A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNI 5

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade Católica de Brasília
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO
Aula 05 – Questões Propostas
Aluno: Welesso Simões da Silva 
Uc19201676
1) Quais as vantagens e desvantagens de realizar o inventário periódico? E o inventário rotativo?
Periódico vantagem: Não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado é um sistema simplificado Periódico desvantagem : desvantagem é o custo de implementação de scanners de código de barras, software de inventário e sistemas de computador são todos necessários para manter a revisão inventário permanente.
Rotativo Vantagem: As causas são identificadas rapidamente e são tomadas decisões preventivas, os erros são reduzidos, os almoxarifados tornam-se especialistas no processo de ajuste. 
Inventário rotativo: busca simplificar esse processo: aumenta a precisão de estoques, que quando é realizada essa recontagem de forma programada e periódica é possível identificar e resolver de forma sistemática e eficaz problemas de avaria de produtos em má conservação ou até mesmo danificados. Com uma recontagem pré-definida, fica mais fácil manter o controle do que entra e do que saí, fazendo o inventário de estoque ser um grande aliado na contabilidade da empresa. Uma grande vantagem na utilização de inventário rotativo é que a contagem de itens podem ser feita de forma independente, ou seja, só pode realizar a contagem somente a um grupo de produtos ou de produtos específicos como:
· Aprimoramento de Esforços; 
· Aumento e Eficiência; 
· Identificador de Problemas; 
· Impacto nas Operações;
Rotativo Desvantagem: Esforço concentrado (pico de custo), gera impacto na atividade da empresa(armazém de postas fechadas), as causas de divergência não são identificadas.
2) Por que a análise ABC simples pode levar a distorções na análise de estoque?
Analise ABC de estoques, que multiplica o custo unitário com o volume comprado, permite que cada classe (A, B ou C) tenha um tratamento diferente-ciado. Os itens da classe A devem receber mais atenção, pois uma economia ou melhora em sua utilização (por exemplo, de 10%) representa uma economia (no caso, de 6%) no total dos gastos com materiais. Por outro lado, uma análise exclusiva da relação pode levar a distorções perigosas para a empresa, pois ele não considera a importância do item em relação à operação do sistema como um todo. Itens de manutenção de baixo preço unitário e comprados em pequenos quantidades podem afetar o funcionamento do sistema produtivo e a segunça da fabrica. Um sismples parafuso, de baixo custo e consumo, é, geralamente, um item de classe C, ou seja, ele pode interromper a operação de um equipamento ou instalação essencial à produção dos bens e serviços. 
3) Explique como é feita a análise ABC simples (custo unitário x volume) dos itens de estoque de uma empresa? Como se constrói a curva AABBCC?
A análise ABC é feita apartir da classificação dos itens de uma empresa de acordo acordo com seu valor entre A: o de maior valor seu volume é de 10-20% do estoque, B o intermediário com 30-40% de volume e C: o menor valor com 50% do volume de estoque. Assim se analisa a curva ABC, uma tabela com todos os itens , o consumo do produto em um ano por exemplo , o custo da unidade e assim é feita a conta do valor total de cada produto específico: número de unidades X o valor de cada uma, isso vai dar o valor total anual daquele produto e somando todos os produtos temos o valor total de todo o estoque por 1 ano.
Ainda nesse valor total de todos os produtos pegamos ele e dividimos pelo valor anual de cada produto específico e conseguimos o percentual acumulado de cada item. Isso é a curva ABC.
Para se construir a curva AABBCC é preciso juntar as análises da curva ABC e da criticidade. A criticidade usa o critério diferente, os itens são classificados de acordo com o que é mais crítico ou menos crítico ficar sem, o que é imprescindível, a falta do item pode parar a linha de produção.
 Sendo assim a junção delas, AABBCC é classificada com a junção das duas. A classificação AA engloba: AA, AB e BA, a classificação B: AC, BB e CA e a classificação CC: BC, CB e CC.