Buscar

FINANÇAS COPORATIVAS III - Atividade Avaliativa

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASILIA
FINANÇAS CORPORATIVAS III - ATIVIDADE AVALIATIVA
ALUNO: Welesson Simões da Silva – uc19201676
1- O que são Ações?
 R = São títulos que representam uma fração do valor das companhias ou sociedades anônimas. Ou seja, uma ação é como se fosse um pedaço de uma empresa. 
2 - Como investir em Ações?
R = Existem quatro formas diferentes de você investir em ações: por fundos, cestas, clubes de investimentos ou individualmente, montando a própria carteira. Cada opção tem indicação para um determinado perfil de investidor. 
3 - Quais os tipos e classificações das Ações?
R = Existem dois tipos de ações principais na bolsa de valores: as ordinárias (ON) e as preferenciais (PN).    
 Ações Ordinárias (ON): garantem direito a voto do investidor, que pode eleger membros do conselho de administração de determinada empresa. Se uma empresa falir e for liquidada, os detentores de suas ações ordinárias só vão receber o dinheiro quando os detentores de ações preferenciais e os credores forem pagos.
Ações Preferenciais (PN): possuem um grau diferenciado de direito de recebimento de dividendos de uma companhia, possuindo prioridade. Seus detentores não possuem direito de voto em uma assembleia (isso pode variar de acordo com a organização).
4 - Enumere e explique 2 vantagens de investir em Ações. 
1 - Boa liquidez com as ações: em alguns investimentos de renda fixa, o dinheiro vai ficar preso durante 2 ou 3 anos até chegar o vencimento do título. Se você precisar usar esse dinheiro para uma emergência ou quiser botar em outro investimento, você terá que buscar outros meios, porque esse não vai rolar. Na renda variável, você consegue vender as suas ações super rápido, e na maioria das vezes, entre 2 ou 3 dias, você já está com o dinheiro na sua conta na corretora.
2 - Invista em empresas, não em dívidas: quando você investe na renda fixa, você está investindo em uma dívida. Ou seja, você vai emprestar o seu dinheiro para alguém que lhe pagará com juros daqui a algum tempo. Pode ser o governo ou uma empresa. Nas ações, você investe em empresas e no crescimento delas. Você pode virar sócio das melhores empresas do país e por isso mesmo você vai saber que o seu dinheiro está sendo muito bem administrado pelos gestores dessas empresas.
5-  Enumere e explique 2 desvantagens de investir em Ações: 
1 - Alta oscilação devido às incertezas políticas e econômicas: Sempre que há alguma dúvida, seja no cenário econômico ou políticas, o valor de suas ações pode oscilar. Essas oscilações contêm, em algumas ocasiões, certo grau de imprevisibilidade, gerando incertezas ao investidor.
2 - Maior risco nas operações: Os riscos de investir em ações talvez sejam uma das suas principais preocupações neste momento. Enquanto a poupança e a renda fixa, por exemplo,  oferecem ganhos pequenos e limitados em troca dos riscos quase nulos, as ações oferecem a oportunidade de ganhos muito maiores, porém, com riscos na mesma proporção.
6-  Quais os riscos e taxações do investimento  em Ações?
R = Acredito que o  risco de um investimento é a incerteza que o investidor tem com relação à taxa de retorno prometida. Quanto maior a incerteza, maior é o risco. E quanto maior for a taxa de retorno prometida do investimento, em geral, maiores são os riscos que o investimento embute.

Continue navegando