Buscar

Comercio exterior prova final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:514141) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21548089
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As atividades de comércio exterior são diretamente relacionadas com a situação econômica interna do país. As negociações de importação e exportação sofrem diretamente a influência da taxa de câmbio. De acordo com a valorização ou a desvalorização da nossa moeda, favorecerá as importações ou as exportações. Sobre a influência econômica que as atividades de comércio exterior exercem sobre o país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O comércio exterior nunca impacta na balança comercial.
	 b)
	O comércio exterior impacta somente na geração de impostos para o governo.
	 c)
	As exportações contribuem para a geração de emprego e renda.
	 d)
	As importações geram melhores resultados para o país do que as exportações.
	2.
	Criada em 1995, a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) faz a articulação de diversas agências e órgãos governamentais com o intuito de defender os interesses do setor produtivo brasileiro e com foco nos resultados do comércio internacional. Com relação às atividades desenvolvidas pela CAMEX para fomentar o comércio exterior brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Definir a cultura exportadora e promover a defesa comercial do país.
	 b)
	Definir diretrizes e medidas que simplifiquem e racionalizem o comércio exterior.
	 c)
	Definir políticas externas e relações comerciais internacionais.
	 d)
	Definir propostas de mudanças na legislação aduaneira para controlar as movimentações de capital estrangeiro.
	3.
	Várias são as modalidades de pagamentos nas operacionalizações dos recebimentos vindos de uma exportação, em que existem riscos em todas as operações de comercializações internacionais. Dessa forma, em todas as modalidades exigem cláusulas que devem ser cumpridas. Assim, quando o banco no exterior recebe os documentos para conferência e encontra alguns itens desconformes, logo, apontará e cobrará as discrepâncias na operação. Assim, o importador pode aceitar ou não as discrepâncias. Caso não aceite, o banco pode não efetuar o pagamento ao exportador. Sobre a modalidade de pagamento que faz parte das cláusulas citadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://pt.slideshare.net/abracomex1/modalidades-de-pagamento>. Acesso em: 23 fev. 2017.
	 a)
	Remessa em saque.
	 b)
	Remessa direta.
	 c)
	Carta de crédito ou letter of credit.
	 d)
	Cobrança com saque.
	4.
	As empresas exportadoras têm a viabilidade dos canais de comercialização pelos quais podem optar por conseguir exportar seus produtos, sendo de forma direta, indireta e via Trading Company. Ao iniciar o processo de comercialização é importante saber o canal mais apropriado para se verificar a distribuição que a empresa irá utilizar, que depende de alguns elementos relacionados com o conhecimento do mercado para o qual irá exportar, as prioridades comerciais, estratégias, custos/benefícios e a estrutura administrativa da empresa. Cada canal de comercialização apresenta vantagens e desvantagens para a empresa, cabe a empresa decidir qual o melhor canal que atendam as práticas estruturais da empresa. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As empresas intervenientes têm participação direta com a empresa exportadora que são responsáveis na comercialização das mercadorias para exterior.
II- A exportação equiparada é aquela em que o fabricante/exportador vende suas mercadorias a uma trading companies para posterior exportação.
III- As empresas que optam pela exportação indireta são aquelas em que o exportador comercializa sua mercadoria com uma empresa interveniente e esta posteriormente vende ao mercado internacional.
IV- Numa exportação direta pode haver uma intermediação de agenciamento na venda, pois o que determina o canal de exportação é a emissão dos documentos em nome do cliente no exterior.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	A Câmara de Comércio Internacional, com a finalidade de padronizar os negócios internacionais, criou os Incoterms (International Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio). São direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições. Eles auxiliam nas negociações comerciais internacionais que uniformizam a linguagem internacional no que diz respeito às responsabilidades e aos custos de entrega dessa mercadoria. Qual a definição do termo Incoterms?
