Buscar

Sociologia e Ética atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AVA – AULA 1, 2, 3 e 4
CURSO: Engenharia de Software
DISCIPLINA: Sociologia, Ética e Responsabilidade Socioambiental
PROFESSORA: ANDREA BULGAKOV KLOCK
Nome do Aluno: Daniel Guinter RGM: 123..092
Polo: Aupex Itajaí - SC
Orientações para elaboração da atividade:
- A cópia de outros textos ou do próprio, quando não referenciadas, farão com que a atividade seja zerada. Evite plágios, pois, além de ser uma prática antiética, impedem seu crescimento intelectual;
Bom trabalho!
Depois de realizar a leitura das aulas 1, 2, 3 e 4, responda as perguntas abaixo com suas palavras.
ATIVIDADE 1 
1. QUESTÃO REFERENTE A AULA 1
Explique com suas palavras qual o objeto de estudo da Sociologia. 
A sociologia e a ciência ou disciplina que tem por objetivo estudar a vida social humana analisando a sociedade como um too e seus grupos singulares que a forma.
2. QUESTÃO REFERENTE A AULA 2
Os processos sociais são as maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos agem uns sobre os outros, estabelecendo relações sociais. Assim, com suas palavras explique em que caracteriza o Conflito como processo social dissociativo.
O conflito ocorre quando um grupo ou um indivíduo percebe uma possibilidade de ascensão profissional, social ou pessoal e inicia uma competição onde dada elevada tensão assume o cunho de rivalidade gerando violência ou ameaças tendo assim a destruição de si ou do adversário.
3. QUESTÃO REFERENTE A AULA 3
Estratificação social são formas de dividir uma mesma sociedade por critérios econômicos, sociais ou culturais. Aquela em que “são atribuídos diferentes graus de importância às profissões, assim, é comum que os indivíduos que exerçam trabalho qualificado sejam mais valorizados que os que exercem trabalho não qualificado” se trata da estratificação política. 
Referente a afirmação acima, responda se é verdadeira ou falsa e justifique a resposta com suas palavras.
É falso, estratificação política e indicada pela influência do indivíduo na sociedade.
A estratificação que diferencia a importância das profissões dando maior valor ao trabalho qualificado e menor valor ao não qualificado é a estratificação profissional.
4. QUESTÃO REFERENTE A AULA 4
A cultura de uma sociedade é formada por diversos elementos. Embora alguns dos elementos sejam parecidos com os que compõem os mecanismos de sustentação dos grupos sociais, estes possuem objeto diferente. Assim, fale com suas palavras porque as normas são consideradas mecanismos de sustentação social.
As normas sociais compõem os pilares fundamentais de todas as organizações sociais. Elas estabelecem o que é considerado desejável ou reprovável no comportamento dos integrantes de um grupo, sendo elas as responsáveis pela condução das ações dos seres humanos em sociedade. As normas de uma sociedade refletem ou incorporam traços da cultura vigente do meio em que vigora, de modo que, a partir delas, os sujeitos moldem seu comportamento e suas interações.
Referência: site Mundo Educação
https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/mecanismos-sustentacao-dos-grupos-sociais.htm#:~:text=As%20normas%20sociais%20comp%C3%B5em%20os,dos%20seres%20humanos%20em%20sociedade.

Outros materiais