Buscar

Síndrome de Abstinência

Prévia do material em texto

Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Mental
Discentes: Diana Dantas Santos 
 Manoela Ferreira Santos
Prof.º Fabiana Brito
Aracaju
2020
Centro Universitário Estácio de Sergipe
Uso de Álcool e Drogas- Síndrome de Abstinência
INTRODUÇÃO
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o termo “droga” refere-se a qualquer entidade química ou mistura de entidades que altere a função biológica e possivelmente a estrutura do organismo.
O uso de drogas, incluindo álcool e nicotina, altera o Sistema Nervoso Central (SNC) e está entre os principais problemas de Saúde Pública no mundo. Além do comprometimento das estruturas cerebrais, as drogas podem causar problemas físicos, psicológicos, sociais, ocupacionais e legais.
CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS
Drogas lícitas 
Drogas ilícitas
PADRÕES DE USO
Experimental: Uso inicial, esporádico de uma determinada droga. 
Recreativo: Uso de determinada droga em situações sociais ou de relaxamento, sem consequências negativas. 
Uso frequente: Uso regular, não compulsivo e que não traz prejuízos significativos para o funcionamento do indivíduo. 
Uso nocivo: Um padrão de uso de substâncias psicoativas que causa algum dano à saúde, podendo ser de natureza física ou psicológica. 
Dependência: Relação disfuncional entre um indivíduo e seu modo de consumir uma determinada substância psicoativa. 
ABSTINÊNCIA DO ÁLCOOL
A interrupção súbita ou forte diminuição do consumo de uma droga que a pessoa usava abusivamente pode precipitar uma reação como vontade intensa de usar a droga e sintomas de desconforto que são específicos para cada tipo de droga.
A abstinência do álcool começa depois de 8 horas após o último uso e aumenta progressivamente, atingindo o pico de intensidade em 2 a 4 dias.
SINAIS E SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA DO ÁLCOOL
SINAIS E SINTOMAS DA ABSTINÊNCIA DE ESTIMULANTES (COCAÍNA, CRACK E ANFETAMINAS)
Fissura por usar o estimulante; 
 Depressão, ansiedade, irritabilidade; 
 Anedonia (falta de interesse ou prazer); 
 Fadiga, exaustão; 
 Insônia ou sonolência, pesadelos;
 Agitação psicomotora; 
 Aumento do apetite.
COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS
Esquizofrenia, Transtornos do Humor (como o Transtorno Bipolar e a Depressão Maior), quadros de Ansiedade ou Transtornos de Personalidade são comorbidades frequentes entre pessoas que têm problemas com drogas.
COMORBIDADES CLÍNICAS
Além das comorbidades psiquiátricas, pessoas que usam drogas também têm maior chance de ter doenças físicas. Isso acontece porque o uso de drogas pode provocar essas doenças ou por redução do cuidado com a saúde. 
INTERAÇÕES DE DROGAS COM MEDICAÇÕES
 Medicações usadas no tratamento da depressão e/ou da ansiedade (chamados de inibidores de recaptação de serotonina) e drogas como a cocaína e ecstasy podem interagir e produzir um quadro grave chamado síndrome serotonérgica. Outro exemplo é o aumento do risco de intoxicação grave por anfetaminas ou ecstasy em pacientes em tratamento com ritonavir que é um medicamento para AIDS. 
MODELO DE ATENÇÃO A USUÁRIOS DE DROGAS
O Ministério da Saúde adotou como estratégia a prevenção, o tratamento e a reabilitação através de: estratégia de Redução de Danos (RD), implantação de CAPS (CAPS álcool e outras drogas, CAPS III, CAPSi (infanto-juvenil) e implantação de serviços hospitalares de referência em álcool e outras drogas (SHR-ad).
REDUÇÃO DE DANOS
A questão da não exigência de abstinência a priori, proposta pela RD, traz para o indivíduo a possibilidade de fazer escolhas num exercício de autonomia que o leva a refletir responsavelmente sobre o seu uso, ou seja, a partir da tomada de consciência da sua relação com a(s) substância(s).
A Redução de Danos traz uma nova orientação, levando em consideração a história de vida de cada um.
REDUÇÃO DE DANOS
A estratégia é voltada para o autocuidado imprescindível para diminuição da vulnerabilidade frente à exposição às situações de risco, a partir do conhecimento sobre o assunto por parte dos sujeitos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde Mental / Caderno HumanizaSUS, v. 5, Brasília, 2015.
OLIVEIRA,A.E.F. et al. Conceitos básicos sobre o uso abusivo e dependência de drogas. Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.

Continue navegando