Buscar

RESUMÃO DE NEURO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(RESUMO AV1)NeuroanatomofisiologiaNeuroanatomofisiologiaNeuroanatomofisiologia
ORIGEM DO SISTEMA NERVOSO: NOS DIAS SEGUINTES À CONCEPÇÃO, O EMBRIÃO É SÓ UM MINÚSCULO AGLOMERADO DE CÉLULAS. NO INÍCIO, É UMDISCO PLANO FORMADO POR TRÊS CAMADAS CELULARES: O ENDODERMA, QUE É UMA DAS PRIMEIRAS CAMADASGEMINATIVAS DO EMBRIÃO, QUE VAI ORIGINAR O REVESTIMENTO DOS ÓRGÃOS, POR EXEMPLO O EPITÉLIO DA FARINGEE O RESTO DO TUBO DIGESTIVO, A BEXIGA, A URETRA E ETC..; O MESODERMA, QUE DÁ ORIGEM AOS OSSOS, MÚSCULOS,TECIDO CONJUNTIVO, SISTEMA VASCULAR E ETC...; E O ECTODERMA, FOLHETO EMBRIONÁRIO MAIS EXTERNO, QUEORIGINA O SISTEMA NERVOSO, PELE, ORGÃOS DO SENTIDO E ETC...O PRIMEIRO INDÍCIO DE FORMAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CONSISTE EM UM ESPESSAMENTO DO ECTODERMA QUEESTÁ SITUADO ACIMA DA NOTOCORDA (ESTRUTURA CELULAR EM FORMA DE BASTÃO QUE DÁ ORIGEM A COLUNAVERTEBRAL), FORMANDO A CHAMADA PLACA NEURAL. UMA SEMANA DEPOIS, FORMA-SE UM SULCO NA PLACA NEURAL– O SULCO NEURAL OU GOTEIRA NEURAL. AS PAREDES DO SULCO (CHAMADAS DE CRISTAS NEURAIS) MOVIMENTAM-SEJUNTAS E FUNDEM-SE, FORMANDO O TUBO NEURAL QUE PERMANECE NO INTERIOR DO EMBRIÃO, ENVOLVIDO PELAFUTURA EPIDERME. O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA PLACA NEURAL EM TUBO NEURAL É CHAMADA DE
NEURULAÇÃO, QUE COMEÇA POR VOLTA DE 22 DIAS APÓS A FECUNDAÇÃO.O TUBO NEURAL DÁ ORIGEM A ELEMENTOS DO SISTEMA NERVOSOCENTRAL, ENQUANTO A CRISTA DÁ ORIGEM A ELEMENTOS DO SISTEMANERVOSO PERIFÉRICO, ALÉM DE ELEMENTOS NÃO PERTENCENTES AOSISTEMA NERVOSO.A CRISTA NEURAL DESENVOLVE-SE E NESSE ESTÁGIO, FORMAPROEMINENTES PROTUBERÂNCIAS EM CADA LADO DO TUBO NEURALCHAMADAS SOMITOS, A PARTIR DOS QUAIS SE FORMAM AS 33VÉRTEBRAS DA COLUNA VERTEBRAL E OS MÚSCULOS RELACIONADOS,ALÉM DOS GÂNGLIOS ESPINHAIS.COM O DESENVOLVIMENTO DO FETO, OCORRE A FORMAÇÃO DEESTRUTURAS MAIS ELABORADAS. ESSE PROCESSO CHAMA-SE“DIFERENCIAÇÃO”. O PRIMEIRO PASSO NA DIFERENCIAÇÃO DOENCÉFALO É O DESENVOLVIMENTO DE TRÊS DILATAÇÕES DO TUBONEURAL CHAMADAS VESÍCULAS PRIMÁRIAS. O ENCÉFALO DERIVA DETRÊS VESÍCULAS PRIMÁRIAS: O PROSENCÉFALO, O MESENCÉFALO E
ROMBOENCÉFALO.COM O SUBSEQUENTE DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO, SURGEM AS
VESÍCULAS SECUNDÁRIAS. O PROSENCÉFALO DÁ ORIGEM A DUASVESÍCULAS: O TELENCÉFALO E O DIENCÉFALO. O MESENCÉFALO NÃO SEMODIFICA. JÁ O ROMBENCÉFALO ORIGINA O METENCÉFALO E O
MIELENCÉFALO.EM SETE SEMANAS O EMBRIÃO TEM CERCA DE 2CM E ASCINRCUNDUÇÕES SE TORNARÃO O TRONCO ENCEFÁLICO, O CEREBELO E O CÉREBRO QUE AGORA ESTÃO CLARAMENTE VISÍVEIS. OS NERVOS CRANIANOS ESENSORIAIS TAMBÉM COMEÇAM A SE DESENVOLVER. EM ONZE SEMANAS O CÉREBRO AUMENTA DE TAMANHO, OLHOS E OUVIDOS AMADURECEM, MOVENDO-SEPARA POSIÇÕES FINAIS. E O CÉREBRO POSTERIOR (ROBEMCÉFALO) ORIGINA O CEREBELO E O TRONCO ENCEFÁLICO.'''
