Buscar

CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Prévia do material em texto

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº10/2020 – OBRA 01 – RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
 
CONTRATO que entre si fazem MÁRCIO MOURA, neste instrumento denominada CONTRATANTE e SLS ENGENHARIA CONSULTORIA E PROJETOS, inscrita no CNPJ sob o nº 45.793.261/0005-34, Tel: (31) 97344-9158, (31) 99453-6948 e (31) 98350-1911 site: www.slsengenharia.com.br situada à Avenida Juscelino Kubitschek, – CEP: 32.600-225, neste ato representada por Sarah Bianca Andrade, RG: MG-15.965.424 – PCMG - CPF: 114.481.956-32 neste instrumento denominado CONTRATADA, que se regerá por: 
 
CLÁUSULA PRIMEIRA: OBJETO 
O objeto do presente contrato é o a prestação de serviços com fornecimento de mão de obra especializada na edificação da CONTRATANTE, situadas na Rua Bom Sucesso, sem número, bairro Filadélfia – Betim – MG, cuja localização e condições de trabalho são de prévio conhecimento da CONTRATADA e servirão de base no cálculo do preço pactuado neste instrumento. 
 
CLÁUSULA SEGUNDA: PREÇO 
O preço inclui toda a mão-de-obra e equipamentos necessários á execução dos serviços pela CONTRATADA, atendendo as normas técnicas vigentes (ABNT), e as especificações técnicas da obra. Os serviços serão executados de segunda feira a sábado sob o regime de empreitada por preços unitários, fixos e irreajustáveis. 
 
CLÁUSULA TERCEIRA: FORMA DE PAGAMENTO 
3.1. Os serviços executados pela CONTRATADA serão objeto de medição mensal que abrangerá o período do primeiro ao último dia do mês corrente à medição. A CONTRATADA deverá apresentar ao departamento de engenharia da CONTRATANTE, até o quinto dia útil do mês subsequente ao período da medição, a sua medição para conferência da CONTRATANTE, que após aprovada pela CONTRATADA e CONTRATANTE, será assinada pelas partes considerando-se definitivamente aceitas, quantidades e valores, não cabendo reclamações futuras. O pagamento da nota fiscal será feito conforme condições abaixo: 
3.1.1. No dia 03 (três) do mês subsequente a emissão da Nota Fiscal será feito o pagamento de 100% (cem por cento) da medição apurada, desde que a Nota Fiscal e toda documentação pertinente seja entregue a CONTRATANTE até o dia 15 do mês subsequente ao período da medição. 
3.2. Se a CONTRATADA recolhe o INSS com a desoneração da folha de pagamento, será descontado as retenções previstas para o INSS conforme IN SRF 971/09 e disposições complementares a alíquota de 3,5 % (três virgula cinco por cento) sobre o valor das notas fiscais emitidas pela CONTRATADA. Ficando a CONTRATADA à obrigatoriedade de apresentar a guia quitada do recolhimento do INSS sobre a receita no código 2985. Nos casos em que à CONTRATADA recolhe o INSS sem a desoneração da folha de pagamento será descontado as retenções previstas para o INSS a alíquota de 11% (onze por cento) sobre o valor das notas fiscais emitidas pela CONTRATADA. 
3.2.1. A CONTRATADA deverá emitir documento declarando sob as penas da lei que recolhe o INSS com a desoneração da folha de pagamento ou sem a desoneração da folha. 
3.3. A CONTRATADA fará a retenção do ISSQN conforme legislação municipal. 
3.4. Será retido do faturamento o percentual de 5% (cinco por cento) referente a caução, que será devolvido 90 (noventa dias) após a conclusão deste instrumento. Caso ocorram a qualquer tempo, erros, vícios, imperfeições, falhas ou quaisquer outros defeitos decorrentes de irregularidades havidas durante a execução dos trabalhos ora contratados e ou reclamações trabalhistas de funcionários da CONTRATADA que envolvam a CONTRATANTE as cauções serão retidas até que todos os processos sejam finalizados. Havendo custos por parte da CONTRATANTE nos processos citados, será feita a dedução destes custos do valor das cauções para determinação se ocorrerá ou não a liberação. 
3.5 O pagamento somente será liberado após a apresentação da folha de pagamento, específica para a obra e GFIP e SEFIP quitadas, e preenchidas conforme item 7.5. 
3.6 A CONTRATADA é obrigada a efetuar o recolhimento das contribuições previstas na Convenção Coletiva do Trabalho junto ao sindicato da região, mensalmente todo dia 05 (CINCO) do mês subsequente ao mês de competência, conforme cláusula quadragésima oitava da CCT. A CONTRATADA deverá apresentar cópias de todas as cartas de oposição ofertadas por seus empregados, contrários ao desconto da Contribuição; 
3.7. O pagamento dos valores relativos a este contrato será realizado, em caráter exclusivo, por meio de depósito bancário a ser realizado pela CONTRATANTE em conta bancária expressamente indicada pela CONTRATADA, sendo expressamente vedada a emissão de Boleto Bancário ou outro Título de Cobrança de qualquer espécie vinculado a esta transação; 
3.8. É obrigatório constar no corpo da nota fiscal de serviços a observação abaixo. Caso não conste no corpo da nota fiscal a observação, iremos efetuar a retenção e recolhimento do ISSQN, conforme legislação municipal; 
3.9. É vedado o desconto ou negociação de qualquer duplicata em banco sem o de acordo por escrito da CONTRATANTE. 
3.10. Caso a CONTRATADA, em caráter de excepcionalidade, solicite algum adiantamento a CONTRATANTE, esta avaliará a situação financeira da empresa no momento e definirá pelo deferimento, ou não, da solicitação. Sendo autorizado, fica a CONTRATANTE autorizada a reter, a título de taxa administrativa para processamento da solicitação, 3% sobre o valor total adiantado 
 
