Buscar

GEOGRAFIA- Exercícios Avaliativos 19 09

Prévia do material em texto

Aluna: Sara Suienes Ramos Garcia
Turma: 3001 – 3º ano CEI
Aula 20 – Exercícios Avaliativos 
INFORMES SOBRE O ENVIO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
As resoluções das atividades avaliativas deverão ser feitas no próprio arquivo enviado. Os arquivos somente serão aceitos em formato Word ou PDF.
Segundo ABNT, tarefa que exige pesquisa é obrigatória, a indicação da(s) referência(s) bibliográfica(s) 
Segue o contato apenas para esclarecimentos em caso de dúvidas. NÃO será aceito envio de materiais via whatsapp e fora do prazo e horário pré-determinados.
Tel.: (24) 99908-8215 (wpp)
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1ª Nota do 4º bimestre
(entrega até 19/09 às 8:40)
1) Qual foi a influência do ciclo do café no processo de industrialização brasileiro?
O ciclo do café naquele período, possibilitou grande acúmulo de capital. A partir do declínio dessa atividade, agravada pela falta de concorrência de outros países, a mão de obra e o dinheiro disponível, foram aplicados em métodos de produção, o que está diretamente relacionado com a entrada da do Brail no processo de expansão da industrialização.
2) Indique as principais características do Plano de Metas implementado durante o governo de Juscelino Kubitscheck.
O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais" que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores".
3) Quais foram as principais consequências do Plano de Metas para a economia brasileira?
O Plano de Metas alterou completamente a estrutura industrial e produtiva do país, consolidando a industrialização pesada. Além do rápido crescimento econômico, a infraestrutura e a construção de Brasília levaram o país a um novo patamar no mundo.
4) Explique resumidamente o “Milagre econômico” e a política industrial efetivada pelo regime militar.
Durante a ditadura, houve uma ampla abertura econômica para capital estrangeiro. Tal fato possibilitou a instalação de muitas empresas e industrias multinacionais, que foram em parte responsáveis pelo milagre econômico e o desenvolvimento industrial daquele período. A política econômica de tendências liberais que foi implementada pelos militares foi outro fator gerador do milagre econômico.
5) Explique os recentes processos de concentração e dispersão do parque industrial brasileiro e paulista.
A atividade industrial tem buscado novos fatores locacionais, inclusive por conta da grande dificuldade encontrada nas grandes cidades, promovida pela grande concentração de pessoas e o transtorno do fluxo lento, e ainda a guerra fiscal promovida pelo aquecimento da economia que faz com que cidades médias e pequenas já possam oferecer subsídios e infraestrutura para receber as indústrias

Continue navegando