Sistema Nervoso
> FORMAÇÃO ESTRUTURAL DO SISTEMA NERVOSO: ENCÉFALO, MEDULA ESPINHAL, NERVOS CRANIANOS E SEUS RAMOS, NERVOS ESPINHAIS E SEUS RAMOS,GÂNGLIOS, PLEXOS ENTÉRICOS (SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO) E RECEPTORES SENSORIAIS. É DIVIDIDO EM SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO.
> AS 3 FUNÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA NERVOSO:
FUNÇÃO INTEGRADORA: O S. NERVOSO INTEGRA (PROCESSA) INFORMAÇÃO SENSORIAL, ANALISANDO E TOMANDO DECISÕES PARA AS RESPOSTAS APROPRIADAS.
FUNÇÃO SENSORIAL: OS RECEPTORES INTERNOS E EXTERNOS DETECTAM DIFERENTES ESTIMULOS.
FUNÇÃO MOTORA: UMA VEZ QUE A INFORMAÇÃO É INTEGRADA, O SISTEMA NERVOSO PODE PROVOCAR UMA RESPOSTA MOTORA APROPRIADA ATIVANDO OSEFETORES (MÚSCULOS OU GLÂNDULAS).
> DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO:
SN CENTRAL: RECEBE E TRANSMITE INFORMAÇÕES SENSORIAIS, É A CENTRAL DE COMANDO QUE COORDENA AS ATIVIDADES DO CORPO. FONTE DE PENSAMENTOS,EMOÇÕES E MEMÓRIA.
SN PERIFÉRICO: PARTE DO SN QUE SE ESPALHA PELO CORPO. CONECTA O SNC À OUTRAS PARTES DO CORPO.
> DIVISÃO SNC: ENCÉFALO (CÉREBRO, CEREBELO E TRONCO ENCEFÁLICO) E MEDULA ESPINHAL.
>DIVISÃO SNP: NERVOS, GÂNGLIOS E TERMINAÇÕES NERVOSAS (ÓRGÃOS TERMINAIS).
> MENINGES: MENINGES SÃO AS TRÊS MEMBRANAS DE TECIDO CONJUNTIVO QUE REVESTEM O ENCÉFALO E A MEDULA ESPINHAL, TENDO COMO OBJETIVOPROTEGÊ-LOS. SÃO ELAS:
DURA-MÁTER: É A MENINGE MAIS SUPERFICIAL, ESPESSA E RESISTENTE, FORMADA POR TECIDO CONJUNTIVO MUITO RICO EM FIBRAS COLÁGENAS, CONTENDONERVOS E VASOS.
ARACNÓIDE: MEMBRANA SEROSA, DELGADA E TRANSPARENTE QUE ENVOLVE O CÉREBRO E A MEDULA ESPINHAL. CONTENDO UMA PEQUENA QUANTIDADE DELÍQUIDO NECESSÁRIO Á LUBRIFICAÇÃO DAS SUPERFÍCIES DE CONTATO DAS MEMBRANAS.
PIA-MÁTER: É A MAIS INTERNA DAS MENINGES, ADERINDO INTIMAMENTE À SUPERFÍCIE DO ENCÉFALO E DA MEDULA, CUJOS RELEVOS E DEPRESSÕESACOMPANHAM ATÉ O FUNDO DOS SULCOS CEREBRAIS. 
Medula
VIAS ASCENDENTES DO FUNÍCULO POSTERIOR
NO FUNÍCULO POSTERIOR EXISTEM DOIS FASCÍCULOS, GRÁCIL, MEDIALMENTE, E CUNEIFORME, LATERALMENTE, SEPARADOS PELO SEPTO INTERMÉDIO POSTERIOR.ESSES FASCÍCULOS SÃO FORMADOS PELOS RAMOS ASCENDENTES LONGOS DAS FIBRAS DO GRUPO MEDIAL DA RAIZ DORSAL, QUE SOBEM NO FUNÍCULO PARATERMINAR NO BULBO. NADA MAIS SÃO DO QUE PROLONGAMENTOS CENTRAIS DE NEURÔNIOS SENSITIVOS SITUADOS NOS GÂNGLIOS ESPINHAIS.