CLAUSULA QUARTA: PRAZO DE EXECUÇÃO 
4.1 - O prazo para execução dos serviços objeto deste instrumento será conforme cronograma abaixo, considerando início das atividades dia 25/09/2020: 
4.2 – Em caso de descumprimento do prazo estabelecido para entrega da obra fixado na Clausula 5.1 pela CONTRATADA, estará a CONTRATADA sujeita a multa, não compensatória, para cada dia corrido de atraso, equivalente a 0,25% (zero virgula vinte e cinco por cento) do PREÇO, limitada a 10% (dez por cento) do Preço, sem prejuízo do pagamento de indenização pelos danos comprovadamente incorridos pela CONTRATADA, da aplicação das demais penalidades previstas em contrato e da rescisão do presente instrumento, salvo se a CONTRATADA comprovar que o descumprimento do prazo de entrega não ocorreu por sua exclusiva culpa, mediante demonstração de força maior ou fatos alheios à sua ingerência e responsabilidade contratual. 
4.3 – O valor da multa, calculado nos moldes da clausula 5.2 supra, será deduzido pela CONTRATANTE das quantias devidas a CONTRATADA, através de encontro de contas, o que poderá ocorrer a qualquer tempo, mediante simples comunicado à CONTRATADA por escrito e respeitado o prazo de 10 dias para apresentação de eventuais justificativas pela CONTRATADA, em conformidade com a clausula 5.2 supra. 
4.3.1 – Na hipótese de o valor total da multa exceder a importância ainda devida à CONTRATADA, deverá a CONTRATADA reembolsar a CONTRATANTE da importância ainda devida, no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da data do recebimento da competente nota de débito emitida pela CONTRATANTE. 
4.4 – O pagamento do valor apurado na incidência da multa prevista no item 5.2 supra não liberará a CONTRATADA de quaisquer de suas obrigações perante a CONTRATANTE para execução deste contrato. 
 
