Buscar

Introdução ao direito atividade 02 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao direito.
01- Identifique as diversas acepções da palavra direito no texto abaixo, estabelecendo correspondência com os seguintes significados: O Direito (1) brasileiro determina que cabe ao Estado cuidar da saúde dos cidadãos. Com base nisto, Petrônio teve reconhecido o direito (2) a receber medicamentos do Estado para o tratamento de uma doença que contraíra. Realmente, não parece direito (3) deixar um cidadão desassistido. Isto mostra o avanço do estudo do direito (4).
R: 1- Direito como lei, norma
 2- Direito como faculdade, justiça
 3- Direito como um fato social 
 4- Direito como ciência 
02-Há regras que são seguidas naturalmente, porém há aquelas que se não são cumpridas naturalmente existe uma coação para tal, através de uma sanção prevista e garantida pelo Estado. Assim, são as normas do trato social (morais) e as normas jurídicas respectivamente. Identifique-as : 
(A) Proibição de chegar atrasado à escola e proibição de dar gargalhadas em um velório. 
X (B) Proibição de dar gargalhadas em um velório e limite de velocidade em rodovias.
(C) Obrigação de pagar impostos e proibição de dar gargalhadas em um velório. 
(D) Proibição de chegar atrasado à escola e Obrigação de pagar impostos
03-Não existe vida em sociedade sem direito. Nesta afirmativa o vocábulo DIREITO significa: 
(A) Ciência 
(B) Poder 
(C) Norma 
(D) Faculdade de agir 
X(E) Fato social 
 
04-Cite e explique as características de duas grandes correntes do pensamento jurídico moderno (jusnaturalismo e positivismo) que deram uma resposta específica ao processo de racionalização e positivação do Direito Moderno.
R: Jusnaturalismo, também chamado de direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontram em estado de natureza. O jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e está acima de suas leis, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça.
Positivismo: As principais características do positivismo são: Doutrina baseada teorias e leis, ou seja, é utilizado o método empírico para adequar o direito apenas em seu direito positivo (leis), assim, só sera trabalhado as questões positivadas. Essas questões positivadas são feitas pelo poder politico do Estado, e assim são aplicadas pelas autoridades efetivamente competentes. 
Doutrina socióloga: Antes de tudo o positivismo era uma doutrina socióloga que se baseava na lei dos três estados.
Doutrina politica: a ordem, rigor e o empenho pela organização são características fundamentais para a politica positivista.
Aposta nas ciências e industrialização: afim de buscar o progresso essa é uma forte característica do positivismo. 
Religião positiva: Com a superação do período teológico e das religiões baseadas nos mitos e na existência de um mundo sobrenatural, Comte afirmou a necessidade de uma nova espécie de religião, baseada não em algo acima da natureza, mas na própria natureza e na capacidade humana de desvendar os mistérios dessa natureza por meio da ciência. Grosso modo, podemos dizer que, na religião positiva, a figura de Deus é substituída pela ciência.
05- Partindo-se da afirmação de que o Direito Natural é o direito justo por excelência, fundado na natureza humana e/ou que tem origem na vontade divina, qual seria uma função possível do Direito Natural em relação ao Direito Positivo?
 
R: Partindo-se da afirmação acima, a possível função do Direito Natural em relação ao Direito Positivo seria de auxilio na hora de se configurar as leis, dando mais visibilidade ao contexto religioso que também é uma característica do positivismo.

Outros materiais