Buscar

AV1 TSP III

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina.
 AV1 – TEORIA E SISTEMAS OSICOLOGICOS III
 	
Graduação: psicologia
Aluna: Rayssa dos Santos Rodrigues
Matricula:201908650362
1) Vivian viveu um momento de separação. Casada por 12 anos, Alberto havia sido seu primeiro namorado, sofreu o luto do divórcio em terapia, por 2 meses. Vivian senta-se se encolhendo na cadeira e costuma dizer na Terapia que “tá ruim, mas vai passar”. Ela diz não saber mais quem é sem o ex. e a terapeuta tem estimulado Vivian a ter novas experiências. Quais técnicas do psicodrama você poderia aplicar com Vivian e qual seria o objetivo da aplicação? 
R: Para Vivian trabalharíamos a técnica do espelho, pois em um termino de relacionamento falamos palavras com raiva que machucam nós mesmo e ao outro, nessa técnica Vivian se ouviria e teria um olhar diferente sobre seu termino e seu sentimento de desconforto diante daquele momento novo e dorido. trabalharia também a cadeira vazia, encenando uma forma diferente de uma nova vida, estimulando Vivian a falar sobre seu luto e traumas que foram feitos no decorrer da relação, assim buscaríamos a saúde mental para Vivian e ajudaria a passar por aquele momento difícil, além de mostrá-la que existe estruturas em si que ajudaria a começar a ter uma nova vida solo em sua própria companhia.
Além de tratar o luto, precisaria mostrar a vivia que ela tem potencial de prosseguir com sua vida de forma agradável, percebendo-se e amando-se. Entendendo que o passado pode ser cheio de cicatrizes, mas que ao olhar cada uma dessas cicatrizes ela pode tornar-se uma pessoa mais resistente e valorizada através de si mesma. Vivian precisa entender, que relações ferem e curam e nos enchem de experiencias para sabermos lidar com situações adversas que encontraremos ao decorrer de nossa caminhada. 
 
2) Estephan deu um tempo com a namorada, porque esta dizia que Sodia sufocava, não a deixava viver. Estephan relatou em alguns meses de terapia que Sofia (sua ex namorada) não parecia a mesma pessoa com quem começou a se relacionar. Que era uma mulher racional, objetiva, independente, nem de longe se assemelhava ´menina vulnerável e frágil do início do relacionamento. Durante a terapia Estephan acaba percebendo que havia uma Sofia ideal e uma Sofia real e que precisaria conhecer a Sofia real. O casal acaba voltando e Estephan relata estar inseguro, mas também apaixonado por esta nova Sofia, que ele está gostando de conhecer. Quais experimentos gestálticos você proporia à Estephan e com qual objetivo? 
R: trabalharia Role playing e o uso da primeira pessoa além de fazer a intervenção para mostrar a Estephan uma nova forma de lidar com o sentimento com que o ele está vivenciando ou sentindo, é importante leva-lo a falar com o problema e não somente sobre o problema, assim Estephan, consegue se ouvir e entrar em contato com a situação problema que ele fala sobre a namorada. É importante mostrarmos para ele um novo rumo de lidar com a insegurança e com essas novas descobertas no relacionamento.
 
3) Escolha uma das abordagens a seguir: Gestalt, Psicodrama ou existencialismo. Defina o objetivo terapêutico da abordagem escolhida, considerando sua visão de homem e de mundo. 7
R:o objetivo do psicodrama é trazer uma nova visão de terapia, o que mais me chama atenção nessa abordagem é a questão que o terapeuta pode partilhar sua vivencia e seu sentimento, conectando-se de forma igualitária com o paciente. Além de que é uma forma de conexão através de da encenação, da espontaneidade, criatividade, criação de papeis e forma que mostrar outros rumos ao paciente para livrar-se de suas dores entendendo sua essência.

Continue navegando