> FASCÍCULO GRÁCIL: INICIA-SE NO LIMITE CAUDAL DA MEDULA E É FORMADO POR FIBRAS QUE PENETRAM NA MEDULA PELAS RAÍZES COCCÍGEA , SACRAIS,LOMBARES E TORÁCICAS BAIXAS, TERMINANDO NO NÚCLEO GRÁCIL. CONDUZ IMPULSOS PROVENIENTES DOS MEMBROS INFERIORES E METADE INFERIOR DOTRONCO.
> FASCÍCULO CUNEIFORME: EVIDENTE APENAS A PARTIR DA MEDULA TORÁCICA ALTA, É FORMADO POR FIBRAS QUE PENETRAM PELAS RAÍZES CERVICAIS ETORÁCICAS SUPERIORES, TERMINANDO NO NÚCLEO CUNEIFORME. CONDUZ IMPULSOS ORIGINADOS NOS MEMBROS SUPERIORES E METADE SUPERIOR DO TRONCO.FUNCIONALMENTE NÃO EXISTE DIFERENÇA ENTRE OS FASCÍCULOS GRÁCIL E CUNEIFORME, O FUNÍCULO POSTERIOR DA MEDULA É FUNCIONALMENTEHOMOGÊNEO, CONDUZINDO IMPULSOS RELACIONADOS COM:a. PROPIOCEPÇÃO CONSCIENTE – PERMITE, SEM O AUXÍLIO DA VISÃO, SITUAR UMA PARTE DO CORPO OU PERCEBER O SEU MOVIENTO.b. TATO DISCRIMINATIVO OU EPICRÍTICO – PERMITE LOCALIZAR E DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS TÁTEIS DE UM OBJETO.c. SENSIBILIDADE VIBRATÓRIA – PERCEPÇÃO DE ESTÍMULOS MECÂNICOS REPETITIVOS. A PERDA DA SENSIBILIDADE VIBRATÓRIA É UM DOS SINAISPRECOCES DE LESÃO DO FUNÍCULO POSTERIOR.d. ESTEREOGNOSIA – CAPACIDADE DE PERCEBER COM AS MÃOS A FORMA E O TAMANHO DE UM OBJETO. A ESTEREOGNOSIA PROVAVELMENTE DEPENDE DERECEPTORES TANTO PARA O TATO COMO PARA PROPIOCEPÇÃO.
VIAS ASCENDENTES DO FUNÍCULO ANTERIORNO FUNÍCULO ANTERIOR LOCALIZA-SE O TRACTO ESPINO-TALÂMICO ANTERIOR, FORMADO POR AXÔNIOS DE NEURÔNIOS CORDONAIS DE PROJEÇÃO SITUADOS NACOLUNA POSTERIOR. ESTES AXÔNIOS CRUZAM O PLANO MEDIANO E FLETEM-SE CRANIALMENTE PARA FORMAR O TRACTO ESPINO-TALÂMICO ANTERIOR CUJASFIBRAS NERVOSAS TERMINAM NO TÁLAMO E LEVAM IMPULSOS DE PRESSÃO E TATO LEVE (TATO PROTOPÁTICO). ESSE TIPO DE TATO, AO CONTRÁRIO DAQUELE QUESEGUE PELO FUNÍCULO POSTERIOR, É POUCO DISCRIMINATIVO E PERMITE APENAS A LOCALIZAÇÃO DA FONTE DO ESTÍMULO TÁTIL, DE MANEIRA GROSSEIRA.*SISTEMA PROTOPÁTICO - É GROSSEIRO, LENTO E IMPRECISO.SUBMODALIDADES:
TERMOSSENSIBILIDADE - PERCEPÇÃO DA TEMPERATURA DO AMBIENTE E DE OBJETOS; 
DOR - PERCEPÇÃO DE ESTÍMULOS FORTES E CAPAZES DE LESAR O ORGANISMO.
> CONE MEDULAR: CORRESPONDE A PORÇÃO TERMINAL DA MEDULA ESPINAL. SITUA-SE ENTRE 1º E 2º VÉRTEBRAS LOMBARES.
> CAUDA EQUINA: É UM CONJUNTO DE RAÍZES NERVOSAS QUE EMERGEM DA EXTREMIDADE DISTAL DA MEDULA.
