Buscar

celulas eucariondes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No passado, quando ocorreu a invenção das lentes de aumento e sua combinação com o microscópio nos permitiu dar um salto a mais na ciência, nos deu maiores informações dos constituintes dos organismos. Um senhor holandês, microscopista chamado Antoni Van Leeuwenhoek, foi o primeiro a registrar células livre, e teve diversas descobertas importantes que temos na atualidade, como o espermatozoide humano, o protozoário e da bactéria. Com evoluções dos microscópios, em 1833 Robert Brown descobriu um novo elemento esférico no centro de uma célula, chamando-o de núcleo. Com o passar do tempo um anatomista estabeleceu a teoria celular, que afirma que a célula é a menor unidade de vida. O que é uma célula? A célula é a menor unidade estrutural e funcional dos organismos. Estrutural devido porque as células contem órgãos e tecidos, e funcional porque são capazes de exercer as funções básicas da vida, como metabolismo, produção de energia e reprodução. Digamos que as células são classificadas em duas camadas, sendo elas: eucariontes e procariontes. 
· Os procariontes são as células que não possuem envoltório nuclear delimitando o material genético. Não possuem também organelas membranosas e citoesqueleto, de modo que não ocorre o transporte de vesículas envolvidas na entrada (endocitose) e na saída (exocitose) de substâncias. É o caso das bactérias e das algas azuis.
· As células eucariontes possuem envoltório nuclear, formando um núcleo verdadeiro, o que protege o DNA do movimento do citoesqueleto. O citoplasma dos eucariontes, diferente daquele dos procariontes, é subdividido em compartimentos, aumentando a eficiência metabólica, o que permite que atinjam maior tamanho sem prejuízo das suas funções. Essas células são encontradas nos protozoários, fungos, plantas e animais.
Abaixo listo algumas características de cada célula procariontes e eucariontes.
· Procariontes: Envoltório extracelular: cápsula e parede bacteriana (proteínas e glicosaminoglicanos), ausência de organelas membranosas, moléculas da cadeia respiratória presentes na membrana interna da membrana plasmática, Ausência de citoesqueleto, Não realizam endocitose e exocitose, Presença de filamentos circulares de DNA extracromossômicos (plasmídeos).
· Eucariontes: Presença de organelas membranosas, Membrana plasmática constituída por fosfolipídios, colesterol, glicolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas, Não há plasmídeos, Há separação entre os processos de replicação e transcrição, que ocorrem no núcleo, e a tradução, que acontece no citoplasma, Realizam endocitose e exocitose.

Continue navegando