CLÁUSULA QUINTA: PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS / ENCARGOS 
As despesas decorrentes do pagamento de pessoal e de todos os encargos trabalhistas, previdenciários, municipais, estaduais e federais referentes à prestação de serviços ocorrerão por conta da CONTRATADA, que se compromete a cumpri-los regularmente. 
 
CLÁUSULA SEXTA: OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 
6.1. Fornecer e fiscalizar a utilização de todos os EPI’s necessários para a execução dos serviços, de acordo com as normas Regulamentadas do Ministério do Trabalho, bem como aqueles constantes do PCMAT da CONTRATANTE, sem prejuízo do disposto na Clausula Nona deste instrumento, bem como obedecer todas as normas referente a higiene, segurança do trabalho e meio ambiente; 
6.1.1. Obrigar seus empregados a usarem os equipamentos de proteção de uso recomendados ou obrigatórios pela legislação de higiene e segurança do trabalho. 
6.2. Registrartodo o seu pessoal, e apresentar à CONTRATANTE toda a documentação; 
6.3. Efetuar exame médico em todo seu pessoal, e apresentar para a CONTRATANTE, antes do início dos serviços; 
6.4. Cumprir os horários de trabalho determinados pela CONTRATANTE; 
6.5. Preencher GFIP e SEFIP específica para a obra, constado a matricula, o código de recolhimento (150), o nome da CONSTRUTORA MELLODE AZEVEDO S/A e o número do CEI da obra. 
6.6 Confeccionar folha de pagamento constando somente os funcionários locados na obra que está sendo prestado o serviço; 
6.7. A CONTRATADA deverá especificar o endereço e o número do CEI da obra, no corpo da nota fiscal; 
6.8. Isentar expressamente a CONTRATANTE de quaisquer encargos trabalhistas, sociais ou previdenciários que possam decorrer dos serviços, pois tais ônus são de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA; 
6.9. Assumir, perante a CONTRATANTE, obrigação de excluí-la de todo e qualquer processo que seja ajuizado por eventual empregado da CONTRATADA ou fiscalização do Ministério do Trabalho, isentando a CONTRATANTE de qualquer ônus ou responsabilidade, haja vista a inexistência de quaisquer vínculos trabalhistas entre a CONTRATANTE e a CONTRATADAS; 6.10. Em sendo mantida a presença da CONTRATANTE em eventuais reclamações trabalhistas ou ações administrativas ou judiciais, que tenham como causa as matérias reguladas na legislação já referida, a CONTRATADA obriga-se desde logo, e sem qualquer discussão, a ressarcir a CONTRATANTE de todos os valores despendidos, e de adiantar pagamentos a serem efetuados em razão de eventuais condenações, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas contados da solicitação neste sentido; 6.11. Pagar, nos respectivos prazos, todo e qualquer tributo, contribuição fiscal ou para-fiscal decorrente direta ou indiretamente do presente CONTRATO; 
6.12. A CONTRATADA obriga-se a respeitar e atender a todas as leis e demais normas emanadas dos órgãos públicos à sua atividade, bem como o Código Nacional de Trânsito, além de satisfazer, às suas próprias expensas, a quaisquer exigências legais decorrentes da execução do presente CONTRATO; 
6.13. A CONTRATADA se obriga a contratar mão-de-obra qualificada para a execução dos serviços; 
6.14. Fica a CONTRATADA obrigada a ressarcir á CONTRATANTE R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais por acompanhamento jurídico referente às reclamações trabalhistas ou ações citadas na cláusula quinta do presente contrato; 6.15. Cumprir e atender rigorosamente as normas da CONTRATANTE. 
6.16. Disponibilizar os funcionários que estarão a serviços deste instrumento para realização dos exames e procedimentos de integração, sem ônus para a CONTRATANTE; 
6.17. Mobilizar imediatamente após a aprovação dos procedimentos. 
