que o aluno possa conhecê-los pela leitura oral do professor e, ao iniciar suas pequenas leituras desses textos, compreender a possibilidade de ser autor também. Textos literários, prosa, poesia, textos de caráter religioso, textos de jornal são elementos que devem acompanhar o trabalho de alfabetização do professor da EJA  (livro-base, p. 150).
Questão 6/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto:
“A aprendizagem do sistema alfabético, isto é, das leis de codificação e decodificação, o que, embora não possa ser considerado como alfabetização propriamente dita, é uma parte importante do processo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 124.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que se refere corretamente à atividades significativas para o professor realizar um trabalho inicial de alfabetização:
Nota: 10.0
	
	A
	Contagem até 100 e crachá.
	
	B
	Reconhecimento de textos e leitura coletiva.
	
	C
	Estrutura de frase e listagem de alunos.
	
	D
	Crachá e listagem de alunos.
Você acertou!
A primeira preocupação do professor deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos. Assim, começar o trabalho de alfabetização pelo nome da criança é fundamental. O crachá e a listagem de alunos são exemplos deste objetivo  (livro-base, p. 125).
	
	E
	Leitura coletiva e crachá. 
Questão 7/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto:
“Diz Cagliari (1991, p.34): 'a língua portuguesa, como qualquer outra língua, tem o certo e o errado somente em relação à sua estrutura. Com relação ao uso pelas comunidades falantes, não existe o certo e o errado linguisticamente, existe o diferente'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 122.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto importante a ser considerado no processo de aquisição da linguagem:
Nota: 10.0
	
	A
	Para aprender a falar e escrever não é necessário sistematizar um processo, pois são aprendidos na interação com os outros.
	
	B
	Para aprender a ler, basta que as crianças sejam filhos de leitores.
	
	C
	A linguagem correta é a linguagem escrita, pois é lógica, clara e explícita, já a linguagem falada é mais confusa e incompleta.
	
	D
	Possivelmente, crianças advindas de comunidades que não convivem com livros, leitura e escrita, poderão apresentar maiores dificuldades para alfabetizarem-se.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “[...] possivelmente, alunos vindos de comunidades que não convivem com livros escrita e leitura e, por conseguinte, falam um dialeto diferente do falado na escola, terão maiores dificuldades apara alfabetizar-se” (livro-base, p. 122).
	
	E
	Ao iniciar o Ensino Fundamental a criança não tem um vasto caminho linguístico vivido e por esse motivo ela vai para a escola.
Questão 8/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto:
“É importante lembrar que, no Brasil, muitas crianças e jovens das camadas populares permanecem anos na escola sem se tornarem leitores, sem adquirir familiaridade com os processos de escrita ou mesmo sem aprender a resolver problemas simples de matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 120.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma causa referente ao fracasso da educação brasileira, de acordo com a autora Kramer:
Nota: 10.0
	
	A
	Professores não sabem lidar com diferentes culturas, hábitos e linguagens e têm dificuldades para ensinar crianças com pouco acesso a contextos e materiais escritos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Professores e equipes não sabem lidar com diferentes culturas, valores, classes sociais, práticas, hábitos e linguagens tendo enormes dificuldades para ensinar crianças que provêm de famílias pobres, com pouco acesso a contextos, produtos e materiais escritos" (livro-base, p. 121).
	
	B
	Equipe pedagógica assume muitas atividades corriqueiras e burocráticas na escola e não oferece o devido apoio aos professores e suporte às crianças.
	
	C
	Professores não têm formação pedagógica adequada para atender as crianças em processo de alfabetização.
	
	D
	A formação oferecida nas instituições de ensino superior é precária e o professor não tem motivações para se aperfeiçoar e aprender mais.
	
	E
	As crianças têm dificuldades para aprender e não conseguem acompanhar os programas escolares.
Questão 9/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o trecho a seguir:
“[...] o grupo intitulado jovens e adultos é muito diferente entre si e necessita de metodologias que contemplem essa diferença, de forma a tornar a aprendizagem significativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 151.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente a atitude que um professor da EJA deve ter em relação ao uso dos sinais de pontuação:
Nota: 10.0
	
	A
	O professor da EJA não deve fazer cobrança do uso correto da pontuação.
	
	B
	Não é necessário trabalhar com textos que apresentem a pontuação correta para os alunos da EJA.
	
	C
	O professor da EJA deve fazer uso de materiais que utilizam a pontuação, porém, não precisa apresentar aos educandos.
	
	D
	A correção da pontuação é feita pelo professor somente de maneira individual, sem apontar aos alunos os erros quanto aos sinais de pontuação.
	
	E
	O professor da EJA deve utilizar textos e chamar a atenção para o uso dos sinais de pontuação, bem como realizar correção coletiva, enfatizando a utilização correta dos sinais.
Você acertou!
Comentário: Desde o início da alfabetização, o professor deve encarregar-se de chamar a atenção dos alunos para os sinais de pontuação, indicando-osnos textos estudados e comentando seu uso nos momentos de correção coletiva ou de escrita no quadro-negro. A função desses elementos da escrita deve ser explicitada, já que eles estão presentes em todos os textos que lemos e colaboram para a compreensão e interpretação da mensagem (livro-base, p. 150).
Questão 10/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto:
“A ideia do 'para que alfabetizo?' é essencial para a escolha do 'como alfabetizar', pois, orienta a escolha de técnicas e das atividades. Alfabetizamos também para auxiliar crianças a desfrutarem de sua cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 100.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que refere-se corretamente à duas diretrizes norteadoras do trabalho do professor alfabetizador:
Nota: 10.0
	
	A
	Estabelecer como único objetivo o processo de leitura do aluno e disponibilizar atividades que contemplem o individualismo.
	
	B
	Ter como objetivo maior a aquisição do código alfabético, a leitura e a escrita, porém, sem a necessidade de compreensão do que se lê e escreve, e promover a alfabetização mecânica.
	
	C
	Colocar a sala de aula como o único ambiente alfabetizador da criança e, sobretudo, privilegiar a alfabetização mecânica.
	
	D
	Desenvolver a autoconfiança nos alunos e promover atividades que incentivem a socialização, levando-os à alfabetização mecânica.
	
	E
	Fazer a criança escrever e ler e, entender o que escreveu e leu e, elaborar atividades que favoreçam a reflexão, incentivando a socialização, levando-a à sistematização, e não à mecanização.
Você acertou!
Comentário: Algumas diretrizes que, se forem atendidas, podem ajudar a nortear o trabalho do professor alfabetizador. Segundo Russo e Vian (1996, p. 252), estabelecer claramente os objetivos que se quer alcançar, lembrando que o objetivo maior é fazer a criança escrever e entender o que escreveu, ler e entender o que lê e, elaborar atividades diferentes que favoreçam a reflexão, incentivando a socialização da criança, levando-a à sistematização e não à mecanização (livro-base, p. 127 e 128).

Continue navegando