FONTE: Adaptado de: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2015/24_cst_logistica.pdf>. Acesso em: 21 out. 2016.
	 a)
	Os Termos Internacionais definem as responsabilidades de custos e vendas entre importador e exportador perante a comercialização de produtos e serviços destinados a outros países, facilitando assim o desembaraço e a fiscalização aduaneira.
	 b)
	Termos utilizados e acordados dentro de uma estrutura de compra e venda internacional, a fim de dividir, entre as partes, os custos e os riscos das tarefas necessárias para o deslocamento de mercadoria negociada.
	 c)
	As condições de vendas internacionais, ou Incoterms, definem normas padronizadas que regulam as transações internacionais, proporcionado ao exportador e ao importador segurança na liquidez e rapidez na entrega da mercadoria.
	 d)
	São regras contratuais, fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, que estipulam com exatidão o valor do preço, transportes, seguros e despachantes negociados entre ambas as partes.
	6.
	Uma das primeiras manifestações de comércio exterior de que se tem registro ocorreu com o povo fenício. Este povo viveu na Antiguidade. Eram exímios navegadores e tornaram-se comerciantes, intercambiando produtos de uma região para outra. Com o passar dos anos, os povos foram se desenvolvendo e este desenvolvimento também ocorreu no comércio entre os países. Nos dias atuais, o comércio entre os países se modernizou e tem um papel importante na economia de cada país. Com a evolução das comercializações entre as nações nas últimas décadas, como é diferenciado o comércio internacional com relação ao comércio exterior? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O comércio internacional engloba todas as relações comerciais executadas por um único país e o resto do mundo.
(    ) O comércio exterior aborda todas as operações comerciais executadas por um determinado país e o resto do mundo.
(    ) O comércio exterior compreende as relações comerciais praticadas no mundo entre os diversos países que exercem no comércio mundial.
(    ) O comércio internacional abrange todas as operações comerciais realizadas no mundo entre os demais países que atuam no comércio mundial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Contudo, a formação destas organizações supranacionais fez com que o estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Através da formalização de acordos, houve interesses mediante parcerias comerciais e econômicas, e hoje estes interesses são negociados através de acordos internacionais e executados por meio de blocos ou grupos de países que participam dos interesses comerciais e econômicos similares. Durante a formação de blocos econômicos, não existe um tempo certo que os países permanecem na fase inicial de zona de livre comércio, para depois evoluir para a segunda fase
que é a União Aduaneira. Com relação a esta fase, analise as sentenças a seguir:
I- É a terceira etapa de formação de um bloco.
II- Como não existe uma regra que determina quanto tempo os países permanecem na fase inicial de zona de livre comércio, todos os membros nela associada devem passar para as fases seguintes, obedecendo às etapas.
III- Nesta fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação. Os países pertencentes a este bloco buscam eliminar o imposto de importação na comercialização entre si.
IV- É estabelecida a Tarifa Externa Comum pelos países associados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Ao iniciar uma comercialização internacional, existem responsabilidades bem definidas, tanto para o exportador como para o importador. Essas responsabilidades são negociadas entre as partes e ficam bem estabelecidas por meio do Incoterm escolhido. Levando em consideração os Incoterms existentes perante os acordos comerciais nas negociações internacionais entre exportador e importador e na comercialização de bens no mercado externo, aplicam-se alguns termos usualmente admitidos nas relações empresariais identificados como Incoterms. No caso do termo ex works (exw), a sua definição se aplica ao caso em que o vendedor:
	 a)
	Conclui suas obrigações quando deposita a mercadoria no porto de destino.
	 b)
	Encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria ao transportador.
	 c)
	Encerra suas obrigações quando a mercadoria é posta no navio, no porto de embarque.
	 d)
	Coloca a mercadoria no domicílio do comprador, no prazo estabelecido.
	9.
	A OMC é uma organização internacional, de caráter jurídico própria, atuando na fiscalização e na regulamentação do comércio internacional. Nos dias atuais, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 162 países membros (inclusive o Brasil), esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais. Todas as decisões devem ser tomadas por consenso; caso contrário, não terá validade. Ele funciona como foro para negociações, tendo como funções: solucionar os conflitos e divergência entre países; gerenciar acordos comerciais e supervisionar os cumprimentos desses acordos. Sobre os objetivos da Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas a seguir: 
I- Supervisionar o comércio internacional, propondo ações que extingam os obstáculos ao livre comércio internacional de bens e serviços.