6.18. A CONTRATADA se compromete arcar com os custos de alimentação, transporte e alojamento de todos os seus funcionários, durante o período em que estiverem prestando os referidos serviços, sendo que a alimentação será fornecida pela CONTRATANTE mediante anuência da CONTRATADA, e debitada nas medições mensais da CONTRATADA, de acordo com os valores unitários citados abaixo. Caso haja reajuste no valor da alimentação ou alojamento da 
CONTRATANTE, este custo será repassado integralmente á CONTRATADA; 
a) Almoço: R$ 15,00 (quinze reais); 
b) Café da manhã: R$ 5,00 (cinco reais); 
6.19 - Manter a guarda de seus bens, equipamentos, ferramentas e materiais zelando pelos mesmos, não cabendo à CONTRATANTE responsabilidade alguma pela perda, roubo, extravio ou dano de qualquer deles; 
6.20 - Repor, a sua custa, substituindo por outro de igual qualidade, quantidade, dimensões, características e marcas, todo aquele material fornecido pela CONTRATANTE, porventura danificado por imperícia, negligência ou dolo quando de sua manipulação e/ou colocação por seu pessoal. 
6.21 - Manter, sob pena de suspensão dos pagamentos, as áreas de trabalho constantemente limpas e desimpedidas, removendo para o local indicado pela CONTRATANTE, todos os entulhos ou sobras de material provenientes dos serviços objeto deste Contrato. 
6.22. A CONTRATADA assume inteira responsabilidade profissional pela exatidão técnica dos serviços, objeto deste Contrato, os quais deverão ser executados de acordo com as recomendações da ABNT, regulamentos e leis que lhe forem pertinentes, assim como de eventuais normas exigidas pelo cliente da CONTRATANTE. 
6.23. Retificar ou refazer, por sua própria conta, sem qualquer ônus para a CONTRATANTE, eventuais serviços que apresentem, a qualquer tempo, erros, vícios, imperfeições, falhas ou quaisquer outros defeitos decorrentes de irregularidades havidas durante a execução dos trabalhos ora contratados, sem que tal fato possa ser invocado para justificar qualquer modificação das condições pactuadas. 
6.24. Em caso de não cumprimento da obrigação contida na cláusula supra pela CONTRATADA, a CONTRATANTE deverá notificar a CONTRATADA onde as PARTES deverão acordar um prazo de regularização, no caso de não cumprimento no prazo acordado entre as partes a CONTRATANTE reserva - se ao direito de proceder aos reparos ou contratar terceiros para fazê-los, sendo que, as despesas oriundas de tais serviços serão pagas pela CONTRATADA. A forma de pagamento poderá ser através de desconto em medição de serviços realizados ou deduzidos do valor das cauções. Descontos estes que ficam desde já autorizados pela CONTRATADA, sendo que, em caso de insuficiência de saldo para pagamento em medição de serviços ou em caução, a CONTRATADA ressarcirá a CONTRATANTE integralmente em moeda corrente. 
6.25. A CONTRATADA deverá se informar junto ao departamento de segurança da obra quanto às exigências para trabalho em altura e demais procedimento de segurança. 
6.26. Substituir sem ônus para a CONTRATANTE, qualquer empregado seu que apresentar conduta inconveniente ou não corresponder técnica e administrativamente às expectativas da CONTRATANTE. 
6.27. A CONTRATADA deverá apresentar a CONTRATANTE, antes do início dos serviços a Certidão de Regularidade da Contribuição Sindical e Contribuição Assistencial Laboral, emitidas pelo sindicato. 
6.28. A CONTRATADA deverá apresentar a CONTRATANTE, quando ocorrer à retirada de qualquer colaborador que estiver prestando serviços no canteiro de obras, os documentos legais do desligamento, seja por transferência ou por demissão; 
6.29. A CONTRATADA deverá atender a CONTRATANTE, no prazo máximo de 7 dias corridos, sempre que a mesma solicitar incremento de equipe com o objetivo de executar o serviço conforme cronograma estabelecido. 
6.26. Fornece as ferramentas manuais/ mecânicas necessárias a realização dos trabalhos contratados. 
 