> GÂNGLIOS: OS GÂNGLIOS NERVOSOS SÃO AGLOMERADOS DE CORPOS CELULARES DE NEURÔNIOS QUE SE LOCALIZAM FORA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL,PRÓXIMO À COLUNA VERTEBRAL, QUE SE ASSOCIAM AOS NERVOS, FUNCIONANDO COMO ESTAÇÕES DE INTERLIGAÇÃO ENTRE NEURÔNIOS E ESTRUTURAS DOORGANISMO. ESTES GÂNGLIOS NERVOSOS SE MOSTRAM COMO PEQUENAS DILATAÇÕES EM ALGUNS NERVOS.EXISTEM DOIS TIPOS DE GÂNGLIOS, OS SENSITIVOS E OS AUTÔNOMOS. OS AUTÔNOMOS SE SUBDIVIDEM EM SIMPÁTICOS E PARASSIMPÁTICOS, LOCALIZANDO-SE NOSISTEMA AUTÔNOMO SIMPÁTICO, PARASSIMPÁTICO E NO SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO. JÁ OS GÂNGLIOS SENSITIVOS SE DIVIDEM EM CRANIOSPINAIS, AUTÔNOMOS,PARASSIMPÁTICOS E SÃO ENCONTRADOS NA RAIZ DORSAL DOS NERVOS ESPINAIS E NOS NERVOS CRANIANOS TRIGÊMEO, FACIAL E VAGO
> NERVO COCCÍGEO: O PLEXO COCCÍGEO INERVA A PELE DA REGIÃO DO CÓCCIX.
> FILAMENTOS RADICULARES:SÃO FILAMENTOS NERVOSOS QUE SE UNEM PARA FORMAR AS RAÍZES CENTRAIS DOS NERVOS ESPINHAIS.*EXISTEM 31 PARES DE NERVOS ESPINHAIS AOS QUAIS CORRESPONDEM 31 SEGMENTOS MEDULARES ASSIM DISTRIBUÍDOS:
8 CERVICAIS, 12 TORÁCICOS, 5 LOMBARES, 5 SACRAIS E 1 COCCÍGEO.ENCONTRAMOS 8 PARES DE NERVOS CERVICAIS E APENAS 7 VÉRTEBRAS CERVICAIS PORQUE O PRIMEIRO PAR DE NERVOS ESPINHAIS SAI ENTRE O OCCIPITAL E C1.
> FILAMENTOS RADICULARES:
> SOMESTESIA: É A CAPACIDADE DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES PARTES DO SEU CORPO. A DETECÇÃO DE UM ESTÍMULO É CHAMADO DESENSAÇÃO, JÁ A INTERPRETAÇÃO DO ESTÍMULO QUE ENVOLVE A CONSCIÊNCIA É CHAMADA DE PERCEPÇÃO.
 NeurônioÉ A UNIDADE ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO. É ESPECIALIZADA EM RECEBER, PROCESSAR E ENVIAR INFORMAÇÕES, REALIZA A TRANSMISSÃO DEIMPULSOS NERVOSOS (SINAPSE), RESPONDE AOS ESTÍMULOS E O CONVERTE EM POTENCIAL DE AÇÃO.
> POTENCIAL DE AÇÃO: OU IMPULSO NERVOSO, É UM SINAL ELÉTRICO QUE SE PROPAGA AO LONGO DA MEMBRANA DE UM NEURÔNIO. CONSISTE EM REGULAR E SECOMUNICAR COM A MAIORIA DOS TECIDOS DO CORPO. É UMA SEQUÊNCIA DE EVENTOS OCORRIDOS RAPIDAMENTE, QUE DIMINUI E INVERTE O POTENCIAL DAMEMBRANA, E EM SEGUIDA RESTAURA SEU VALOR DE REPOUSO.
> POTENCIAL DE REPOUSO: É A DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO QUE AS FACES INTERNAS E EXTERNAS DA MEMBRANA DE UM NEURÔNIO QUE NÃO ESTÁTRANSMITINDO IMPULSOS NERVOSOS.
PERÍODO REFRATÁRIO: É O PERÍODO DE TEMPO APÓS O INÍCIO DO POTENCIAL DE AÇÃO, DURANTE O QUAL A CÉLULA EXCITÁVEL NÃO É CAPAZ DE GERAR OUTROPOTENCIAL EM RESPOSTA A UM ESTÍMULO INICIAl NORMAL PORQUE ESSE PERÍODO COINCIDE COM O DE ATIVAÇÃO E INATIVAÇÃO DO CANAL DE NA+. OS CANAIS DENA+ INATIVOS NÃO SÃO CAPAZES DE REABRIR E GERAR UM NOVO POTENCIAL DE AÇÃO.
> REGIÕES DO NEURÔNIO:
CORPO CELULAR: CONTÉM AS INFORMAÇÕES GENÉTICAS, É O CENTRO DA CÉLULA,ONDE ESTÁ O NÚCLEO E O CITOPLASMA.
DENDRITOS: PROLONGAMENTOS QUE RECEBEM SINAIS E ESTÍMULOS, A MAIORIADOS IMPULSOS AFERENTES (RECEPTORES).
AXÔNIO: PROLONGAMENTO ÚNICO, CONDUZ OS IMPULSOS EFERENTES PARA SUASCÉLULAS-ALVO (PODE CHEGAR A 1 M).