II- Propor ações políticas facilitadoras da integração entre os povos por meio de uma única identidade cultural.
III- Aplicar penalidades para os países que desrespeitam os acordos multilaterais de comércio e excluir o responsável do bloco. 
IV- Promover feiras e missões comerciais entre os países para incrementar o comércio entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	10.
	Por mais que o processo de globalização avance nas esferas como as finanças, indústria e entretenimento, as diferenças culturais devem ser tratadas com cuidado dentro do processo comercial. Ainda somos orientados por diferentes valores, que podem distanciar compradores e vendedores na hora da negociação. Portanto é preciso sensibilidade para lidar com aspectos culturais que poderão afetar o comportamento e, por consequência, o processo de comunicação entre comprador e vendedor. Considerando essas informações é necessário fazer planejamento e estudo sobre a cultura e os costumes para poder estabelecer estratégias de entrada nestes novos mercados, evitando, assim, prejudicar as relações internacionais. Muitas vezes, torna-se necessária a flexibilidade por parte da empresa para adaptações que atendam ao gosto ou exigências de determinado país. Nesse contexto, a peça fundamental de uma conversa de negócios entre estrangeiros é o feedback. Além das habilidades exigidas de um vendedor internacional para aproximar pessoas e viabilizar bons negócios é necessário. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Domínio do processo de comunicação em ambientes culturais diversos.
II- A presença do negociador é fundamental para o sucesso comercial.
III- O processo de comunicação é um complexo sistema que envolve a capacidade de estabelecer um fluxo compreensível de mensagens.
IV- Domínio no inglês, que não é a língua predominante no mundo dos negócios.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: MINERVINI, Nicola. O exportador. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE 2018) O comércio internacional requer atenção a fatores que o tornam diferente do mercado doméstico, tais como: longas distâncias, variações de ordem monetária, natureza do mercado e alterações de ordem legal. Para atender às necessidades do exportador e do importador e minimizar os riscos de uma transação comercial no nível internacional, foram criadas formas de pagamento. A modalidade de pagamento deve estar expressa em contrato internacional e, antes de se defini-la, deve-se levar em consideração os riscos tanto para o importador quanto para o exportador. Acerca da modalidade de pagamento denominada crédito documentário, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O crédito documentário, que oferece garantias tanto para o exportador quanto para o importador, é considerado a forma de pagamento mais segura no comércio internacional. 
PORQUE
II- O crédito documentário é uma ordem de pagamento condicionada, ou seja, o exportador só terá direito ao recebimento se atender a todas as exigências por ela convencionadas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2018) O Brasil ampliou seu percentual de participação nas exportações mundiais em 2017, conforme os dados que integram o relatório Trade and Statistics Outlook divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), apresentados no gráfico anexo. Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o bom resultado do Brasil reflete "o crescimento da demanda mundial, que aqueceu o apetite por produtos nos quais o Brasil é competitivo, como os do setor automotivo". Com base nas informações apresentadas no texto e no gráfico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.mdic.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2018.
	 a)
	O Brasil registrou aumento acima da média mundial nas exportações, todavia, esse valor foi 10%
inferior aos resultados obtidos pela Rússia no mesmo período.
	 b)
	O Brasil registrou variação de seus valores de exportação superior a 15% do valor de variação de
exportação da emergente China.
	 c)
	O Brasil registrou crescimento de 16% dos valores de exportação, o que reflete o crescimento da
demanda mundial, que desmotivou o apetite por produtos nos quais o Brasil é competitivo.
	 d)
	Os bons resultados obtidos pelo Brasil mostram que a variação dos valores das
exportações brasileiras
foi maior do que a observada para Estados Unidos e China.
Anexos:
Exportações Mundiais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando