Buscar

Gestão e Legislação Ambiental Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		A lei 6938/81, em seu parágrafo 3º, inciso IV, define poluidor como a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Em seu artigo 14 também destaca a responsabilidade ambiental, ao dispor que, sem prejuízo das penalidades definidas pela legislação federal, estadual e municipal, o não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental sujeitará os transgressores a:
	
	
	
	benefícios para processos de licenciamentos ambientais
	
	
	participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito
	
	
	Isenção de multa simples ou diária
	
	
	perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, bem como suspensão de sua atividade
	
	
	garantia do cumprimento de responsabilidade ambiental e civil
	
	
	 
		
	
		2.
		 A Constituição Federal, em seu artigo 225, define também a responsabilidade das pessoas físicas e jurídicas quanto à preservação do meio ambiente, quando dispõe que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Com base no texto, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade;
	
	
	definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo outros degradados para grandes empreendimentos, sendo a alteração as vezes permitidas.
	
	
	definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;
	
	
	preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;
	
	
	preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;
	
	
	 
		
	
		3.
		A lei 6938/81, em seu parágrafo 3º, inciso IV, define poluidor como a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Em seu artigo 14 também destaca a responsabilidade ambiental, ao dispor que, sem prejuízo das penalidades definidas pela legislação federal, estadual e municipal, o não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental sujeitará os transgressores a algumas penalidades. Com base no texto, assinale a alternativa que não corresponde a uma das penalidades:
	
	
	
	a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito;
	
	
	multa simples ou diária, nos valores correspondentes, no mínimo, a 10 (dez) e, no máximo, a 1.000 (mil) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional ORTNs, agravada em casos de reincidência específica, conforme dispuser o regulamento, vedada a sua cobrança pela União se já tiver sido aplicada pelo Estado, Distrito Federal, Territórios ou pelos Municípios;
	
	
	recompensa  fiscal.
	
	
	a suspensão de sua atividade.
	
	
	perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público;
	
	
	 
		
	
		4.
		Poluição é:
	
	
	
	O lixo doméstico.
	
	
	O acréscimo de qualquer elemento de maneira sistemática a um local do qual ele não é próprio.
	
	
	A liberação irregular de poluentes.
	
	
	A liberação irregular de resíduos.
	
	
	O lixo industrial.
	
	
	 
		
	
		5.
		(FCC/2016 - Prefeitura de Campinas - Procurador) - O Poder Público adquiriu, por meio de venda e compra, um terreno pertencente a uma fábrica de fertilizantes desativada, para reforma e instalação de uma unidade produtora de vacinas, a cargo de um ente da Administração indireta. Durante a execução das obras, foi identificado um foco de contaminação no solo, situação que não fora identificada durante as providências e análises prévias à aquisição. Diante da divulgação da notícia, o Ministério Público instaurou inquérito civil para investigação do ocorrido e apuração de eventuais danos ambientais. Diante desse cenário, o Poder público
	
	
	
	deve pagar os custos da recuperação ambiental, na qualidade de usuário-pagador e principal responsável, em razão da titularidade do domínio, podendo mover ação de indenização em face do antigo proprietário, na qual caberá demonstrar a culpa pelos danos.
	
	Erro! O objeto inserido não é válido.
	pode estar sujeito à recuperação dos danos ambientais, sem prejuízo da possibilidade do antigo proprietário ser solidariamente responsabilizado pelos danos ambientais que tiver causado.
	
	
	deve aderir ao polo ativo de eventual ação de indenização para busca do real causador dos danos ambientais e da proporcional reparação.
	
	
	não pode ser responsabilizado, salvo por modalidade subjetiva, tendo em vista que o princípio do poluidor-pagador exige que o real causador seja instado a sanar os danos ambientais.
	
	
	tem responsabilidade exclusiva e integral pela recuperação ambiental da área, em razão da sucessão dominial operada, salvo se o contrato de venda e compra possuísse alguma disposição em sentido diverso.
	
	
	 
		
	
		6.
		_____________________  é toda agressão contra o meio ambiente causada por atividade econômica potencialmente poluidora, por ato comissivo praticado por qualquer pessoa ou por omissão voluntária decorrente de negligência.
	
	
	
	licenciamento ambiental
	
	
	perturbação ambiental
	
	
	reparação ambiental
	
	
	gerenciamento ambiental
	
	
	dano ambiental
	
	
	 
		
	
		7.
		(FUNIVERSA/2015 - PC/DF - Delegado de Polícia) - Acerca dos princípios de direito ambiental, assinale a alternativa correta
	
	
	
	O princípio do desenvolvimento sustentável não tem caráter constitucional, mas encontra assento em normas infraconstitucionais que tratam da ocupação racional dos espaços públicos.
	
	
	O princípio da prevenção é aplicável ao risco conhecido, ou seja, aquele que já ocorreu anteriormente ou cuja identificação é possível por meio de pesquisas e informações ambientais.
	
	
	O princípio da precaução refere-se à necessidade de o poder público agir de forma a evitar os riscos que são de conhecimento geral, adotando medidas de antecipação por meio de instrumentos como o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA).
	
	
	O princípio da participação comunitária possui aplicabilidade apenas na esfera administrativa, impondo a participação popular na formulação das políticas públicas ambientais desenvolvidas pelos órgãos governamentais.
	
	
	O princípio do poluidor-pagador impõe ao empreendedor a responsabilidade subjetiva, ou seja, o dever de arcar com os prejuízos que sua atividade cause ao meio ambiente na medida de seu envolvimento direto com o dano.
	
	
	 
		
	
		8.
		Qual alternativa completa a frase abaixo: Na função jurídica ambiental, os titulares ao direito ecologicamente equilibrado estão na posição de sujeitos ___________deste direito e, por isso mesmo, podem exigir dos sujeitos ___________ as prestações objeto da relação jurídica em questão.
	
	
	
	acionistas; protagonistas
	
	
	receptivos; doativos
	
	
	ativos; passivos
	
	
	controladores; controlados
	
	
	inoperantes; operantes

Continue navegando