SEGMENTO INICIAL: ONDE O SINAL ELÉTRICO É GERADO.
RAMOS COLATERAIS AXÔNICOS: ESPALHAM-SE PERPENDICULARMENTE AOSAXÔNICOS.
TERMINAL AXÔNIO: LIBERAÇÃO DO NEUROTRANSMISSOR.
BAINHA DE MIELINA: CÉLULA ENVOLTÓRIA DE TECIDO ADIPOSO QUE FORMADOBRAS MÚLTIPLAS E EM ESPIRAL EM TORNO DO AXÔNIO. PROTEGE O AXÔNIO E
ACELERA A VELOCIDADE DA CONDUÇÃO DO IMPULSO NERVOSO.
NÓDULO DE RANVIER: SÃO ESPAÇOS REGULARES ENTRE AS BAINHAS DE MIELINA.
CÉLULA DE SCHWANN: CÉLULAS DA NEUROGLIA DO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AS QUAIS FORMAM AS BAINHAS ISOLANTES DE MIELINA DOS AXÔNIOS.
> COMUNICAÇÃO SINÁPTICA: LOCAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE DOIS NEURÔNIOS OU ENTRE UM NEURÔNIO E UMA CÉLULA EFETORA. A INFORMAÇÃO ÉTRANSMITIDA PARA O SNC, NA FORMA DE POTENCIAL DE AÇÃO, CHAMADO DE IMPULSO NERVOSO, QUE SE PROPAGA PELO NEURÔNIO. A SINAPSE OCORRE NOTERMINAL AXIÔNICO. QUANDO AS MOLÉCULAS DO NEROTRANSMISSOR SÃO LIBERADAS DAS VESÍCULAS SINÁPTICAS, EXCITAM OU INIBEM OUTROS NEURÔNIOS,FIBRAS MUSCULARES OU CÉLULAS GLANDULARES.*NEUROMODULADORES SÃO MENSAGEIROS QUÍMICOS QUE NÃO AGEM DIRETAMENTE SOBRE ASSINAPSES, PORÉM MODIFICAM A SENSIBILIDADE NEURONAL AOS ESTÍMULOS EXCITATÓRIOS OUINIBITÓRIOS.
> CLASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL DO NEURÔNIO: CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O NÚMERO DEPROCESSOS QUE SE ESTENDEM A PARTIR DO CORPO CELULAR.
MULTIPOLAR: DIVERSOS DENDRITOS E 1 AXÔNIO. MAIORIA PRESENTE NO ENCÉFALO E NAMEDULA.
BIPOLAR: 1 DENDRITO E 1 AXÔNIO. ESTÁ NA RETINA, NO OUVIDO INTERNO E NA ÁREA OLFATÓRIADO ENCÉFALO.
UNIPOLAR: DENDRITOS E AXÔNIOS FUNDIDOS PARA FORMAR UM PROCESSO CONTÍNUO QUEEMERGE DO CORPO CELULAR. SÃO RECEPTORES SENSORIAIS.
> CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DO NEURÔNIO: SÃO CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A DIREÇÃONA QUAL O IMPULSO NERVOSO (POTENCIAL DE AÇÃO) É TRANSPORTADO COM RELAÇÃO AO SNC.
AFERENTE OU SENSORIAL: ESTRUTURA UNIPOLAR OU BIPOLAR, POSSUI RECEPTORES SENSORIAIS NAS EXTREMIDADES DISTAIS, ESTÃO APÓS OS RECEPTORESSENSORIAIS. FORMA POTENCIAL DE AÇÃO NO SEU AXÔNIO QUE É TRANSPORTADO PARA O SNC VIA NERVOS ESPINHAIS OU CRANIANOS.
EFERENTES OU MOTORES: ESTRUTURA MULTIPOLAR, TRANSPORTAM POTENCIAIS DE AÇÃO PARA LONGE DO SNC EM DIREÇÃO AOS EFETORES (MÚSCULOS EGLÂNDULAS), VIA NERVOS ESPINHAIS OU CRANIANOS.
INTERNEURÔNIOS OU NEURÔNIOS DE ASSOCIAÇÃO: LOCALIZADOS PRINCIPALMENTE DENTRO DO SNC, ENTRE OS NEURÔNIOS MOTORES E SENSORIAIS.PROCESSAM A INFORMAÇÃO SENSORIAL AFERENTE. PROVOCAM UMA RESPOSTA MOTORA ATIVANDO OS NEURÔNIOS MOTORES APROPRIADOS. A MAIORIA DOSINTERNEURÔNIOS TEM ESTRUTURA MULTIPOLAR.
> TIPOS DE SINAPSES:
AXO-SOMÁTICA: ENTRE O AXÔNIO COM O CORPO CELULAR.
