Buscar

Gab Revisão de Ciência Política e Teoria do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão de Ciência Política e Teoria do Estado – Professora Anne Caroline
1) A Ciência Política tem em comum com todas as outras ciências humanísticas dificuldades específicas que derivam de algumas características da maneira de agir do homem. Quais seriam essas dificuldades? Explique pelo menos uma delas.
Resposta: O homem ser um animal teleológico; simbólico e ideológico.
2) A Ciência Política é um saber operativo, um instrumento apto a intervir na realidade que estudamos. Discorra sobre o conteúdo dessa ciência e seu objeto de estudo.
Resposta: A C.P. pretende estudar o Estado, sua estrutura de funcionamento e sua relação com o sistema jurídico, o qual é apresentado e se pretende o lugar privilegiado da emanação da norma, e , como objeto, tanto sua realidade quanto sua idealidade. (p.21)
3) O Estado Moderno, diferentemente das formas pré-modernas de organização, é caracterizado pela dominação burocrática. Apresentou-se inicialmente como Estado Absoluto, em face do qual se opôs o Estado Liberal e, posteriormente o Estado Social. O Estado de Direito, produto de meados do século XIX, erigiu-se tendo como conteúdo tanto o social como o liberal, porém sua forma mais atual é a do Estado Democrático de Direito, um modelo ideal que exige a satisfação de direitos e garantias fundamentais tanto individuais como coletivas. A organização judiciária, desde a institucionalização dos Estados absolutos, passou por várias etapas, dentre elas a de sua própria estruturação mediante a influência dos ideais surgidos nas universidades entre os séculos XII XIII até a sua crise derivada da própria relativização do conceito de soberania e o surgimento dos Tribunais internacionais.(MORAES, 2008, p.66) Tendo dito isso, quais seriam as formas estatais pré-modernas?
Resposta: As formas estatais pré-modernas seriam a Oriental ou Teocrática, a Pólis Grega, a Civitas Romanas e algumas outras de contornos ditatoriais ou autocráticos.
4) Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista. Explique qual seria a ideia do Estado no século XIX, para esse sociólogo.
Resposta: Segundo Marx, não há um Estado que represente a vontade geral, coletiva. O que haveria seria um Estado que representava os seus interesses particulares, no caso, a propriedade dos meios de produção e a propriedade privada. 
Estou certo de que, numa democracia, a maioria dos cidadãos é capaz de exercer as mais cruéis opressões sobre a minoria. (Edmund Burke. Reflexões sobre a Revolução na França) 
Sendo os indivíduos, por natureza, tornados livres, iguais e independentes, ninguém pode ser submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. (John Locke. Segundo Tratado sobre o Governo Civil) Qual seria o ponto comum entre o pensamento liberal de Locke e o pensamento conservador de Burke:
Resposta: o ponto comum é a defesa da propriedade privada.
5) O contratualismo é uma abordagem da ética e filosofia política com base na teoria dos contratos sociais. Assim sendo, são chamados de “contratualistas” os filósofos que buscaram explicar a origem da sociedade e o fundamento do poder político em um contrato social entre os indivíduos (seja ele implícito ou explícito), marcando o fim do estado natural e o início da vida social e política. Elabore uma definição geral para o estado de natureza.
Resposta: o Estado de Natureza é um estado fictício, nele, a sociedade civil ainda não se formou e não há leis civis ou civilização para amparar o convívio social. Os seres humanos vivem em plena igualdade de direitos.
6) Várias teorias tentam explicar e justificar a origem do Estado. Dentre elas, estudamos a teoria contratualista. Escolha um dos contratualistas e demonstre como ele pensa o homem em seu estado de natureza e em seu estado civil.
7) R: resposta do aluno
8) O contratualismo é uma abordagem da ética e filosofia política com base na teoria dos contratos sociais. Assim sendo, são chamados de “contratualistas” os filósofos que buscaram explicar a origem da sociedade e o fundamento do poder político em um contrato social entre os indivíduos (seja ele implícito ou explícito), marcando o fim do estado natural e o início da vida social e política. Elabore uma definição geral para o estado civil de acordo com Rousseau.
Resposta: A segurança e o bem-estar da vida em sociedade, segundo Rousseau, seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
9) Várias teorias tentam explicar e justificar a origem do Estado. Dentre elas, estudamos a teoria contratualista. Dos contratualistas , Hobbes é o primeiro. Como ele pensa o Estado Civil e qual a versão de Estado ele propõe?
Resposta: Hobbes propõe que, para organizar a sociedade civil, toda ela abra mão de seus direitos para que uma entidade com poderes absolutos possa garantir a paz e a tranquilidade de todos. Assim surge a primeira versão do Estado Moderno: a monarquia absolutista.
10) Leia o texto a seguir:
“Nos séculos XVIII e XIX, o termo liberalismo geralmente se referia a uma filosofia de vida pública que afirmava o seguinte princípio: sociedades e todas as suas partes não necessitam de um controle central administrador porque as sociedades normalmente se administram através da interação voluntária de seus membros para seus benefícios mútuos. Hoje não podemos chamar de liberalismo essa filosofia porque esse termo foi apropriado por democratas totalitários. Em uma tentativa de recuperar essa filosofia ainda em nosso tempo, damos a ela um novo nome: liberalismo clássico.” (Rockwell, Lew. O que é o Liberalismo Clássico. IBM.)
O texto comenta acerca do liberalismo clássico. Além de Locke, quais outros autores seriam defensores do liberalismo?
Resposta: Além de Locke, são vários os autores liberais. Dentre eles podemos citar Adam Smith, Benthan; Stuart Mill...
11) John Locke acreditava que o homem era uma criatura naturalmente “racional e social”, com inclinação para o bem e um forte senso de amor ao próximo e empatia pela dor alheia. Nesse sentido, o que motivaria o homem natural de Locke a se sujeitar ao contrato social?
Resposta: O homem natural para Locke, apesar de racional, não era invariavelmente “bom”. O amor próprio e o egoísmo ainda faziam parte de sua índole. Isso prejudicaria o estabelecimento de uma sociedade harmoniosa sem que houvesse uma entidade de mediação de conflitos.
12) UFSM) Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.
Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Considere as afirmações:
I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista.
II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.
III. Um traço comum da filosofia política moderna é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.
Indique se há alguma afirmação incorreta e justifique sua resposta.
Resposta:A Alternativa II está incorreta, tendo em vista que Rousseau não partilha da mesma ideia de Hobbes sobre o Estado de Natureza. Para Rousseau, o homem vivia feliz e em harmonia com a natureza.

Outros materiais