Buscar

Apol 2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o trecho de texto:
 “As sociedades humanas constroem sua existência por meio do conhecimento que desenvolvem de si mesmas e do entorno que lhe dá suporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.21.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre o conhecimento humano, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	As sociedades humanas, ao dar significado as coisas e fenômenos, tornam o mundo compreensível, conseguindo se desenvolver e atuar sobre o meio que vivem.
Você acertou!
Comentário: O trecho de texto indica que as sociedades humanas e o ser humano  constroem a sua existência por meio do conhecimento, e dessa forma com o passar do tempo e dos grandes adventos do mundo, implicou-se a cognição. Nesse sentido, “[...] ao darem significado às coisas ou fenômenos, os homens tornam o mundo e o universo e assim, passam a atuar para transformar o caos em ordem (livro-base, p. 21). Em outras palavras, o conhecimento humano evolui naturalmente pela interação que estabelecemos com o meio.
	
	B
	O conhecimento historicamente construído carece de processos naturais, sendo orientado unicamente pelas relações sociais.
	
	C
	A evolução do conhecimento ocorre a partir das habilidades naturais (intrínsecas) do ser humano.
	
	D
	O sentido da vida, das coisas e dos fenômenos não puderam ser adquiridos pelas sociedades humanas.
	
	E
	O desenvolvimento do conhecimento humano tem origem na Revolução Industrial (século XVIII e XIX).
Questão 2/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para as informações: 
“As sociedades humanas constroem sua existência por meio do conhecimento que desenvolvem de si mesmas e do entorno que lhes dá suporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba. 2019, p.21.
Levando em conta as informações, seus conhecimentos e os conteúdos da Aula 1 - Videoaula do Tema 2 – Meio ambiente e sua emergência no cenário mundial sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A relação do homem com a natureza sempre foi a mesma desde a origem da espécie humana.
	
	B
	Os impactos ambientais têm origem já na relação do homem como caçador coletor, aprofundando-se com a agricultura de subsistência.
	
	C
	Os impactos ambientais passam a ocorrer quando o homem inicia a produção de bens de consumo com uso dos recursos naturais.
Você acertou!
Comentário: Essa é a alternativa correta, pois de acordo com a Aula 1, Tema 2 “O homem passa a utilizar os recursos naturais para produzir os seus bens de consumo, é nesse momento que começam a ocorrer os impactos ambientais” (0’00’’ – 0’24’’).
	
	D
	Essa questão de impacto ambiental é relativa, não sendo um problema de ordem mundial.
	
	E
	Os impactos ambientais só começaram a ser sentidos nos últimos anos devido ao aumento populacional e à necessidade de moradia em áreas de risco.
Questão 3/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere a citação: 
“[...] a vulgarização de conceitos, em grande parte provocada pela ação midiática, trouxe a perspectiva de que a natureza e meio ambiente são sinônimos, acarretando prejuízos ao discurso cientifico pela evidenciação do senso comum”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.28.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade em relação à influência da mídia sobre os discursos ambientalistas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os discursos midiáticos são veículos para a disseminação do conhecimento cientifico, fazendo-os irrefutáveis.
	
	B
	Para alguns autores, a mídia tem importante papel na veiculação dos conceitos de natureza e ambiente, o que faz com maestria.
	
	C
	Os discursos inflamados e sensacionalistas acabam por criar desacertos de significados conceituais e dificultar a compreensão real do problema e ação adequada.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base a veiculação de forma sensacionalista e muitas vezes incorreta dos problemas e conceitos ambientais dificulta a unificação de conceitos e ações. “O desacerto de significâncias conceituais implica desdobramentos que atingem diversos setores da sociedade, principalmente na esfera pública/jurídica/legislativa, em cujo âmbito está a promulgação de leis que implicarão diretamente a vida das pessoas. [...] um pensamento precipitado pode sugerir uma dualidade do problema, o que coloca os problemas teóricos do ambientalismo separados de sua prática em planos de gestão ambiental” (livro-base, p. 30).
	
	D
	O discurso midiático nos permite melhor leitura da realidade, já que é ausente de sensacionalismo e intenções subversivas.
	
	E
	Apesar do sensacionalismo enraizado no discurso midiático, tornar os problemas ambientais senso comum, contribui com a divulgação dos conceitos e tomadas de decisão.
Questão 4/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere a citação: 
“[...] é óbvia a finitude dos recursos naturais para essa geração que os degrada; contudo, a prática exploratória não é cessada, nem mesmo quando populações são postas em condições de miséria e fome”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.35.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a irracionalidade humana, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A citação revela a perversidade de um mundo que demonstra a indiferença com as desigualdades.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base: “Milton Santos chama isso de perversidade de um mundo que tem recursos para promover condições igualitárias aos menos favorecidos, mas que pratica o contrário ao demonstrar a indiferença” (p.35).
	
	B
	A irracionalidade humana concebe e pensa o mundo de maneira coerente.
	
	C
	Fenômenos naturais como terremoto e vulcanismo têm relevância socioambiental independentemente da área afetada.
	
	D
	Os países desde a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, já vêm reduzindo o uso dos recursos naturais.
	
	E
	A miséria e a fome desde a fundação da ONU, devido à intensa campanha, estão com seus números em redução em todo o globo.
 
Questão 5/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a citação:
 “O conceito de natureza é bastante antigo, sendo pouco provável definir seu primeiro emprego ou formulação. Segundo Santos e Imbernon [...], tal conceito provém do grego physis, termo empregado por pré-socráticos e retomado por Aristóteles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.22.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a ideia de natureza, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O conceito de natureza é atemporal, sendo empregado pela primeira vez por pré-socráticos e assim se perpetuado, sem modificações, ao longo do tempo e espaço.
	
	B
	Por um longo período a concepção de natureza foi influenciada pela teologia cristã e foi a partir da Idade Média que se deu início a separação conceitual entre Homem e Natureza, culminando na “desnaturalização” do homem.
Você acertou!
Comentário: Conforme o livro-base (p. 22,23), “Por um longo período, durante a Renascença, a concepção de natureza foi influenciada pela teologia cristã [...]. Para os gregos, não havia separação entre homem e natureza: toda a existência se dava num só plano. [...]. A separação conceitual entre homem e natureza foi aprofundada com o estabelecimento da Idade Média [...].Com o advento da ciência moderna, o movimento intelectual iluminista e o amparo em teorias evolucionistas, o homem deixou de ser um observador para se tornar um agente/dominador, auferindo à natureza um caráter dinâmico. Descartes propôs que o homem se “desnaturalize” (Soares, 2008) ”.
	
	C
	A natureza sempre foi capaz de ordenar os seus próprios movimentos de maneira racional o que a torna, perante a visão Cristã, uma representação divina.
	
	D
	Desde os gregos, homem e natureza eram vistos separadamente, pois a natureza era a physis, comum ao universo físico, da qual o homem não fazia parte.
	
	E
	A ideia atual considera que tudo que é derivado de elementos naturais deve ser contemplado como natureza ou ambiente, já que ambos são considerados sinônimos.
Questão 6/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a passagem de texto: 
 “No Brasil, o período marcado pelo fervor das manifestações artísticas [...]. Essas manifestações fizeram parte de um movimento mundial, a contracultura, que surgiu como uma crítica ao 'mundo moderno – sua ciência, técnica e estilos de vida [...]'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.37.
Considerando a passagem de texto, seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a contracultura, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O estilo idealizado por esse movimento é aquele conectado ao mundo urbano das pequenas cidades.
	
	B
	Havia grande valorização das comunidades, da natureza e das etnias. No entanto, essa ideologia perdurou apenas até a década de 70.
	
	C
	Considerados como comunistas, os integrantes desse movimento pregavam a vida em comunidades e em meio rural.
	
	D
	Foi um movimento importante para a história, tanto pelo enraizamento de valores, como pela expansão de grupos que participam de movimentos de crítica e resistência.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, o movimento mundial chamado de contracultura seria um movimento alternativo que não condizente nem com o capitalismo e nem com o comunismo. Os integrantes defendiam uma vida mais simples, com valorização da natureza, das comunidades e do campo. “Esse movimento foi de grande importância para a história – nos dias atuais, tais lógicas estão presentes nas sociedades -, contudo, há outras ramificações dessa ideologia dos anos de 1970, assim como outras problemáticas (sociais, ambientais, políticas) que indignaram grupos que responderam com movimentos de crítica e resistência [...]” (livro-base, p. 37).
	
