Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Fisiologia Humana
Curso: Fisioterapia EAD - Polo Uninassau: Graças
Professor: Leiliandry de Araujo Melo
 Os movimentos gastrointestinais ou motilidade gastrointestinal como também é conhecido, são movimentos realizados pelos órgãos que compõem o sistema digestório. A motilidade é essencial para função do sistema digestivo pois qualquer alteração no movimento do conteúdo de alimentos em qualquer parte do sistema digestivo, altera o processo de absorção dos nutrientes e caso não haja absorção nutricional as células do corpo não tem o que precisam para crescer e nem energia para realizar suas atividades metabólicas. 
 Os movimentos gastrointestinais são movimentos involuntários onde a musculatura lisa se contrai devido a comandos do sistema nervoso autônomo ao longo de todo o tubo digestório. 
 Esse movimento inicia com a deglutição na boca fazendo com o bolo alimentar seja conduzido pelo esôfago como movimentos ondulados até o estomago. Os movimentos peristálticos no esôfago são tão eficientes e mesmo que o ser humano fique de cabeça para baixo graças ao fechamento do esfíncter esofágico e da direção das contrações o bolo alimentar não faz o caminho inverso, a não ser em casos de desconforto ou indução de vômitos.
 Entre suas funções podemos citar a circulação sanguínea e a condução do alimento ao longo do tubo digestório, para que ocorra sua digestão ao nível devido.
 Varias alterações no movimento peristálticas são descritas hoje em dia, sendo a maioria no esôfago (refluxo gastresofágicos) e no intestino delgado e grosso (obstrução intestinal e prisão de ventre). Como mencionado acima qualquer alteração nos movimentos gastrointestinais influenciam diretamente a qualidade de vida do ser humano.
FONTES:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/movimentos-peristalticos.htm
https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/movimentos-peristalticos-sua-importancia-para-digestao.htm
https://www.infopedia.pt/$peristaltismo

Outros materiais