CLÁUSULA SETIMA: OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 
7.1. Efetuar os pagamentos conforme cláusula terceira; 
7.2. Fornecer água e energia elétrica (110 ou 220 v); 
7.3. Disponibilizar área de trabalho desobstruída; 
7.4. Fornecer os materiais necessários para a execução dos serviços em tempo hábil. 
 
CLÁUSULA OITAVA: RESCISÃO 
O CONTRATANTE poderá considerar rescindido de pleno direito o presente, independente de interpelação judicial ou extrajudicial, e sem que lhe seja imputada qualquer sanção ou multa, penalidade ou indenização de espécie alguma, na ocorrência das seguintes hipóteses: 
8.1. Inadimplemento de qualquer cláusula contratual por parte da CONTRATADA o que aqui se inclui inadimplemento gerado por subcontratada de sua responsabilidade; 
8.2. Paralisação dos serviços por mais de 24 (vinte e quatro) horas, sem justificativa aceita pelo representante da CONTRATANTE e/ou existência de força maior; 
8.3. Suspensão dos serviços por determinação de autoridade competente, motivada pela CONTRATADA, que responderá por eventual aumento de custo dos serviços e perdas que a CONTRATANTE venha a sofrer; 
8.4. Protesto de qualquer dívida líquida e certa de responsabilidade da CONTRATADA inclusive como avalista, endossante ou aceitante, falência ou concordata; 
8.5. Transferências parciais ou totais do contrato a terceiros, não autorizados pela CONTRATANTE; 
8.6. Negligência, imperícia ou imprudênciada CONTRATADA ou subcontratada sob sua responsabilidade, na execução do contrato ou falta de mão-de-obra adequada, não suprida após 01 (um) dia da constatação de atraso dos serviços; 
8.7. Inadimplemento em honrar os pagamentos dos encargos trabalhistas, salariais, tributários, previdenciários e sociais que forem devidos os seus empregados; 
Poderá, de igual modo, ser rescindido o presente contrato, pela CONTRATANTE, sem que caiba indenização, mediante comunicação escrita com 30 (trinta) dias de antecedência. 
 
CLÁUSULA NONA: CONDIÇÕES GERAIS 
9.1. Sem anuência da CONTRATANTE, a CONTRATADA não poderá ceder total ou parcialmente os seus direitos e/ou obrigações previstas ou decorrentes deste instrumento. 
9.2. A CONTRATADA responsabiliza-se, como se seus fossem, por todos os atos, fatos e omissões, ainda que não intencionais decorrentes do comportamento de seus eventuais empregados e demais pessoas físicas ou jurídicas a ela ligadas direta ou indiretamente, incluindo-se aqui as oriundas das subcontratações sob sua responsabilidade, que resultem em infração ao presente instrumento, danos à CONTRATANTE ou a terceiros dentro do estabelecimento da obra. 
9.3. A simples demora de uma das partes no exercício de determinado direito concedido por este contrato ou a falta de exercício de tal direito, não significarão a desistência ou a extinção de referido direito, nem o mesmo deixará de existir ou terá o seu exercício suspenso ou dificultado no futuro. Salvo conforme previsto neste contrato, todas as alterações do mesmo deverão ser feitas por escrito, através de aditamento com assinatura de ambas às partes. 
9.4. Se alguma das disposições for considerada nula, este fato não acarretará a nulidade do contrato ou de cláusula onde se inserir a nulidade. 
9.5. Não Cumprindo a CONTRATADA com o descrito na Clausula Primeira (objeto) e/ou irem 7.24, a CONTRATANTE reserva-se ao direito de proceder aos reparos ou contratar terceiros para fazê-los, sendo que, as despesas oriundas de tais serviços, serão descontadas da CONTRATADA na primeira fatura a ser paga, ou na subsequente, em caso de insuficiência de saldo da primeira, descontos estes que ficam, desde já autorizados pela CONTRATADA. 9.6. Esse contrato só terá validade após emissão de ordem de serviço pela CONTRATANTE. 
9.7. A CONTRATANTE poderá requisitar, por escrito, a entrada de um representante seu na cozinha da CONTRATADA, a fim de inspecionar a higiene e a qualidade dos produtos durante o seu preparo. 
9.8. Caso a CONTRATADA não forneça as refeições agendadas, conforme Parágrafo Segundo da CLÁUSULA SEGUNDA: PREÇO, a CONTRATANTE fará jus a uma indenização no valor total da medição prevista para aquele dia de fornecimento, e será descontado este valor na medição do mês de referência. 
9.9. Todo serviço deverá ser executado conforme exigências e projetos executivos. Serviços executados sem a qualidade exigida, tal como: área limpa, limpeza de portas, limpeza das janelas e vidros, limpeza de piso, planicidade de paredes e pisos, espalas bem acabadas, sem desperdício de materiais, dentre outros a CONTRATADA terá um prazo de 7 dias corridos a partir da notificação emitida pela CONTRATANTE, para corrigir todas as patologias apresentadas, caso não cumpra, a 
CONTRATANTE poderá contratar outra empresa para execução dos “retrabalhos” e todo custo será repassado para a CONTRATADA. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. 
10.1. A CONTRATADA é obrigada a cumprir integralmente as Normas de Segurança e Medicina do Trabalho conforme Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. 
10.2. Caberá a CONTRATADA apresentar à CONTRATANTE o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA ou PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS – PGR, o que for aplicável, sendo que no Programa deve constar a identificação da obra e o endereço da mesma; o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, devendo constar a identificação da obra e o endereço da mesma, os exames médicos atualizados ou em vigor, de acordo com o seu PCMSO, ficando a critério da CONTRATADA solicitar exames médicos complementares conforme estabelece o seu PCMSO. A CONTRATANTE não poderá iniciar suas atividades sem a apresentação dos documentos descritos acima. 
10.2.1. O PPRA ou PGR deverá conter, no mínimo, a identificação da obra, as funções e atividades, os riscos da função, inclusive aqueles do local de trabalho da CONTRATANTE. Caso o PPRA ou PGR sejam elaborados por engenheiro de segurança, deverá vir anexo a ART emitida pelo mesmo. Caso seja médico do trabalho, deverá vir anexo o certificado ou diploma do mesmo. 
10.2.2. Caso a CONTRATADA execute atividades cujo agentes nocivos sejam: ruído, poeira, soldagem, corte a quente, vibração e etc., deverá a mesma fazer as medições e apresentar os resultados através do Laudo Técnico das Condições Ambientais – LTCAT, elaborado e assinado por engenheiro de segurança do trabalho, com a respectiva ART e o Certificado de Calibração dos equipamentos utilizados. 
10.2.3. O PCMSO deverá estar em consonância com o PPRA OU PGR, em especial as funções, as atividades e os riscos. Deverá constar no PCMSO, no mínimo, o nome dos médicos examinadores, as funções que executarão as atividades no estabelecimento da CONTRATANTE, exames complementares de audiometria, espirometria, e no caso de trabalho em altura: ECG, EEG, análise fisiológica, psicossocial, equilíbrio físico (Roomberg), coordenação motora e avaliação de campo visual. Anexar ao PCMSO o diploma ou certificado do médico coordenador, os laudos de calibração da cabine audiometria, audiômetro e etc., atualizados. 