AXO-DENDRÍTICA: ENTRE O AXÔNIO COM OS DENDRITOS.
AXO-AXÔNICA: ENTRE DOIS AXÔNIOS.
 NeurôgliaCONHECIDA TAMBÉM COMO CÉLULAS GLIAIS, SÃO MENORES E MAIS NUMEROSAS QUE OS NEURÔNIOS, CONSTITUI METADE DO VOLUME DO SNC. PARTICIPA DEFORMA ATIVA NO TECIDO NERVOSO, NÃO GERAM E NÃO PROPAGAM POTENCIAL DE AÇÃO. SUA FUNÇÃO É ACOMPANHAR OS NEURÔNIOS FORNECENDO NUTRIENTES,PROTEÇÃO E SUSTENTAÇÃO. ALÉM DE FORMAR NOVOS NEURÔNIOS (NEUROGÊNESE).*OS TIPOS DE CÉLULAS DA MACRÓGLIA SÃO ASTRÓCITOS, OLIGODENDRÓCITOS E CÉLULAS DE SCHWANN.
> NEURÔGLIAS DO SNC: > NEURÔGLIAS DO SNP:• ASTRÓCITAS • CÉLULAS DE SCHWANN• OLIGODENDRÓCITOS • CÉLULAS SATÉLITE• MICRÓGLIA• CÉLULAS EPENDIMÁRIAS
> FUNÇÕES:
ASTRÓCITAS: SUSTENTAR OS NEURÔNIOS, ISOLAR OS NEURÔNIOS DO SNC CONTRA SUBSTÂNCIAS POTENCIALMENTE PREJUDICIAIS ORIUNDAS DOS CAPILARESSANGUÍNEOS, MANTER O AMBIENTE QUÍMICO ADEQUADO PARA GERAÇÃO DE IMPULSOS NERVOSOS (EX. REGULAR A CONCENTRAÇÃO DE K+) E FORMAÇÃO DESINAPSES NERVOSAS NA PARTE MEDIAL DO LOBO TEMPORAL (MEMORIA E APRENDIZADO).
OLIGODENDRÓCITOS: ASSEMELHAM-SE AOS ARTRÓCITOS, MAS SÃO MENORES E CONTÊM MENOS POCESSOS. RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO E MANUTENÇÃO DABAINHA DE MIELINA.
*MIELINA: CORBERTURA MULTICAMADA DE LIPÍDEO E PROTEÍNA EM TORNO DE ALGUNS AXÔNIOS. ISOLA O AXÔNIO E AUMENTA A VELOCIDADE DE CONDUÇÃO DOIMPULSO NERVOSO.
MICRÓGLIA: SÃO CÉLULAS PEQUENAS, COM PROCESSOS FINOS QUE EMITEM NUMEROSAS PROJEÇÕES ESPINHOSAS. FUNCIONAM COMO FAGÓCITOS, FAGOCITAM EREMOVEM MICRÓBIOS E TECIDO NERVOSO DANIFICADO.
CÉLULAS EPENDIMÁRIAS: REVESTEM OS VENTRÍCULOS CEREBRAIS E O CANAL CENTRAL DA MEDULA ESPINHAL. PROTEGEM E NUTREM O ENCÉFALO E A MEDULAESPINHAL. MONITORAM E AUXILIAM NA CIRCULAÇÃO DO LÍQUIDO CEREBROSPINAL.
CÉLULAS DE SCHWANN: ENVOLVEM OS AXÔNIOS DO SNP, FORMAM A BAINHA DE MIELINA EM TORNO DOS AXÔNIOS, MIELINIZA UM ÚNICO AXÔNIO E PARTICIPA DAREGENERAÇÃO DELE.
CÉLULAS SATÉLITE: ENVOLVEM OS CORPOS CELULARES DOS NEURÔNIOS DOS GÂNGLIOS DO SNP. É UM SUPORTE ESTRUTURAL, REGULA AS TROCAS DE SUBSTÂNCIASENTRE OS CORPOS DAS CÉLULAS NEURAIS E DO LIQUIDO INTERSTICIAL.
> SISTEMA EPICRÍTICO: É PRECISO, RÁPIDO, DESCRIMINATIVO E APRESENTA UMA REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DETALHADA.
TATO FINO: PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS QUE TOCAM A PELE.
PROPIOCEPÇÃO CONSCIENTE: LOCALIZAR A POSIÇÃO E O MOVIMENTO DAS DIFERENTES PARTES DO CORPO SEM UTILIZAR A VISÃO.
EXISTEM RECEPTORES SENSORIAIS POR TODOS OS ÓRGÃOS DO CORPO EMBORA A PELE SEJA O ''ÓRGÃO SOMESTÉSICO'' POR EXCELÊNCIA.