	E
	Contrários aos capitalismo, esse grupo endossou movimentos assumidamente anarquistas e suprematistas por todo o mundo.
 
Questão 7/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto: 
“Ao final dos anos 1960 e início de 1970, surgiu uma nova visão de desenvolvimento que agregou os aspectos econômicos, social e ambiental, resultando, quase duas décadas depois, na criação do conceito de desenvolvimento sustentável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.67.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolvimento sustentável corresponde a:
Nota: 10.0
	
	A
	Uma proposta referente aos impactos ambientais causados pelas grandes corporações mundiais.
	
	B
	Um acordo político internacional sobre emissão de gases poluentes na atmosfera.
	
	C
	Um acordo político para atender as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque de acordo com o livro-base, p. 73, o conceito de desenvolvimento sustentável apresentado pela ONU em 1988 foi: “Atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades” (livro-base, p. 73).
	
	D
	Um pacto comercial criado para atender exclusivamente as necessidades das gerações futuras.
	
	E
	Um acordo para atender as necessidades do presente sem a implicação de pensar no futuro das próximas gerações.
Questão 8/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para as informações: 
“O conceito de natureza é bastante antigo, sendo pouco provável definir seu primeiro emprego ou formulação. Segundo Santos e Imbernon [...], tal conceito provém de physis, termo empregado por pré-socráticos e retomados por Aristóteles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba. 2019, p.22.
Levando em conta as informações, seus conhecimentos da Aula 3, Vídeo 2, Tema 1 – Ética Ambiental nas empresas sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Na Grécia Antiga homem e natureza eram entrelaçados, não havia distinção, vivendo em harmonia e fazendo parte do cosmo.
Você acertou!
Comentário: De acordo com a Aula 3, Tema 1: “Lá na Grécia Antiga Hipócrates e Aristóteles que tinham a ideia do cosmos [...] entendiam que a natureza era algo harmonioso, era algo que se entrelaçava, tudo estava em harmonia, tudo estava em consonância, do ser vivo mais simples ao mais complexo [...]” (1’30’’ – 2’00’’).
	
	B
	O rompimento do homem com a natureza ocorreu no final do século XVIII, início do século XIX, com o advento da Revolução Industrial.
	
	C
	A visão grega sobre a natureza é atualmente muito criticada, pois nem todos os organismos são importantes.
	
	D
	Na visão mecanicista, proposta por Descartes, o homem era mais um dos elos da natureza.
	
	E
	A ciência moderna, pautada na técnica, visou e visa proporcionar a religação do homem com a natureza.
Questão 9/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a citação:
 “‘[...] é preciso ter cuidado com palavras/conceito quando elas podem  se tornar ferramentas para um discurso ideológico [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.44.
Considerando a citação e as definições sobre ideologia contidas no livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, assinale a alternativa que a define corretamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Ideologia refere-se aos conhecimentos verdadeiros difundidos por grupos políticos.
	
	B
	São os ensinamentos realizados pelos professores em períodos eleitorais.
	
	C
	É o conjunto de ideias que buscam apresentar a realidade como ela é.
	
	D
	Refere-se aos conhecimentos divulgados por órgãos mundiais, como a ONU.
	
	E
	É um ideário histórico, social e político que oculta a realidade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, pois de acordo com o livro-base, ideologia “[...] é um ideário histórico, social e político que oculta a realidade e [...] esse ocultamento é uma forma de assegurar e manter a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política” (livro-base, p. 44).
Questão 10/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a imagem:
 
 Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/new-artifact-hands-archaeologist-1232254279ID da foto stock livre de direitos: 1232254279
 
De acordo com a imagem, seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre artefatos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	São fenômenos gerados pela natureza.
	
	B
	São instrumentos retirados da natureza.
	
	C
	São fenômenos, objetos e coisas construídas pelo ser humano.
Você acertou!
Comentários: “À ideia em voga de natureza são conferidos todos os fenômenos, objetos e coisas não construídos pelo homem; à obra humana se atribui o termo artefato [...]”. (livro-base, p. 24).
	
	D
	São os objetos de uso doméstico das civilizações antigas.
	
	E
	São elementos isolados da natureza.

Continue navegando

Outros materiais