10.2.4. Os programas de saúde e segurança deverão ser apresentados para análise e aprovação, antes do início das atividades, à segurança do trabalho da CONTRANTE, podendo a CONTRATANTE, a qualquer tempo, solicitar revisões dos programas. As análise e aprovação serão evidenciadas através de check list. 
10.3. A CONTRATADA deverá fornecer uniforme e os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s adequados às atividades, com certificado de aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego, devendo ainda, obrigá-los a usar e apresentar à CONTRATANTE, mensalmente e atualizada, a Ficha de Entrega de EPI dos seus empregados. 
10.4. A CONTRATANTE reserva-se o direito de solicitar a retirada de qualquer empregado da CONTRATADA, cuja presença no local de trabalho seja julgada inconveniente ao fiel cumprimento das exigências dos procedimentos de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, concedendo um prazo de 48 (quarenta e oito) horas para substituição do referido empregado. 
Entretanto, se a falha for gravíssima, a retirada será imediata. 
10.5. Ficará a critério da CONTRATANTE a aceitação dos documentos para início das atividades. 
10.6. Ficará a critério da CONTRATANTE o fornecimento dos EPI’s. Nesse caso os custos serão repassados à CONTRATADA através dos boletins de medições. 
10.7. A CONTRATADA deverá tomar conhecimento dos procedimentos de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, que fazem parte do Sistema de Gestão Integrado - SGI da CONTRANTE, devendo cumprir e fazê-lo ser cumprido por todos os seus colaboradores, especialmente quanto aos: Treinamento de Integração e Específicos, elaboração da Análise Preventiva de Tarefa - APT, Diálogo de Saúde e Segurança - DSS, utilização, guarda e conservação dos EPI’s, proteções coletivas, coleta seletiva, organização e limpeza do local de trabalho, além daqueles exigido pelo cliente onde a CONTRATANTE possa estar prestando serviços. 
10.8 A CONTRATADA deverá liberar seus empregados a participarem das campanhas e quais outros eventos de saúde, segurança e meio ambiente da CONTRATANTE, devendo ainda cumprir todas as exigências do cliente onde a CONTRATANTE possa estar prestando serviços. 
10.9. A ação ou omissão da CONTRATANTE não anula nem inválida a responsabilidade da CONTRATADA quanto ao não cumprimento dos procedimentos de segurança e medicina do trabalho, ocasionados por seu pessoal, veículos ou equipamentos. 
10.10. A CONTRATADA deverá designarseu representante para fazer parte da CIPA da CONTRATANTE, sempre que convocada. 
10.11. No caso de acidente do trabalho a CONTRATADA deverá abrir a CAT e encaminhar uma cópia, em 48 horas, à CONTRATADA, devendo ainda, participar da investigação do acidente. 
10.12 A Cláusula Décima será aplicada de acordo com as atividades a serem exercidas nos estabelecimentos da CONTRATANTE, para isso a CONTRATADA deverá verificar junto ao departamento pessoal ou segurança do trabalho da CONTRANTE, quais documentos não tem necessidade de ser apresentado. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: PENALIDADES 
A infração de qualquer cláusula do presente instrumento representará multa de 5% (cinco por cento) do valor total deste contrato, a ser paga imediatamente à parte inocente pela parte infratora. Em caso de reincidência da infração, a multa sobe para 10% (dez por cento) do valor do contrato, não podendo ultrapassar o teto de 10% (dez por cento) do valor total do contrato. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: QUALIDADE TOTAL E MEIO AMBIENTE 
12.1. Fica a CONTRATADA obrigada a manter, por sua conta, os locais de trabalho permanentemente limpos e organizados, depositando os entulhos decorrentes dos serviços nos locais disponibilizados na obra pela CONTRATANTE. Fica claro que o objetivo é trabalhar permanentemente em local limpo e organizado. As matérias primas e ferramentas utilizadas pela CONTRATADA deverão estar permanentemente identificadas e organizadas. 
12.2. Caso ocorram danos a serviços acabados ou instalações existentes, provocados por negligência, imprudência ou imperícia de algum operário/funcionário da CONTRATADA, fica pactuado que a CONTRATADA ressarcirá integralmente à CONTRATANTE todo o custo para os reparos que se fizerem necessários. 
12.3. Fica a CONTRATADA obrigada, sem qualquer ônus para a CONTRATANTE, para fins de treinamentos (segurança do trabalho, qualidade total, procedimentos executivos de serviços, etc.) a serem ministrados obrigatoriamente pela CONTRATANTE, a disponibilizar 02 (duas) horas de cada um dos seus operários/funcionários que forem trabalhar na obra. 
12.4. Fica acordado entre as partes que nenhum operário/funcionário poderá trabalhar na obra sem os prévios treinamentos especificados. 
12.5. A CONTRATADA deverá tomar conhecimento e cumprir todos os procedimentos de qualidade e meio ambiente da CONTRATANTE, antes do início de suas atividades. 
12.6 A CONTRATADA deverá autorizar e liberar seus funcionários, quando solicitados pela CONTRATANTE, para os treinamentos dos procedimentos, bem como para as auditorias internas e externas, quando necessário.” 
 