> NERVOS CRANIANOS:
I - N. OLFATÓRIO (CÉREBRO)
II - N. ÓPTICO (TELENCÉFALO)
(MESENCÉFALO):
III – N. ÓCULOMOTOR
IV - N. TROCLEAR
(PONTE):
V – N. TRIGÊMEO
VI – N. ABDUCENTE
VII – N. FACIAL
VIII – N. VESTÍBULO-COCLEAR
(BULBO):
IX – N. GLOSSOFARÍNGEOS
X – N. VAGO
XI – N. ACESSÓRIO
XII – N. HIPOGLOSSO
> DECUSSAÇÃO DAS PIRÂMIDES: NO FINAL DO BULBO A UM CRUZAMENTO DAS VIAS MOTORAS. (PARTE VENTRAL)
> BULBO: PARTE POSTERIOR/DORSAL. VIAS SENSITIVAS SE LOCALIZAM NOS FOLÍCULOS.O BULBO (OU MEDULA ABLONGA) É O ÓRGÃO QUE ESTÁ EM CONTATO DIRETO COM A MEDULA ESPINHAL, É VIA DE PASSAGEM DE NERVOS PARA OS ÓRGÃOSLOCALIZADOS MAIS ACIMA. NO BULBO, ESTÃO LOCALIZADOS CORPOS CELULARES DE NEURÔNIOS QUE CONTROLAM FUNÇÕES VITAIS, COMO OS BATIMENTOSCARDÍACOS, O RITMO RESPIRATÓRIO E A PRESSÃO SANGUÍNEA. TAMBÉM CONTÉM CORPOS CELULARES DE NEURÔNIOS RELACIONADOS AOCONTROLE DADEGLUTIÇÃO, DA TOSSE E DO VÔMITO.
> CEREBELO: ÓRGÃO QUE REGULA O EQUILÍBRIO E A POSTURA CORPORAL NO AMBIENTE. ESTÁ LIGADO A RECEPTORES PERIFÉRICOS, LOCALIZADOS NO OUVIDOINTERNO (LABIRINTO), QUE ENVIAM MENSAGENS AO CENTRO DE CONTROLE DO EQUILÍBRIO LOCALIZADOS NO CEREBELO. O SUCESSO DE UM EQUILIBRISTA QUECRUZA DOIS PRÉDIOS, APOIADO EM UM SIMPLES FIO ESTICADO ENTRE ELES, DEPENDE DE UMA BOA ATIVIDADE CEREBELAR.
> DIENCÉFALO: ÓRGÃO ENCEFÁLICO FORMADO PRINCIPALMENTE PELO TÁLAMO E HIPOTÁLAMO. O HIPOTÁLAMO CONTÉM CENTROS DE CONTROLE DATEMPERATURA CORPORAL, DO APETITE, DA SEDE, DO SONO E DE CERTAS EMOÇÕES. PRINCIPAL INTERMEDIÁRIO ENTRE O SISTEMA NERVOSO E O SISTEMAHORMONAL, O HIPOTÁLAMO ESTÁ LIGADO À HIPÓFISE, PRINCIPAL GLÂNDULA ENDÓCRINA. QUANDO O HIPOTÁLAMO DETECTA ALTERAÇÕES NO CORPO, LIBERANEUROTRANSMISSORES QUE ATUAM SOBRE A HIPÓFISE. POR SUA VEZ, ESTA LIBERA OU INIBE A SECREÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS HORMÔNIOS QUE REGULAM DIVERSASATIVIDADES METABÓLICAS.
> CÉREBRO:É O CENTRO DO INTELECTO, DA MEMÓRIA, DA CONSCIÊNCIA E DA LINGUAGEM. CONTROLA AS NOSSAS SENSAÇÕES E FUNÇÕES MOTORAS. CERCA DE 70%DAS CÉLULAS NERVOSAS DO ENCÉFALO ESTÃO LOCALIZADAS, NO CÉREBRO, A PARTE MAIS DESENVOLVIDA DO NOSSO SISTEMA NERVOSO E QUE É SEPARADA EM DOISHEMISFÉRIOS, UNIDOS UM AO OUTRO POR UMA REGIÃO CONHECIDA COMO CORPO CALOSO. CADA HEMISFÉRIO CEREBRAL, POR SUA VEZ, POSSUI INÚMERASINVAGINAÇÕES CHAMADAS SULCOS.SULCOS MAIS PROFUNDOS DIVIDEM CADA HEMISFÉRIO EM QUATRO REGIÕES DENOMINADA LOBOS: O FRONTAL, O PARIETAL, O TEMPORAL E O OCCIPITAL. O SULCOCENTRAL É O MAIS ACENTUADO E SEPARA OS LOBOS FRONTAL E PARIETAL.
> CÓRTEX CEREBRAL: A SUPERFÍCIE DO CÉREBRO, DE 2MM A 4MM DE ESPESSURA, É CONHECIDA COMO CÓRTEX CEREBRAL, E CONSISTE DE VÁRIAS CAMADAS DECORPOS CELULARES DE MILHÕES DE NEURÔNIOS, DANDO A ESSA REGIÃO UMA COLORAÇÃO ACINZENTADA, DE ONDE VEM A DOMINAÇÃO DE SUBSTÂNCIA CINZENTADO CÉREBRO.
> NÚCLEO MOTOR: CONCENTRAÇÃO DE NEURÔNIOS.
OLIVA: O ÚNICO NÚCLEO MOTOR VISÍVEL.
> TRATO ESPINOTALÂMICO LATERAL: LEVA IMPULSOSREFERENTES A DOR E A TEMPERATURA.
> TRATO ESPINOTALÂMICO VENTRAL: CONDUZ IMPULSOS REFERENTES A TATO E PRESSÃO.
> NÚCLEO RUBRO: PARTICIPA DA MOTRICIDADE SOMÁTICA. RECEBA FIBRAS DO CEREBELO E DAS ÁREAS MOTORAS DO CÓRTEX CEREBRAL. O NÚCLEO RUBRO SELIGA TAMBÉM A OLIVA.
> SUBSTÂNCIA NEGRA: É UM NÚCLEO COMPACTO FORMADO POR NEURÔNIOS QUE CONTÉM INCLUSÕES DE MELANINA. UTILIZA COMO NEUROTRANSMISSOR ADOPAMINA. A DEGENERAÇÃO DOS NEURÔNIOS PIGMENTADOS NESTA REGIÃO É A PRINCIPAL CAUSA DA DOENÇA DE PARKINSON. 
> TRATO RUBRO-ESPINAL: O TRATO RUBRO-ESPINHAL OU VIA RUBRO-ESPINHAL É UMA PARTE DA VIA EXTRAPIRAMIDAL E TEM COMO FUNÇÃO FACILITAR OIMPULSO PARA MOVIMENTO DOS NEURÔNIOS MOTORES EXTENSORES E INIBIR O IMPULSO PARA OS NEURÔNIOS MOTORES EXTENSORES. SE ORIGINA NA PARTECAUDAL DO NÚCLEO RUBRO.
> TRATO TETO-ESPINAL: ORIGINA-SE DO COLÍCULO SUPERIOR DO MESENCÉFALO, INDO EM DIREÇÃO À MEDULA ESPINHAL. CONTROLA OS MÚSCULOS DA CABEÇA,OLHOS, TRONCO E PROXIMAL DE MEMBROS SUPERIORES, SENDO RELACIONADO À ORIENTAÇÃO SENSORIAL E MOTORA DA CABEÇA, DE MODO QUE É RESPONSÁVELPOR REFLEXOS DECORRENTES DE ESTÍMULOS VISUAIS.
> TRATOS EXTRA-PIRAMIDAIS: ORIGINAM-SE DE VÁRIAS REGIÕES DO CÓRTEX CEREBRAL E ÁREAS SUBCORTICAIS, ESSES TRATOS DESCENDEM DE VÁRIOS NÚCLEOSDO TRONCO ENCEFÁLICO E INFLUENCIAM AS AÇÕES MUSCULARES, COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO, ESTIMULOS VISUAIS E AUDITIVOS.
TRATOS PIRAMIDAIS: CONTROLAM OS MÚSCULOS ENVOLVIDOS EM MOVIMENTOS DE PRECISÃO DO CORPO.
TRATOS EXTRAPIRAMIDAIS: AÇÕES MAIS INIBIDORAS QUE EXCITATÓRIAS.
> FORMAÇÃO RETICULAR: NO INTERIOR DO BULBO EXISTE UMA REGIÃO DE SUBSTÂNCIA CINZENTA CONTENDO UMA MALHA DE FIBRAS NERVOSAS INTRELAÇADAS-FORMAÇÃO RETICULAR- SE ESTENDE ATRAVÉS DO TRONCO ENCEFÁLICO E CHEGA ATÉ O DIENCÉFALO, TAMBÉM RECEBE IMPULSOS NERVOSOS DO CEREBELO.
SISTEMA ATIVADOR RETICULAR ASCENDENTE: É ESSENCIAL NA MANUTENÇÃO DO ESTADO DE ALERTA.
> CORPOS QUADRIGÊMEOS: LIGAM E DESLIGAM AS FUNÇÕES AUDITIVAS E VISUAIS.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doença_de_Parkinson

Outros materiais