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: DAS COMUNICAÇÕES RELATIVAS AO CONTRATO 
13.1. Quaisquer contatos relativos ao objeto deste CONTRATO junto ao CLIENTE serão realizados de forma exclusiva e direta pela CONTRATANTE, sendo vedado à CONTRATADA proceder ao contato direto com o CLIENTE ou seus gestores sem a prévia e expressa autorização da CONTRATANTE, apresentada por escrito. 
13.1.1. A CONTRATADA obriga-se a cientificar a CONTRATANTE de quaisquer comunicações da CLIENTE recebidas de forma direta e em nome próprio pela CONTRATADA ou seus gestores, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas contados do recebimento da respectiva comunicação. 
13.1.2. O descumprimento do dever de NÃO comunicação direta com o cliente ou das demais obrigações fixadas neste capítulo sujeitará a CONTRATADA ao pagamento de multa à CONTRATANTE em valor correspondente ao percentual de 2% (dois por cento) sobre o valor do CONTRATO, por cada descumprimento, a qual deverá ser quitada em caráter imediato pela CONTRATADA, após a confirmação do inadimplemento pela CONTRATANTE, e poderá ser automaticamente descontada de eventuais valores devidos à CONTRATADA. 
13.2. Acordam as PARTES que quaisquer comunicações e ou notificações para os fins do CONTRATO deverão ser direcionadas aos endereços constantes no preâmbulo deste Instrumento, considerando-se recebidas mediante simples aviso de recebimento ou protocolo realizado. 
13.2.1. Quaisquer mudanças de endereços das PARTES constantes no preâmbulo deverão ser comunicadas à outra PARTE no prazo máximo de 05 (cinco) dias, sob pena de se considerarem válidas, para todos os fins, as comunicações encaminhadas ao endereço anterior cuja alteração não foi comunicada. 
 
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: FORO 
Com renúncia expressa de qualquer outro, as partes elegem o Foro da Comarca de Belo Horizonte, MG, como competente para dirimir todas as dúvidas ou questões oriundas deste. 
E, por estarem assim justas e contratadas, as partes firmam o presente instrumento em 03 (três) vias de idêntico teor e forma, na presença de 02 (duas) testemunhas, para que produza todos os efeitos de fato de direito. 
CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA: FRETE
O Frete escolhido para atender esta obra será do tipo CIF, pelo qual será incluso na compra do material. Portanto todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor.
 
 	 	 	 	 	 	 	 	 	 
Betim, 06 de outubro 2020. 
 
______________________________________________________ 
 MÁRCIO MOURA 
 
 
______________________________________________________ 
SLS ENGENHARIA CONSULTORIA E PROJETOS 
 
 
______________________________________________________ 
 ENGª. SARAH BIANCA ANDRADE
TESTEMUNHAS: 
 
 
1. ________________________________________ 	 
Nome e CPF
2. _________________________________________	
Nome e CPF
Página 1 de 7 
 
Página 1 de 7 
 
Página 7 de 8 
 
7 
 
7 
 
8

Continue navegando