Buscar

Comércio exterior - prova 3 - dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Brasil é um dos países que tem buscado defender seus direitos dentro da OMC, em relação ao mercado dos Estados Unidos e dos países da Europa na questão da agricultura. Nosso país, que é muito forte na área agrícola, não consegue entrar nestes países por conta dos subsídios. Os países prometem diminuir os seus subsídios, mas tudo é muito lento. Nos Estados Unidos e na Europa, o governo subsidia, principalmente, o setor agrícola para a criação de animais e para as plantações. Com relação aos benefícios econômicos diretos oferecidos, disserte sobre subsídios doados pelo governo.
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio exterior. Indaial: Uniasselvi, 2011.
	Resposta Esperada:
Considera-se subsídio quando o governo de um país concede benefícios, ou seja, doa dinheiro, sem a exigência de retorno, ou concede dinheiro barato para cobrir custos aos processos produtivos da indústria, agroindústria e agricultura. A área mais favorecida em subsídios é a agricultura, assim o agricultor poderá praticar no mercado preços imbatíveis e se sentir seguro com relação à concorrência do mercado internacional, havendo uma redução nas importações. O mesmo acontece quando outros países recebem subsídios de seus governos, protegendo, assim, seu mercado interno, ficando difícil para os produtores brasileiros exportarem seus produtos, porque o preço de mercado internacional é abaixo do preço real.
	2.
	Quando uma mercadoria dá entrada no país de destino e recebe o tratamento de cargas, ou melhor, foi verificado se houve alguma avaria, peso e demais situações e recebeu a presença de carga, inicia-se o despacho aduaneiro efetuando o registro da declaração de importação (DI). Esta DI pode passar por uma parametrização que pode indicar qual o tipo de fiscalização que será feita sobre a Declaração de Importação (DI) como também da mercadoria, que é realizada sob a responsabilidade da Receita Federal do Brasil. Essa parametrização pode ser aleatória, no entanto ela ocorre, muitas vezes, sob suspeitas ou denúncias, submetida assim para uma análise fiscal e, por fim, uma destinada a um dos canais de conferência aduaneira, identificando o importador, a mercadoria, a classificação fiscal, a quantidade, o valor e o cumprimento de todas as ações da importação. Em outras palavras, é uma verificação rigorosa sobre as mercadorias que dão entrada no Brasil. Diante dessas informações, disserte sobre os canais de conferência aduaneira, classificando-os através de suas respectivas cores.
	Resposta Esperada:
Parametrização são canais de liberação, conhecidos como canais de parametrização da DI, que são classificados como: canal verde, amarelo ou laranja, vermelho e cinza, dependendo do grau da conferência a ser realizada.
Canal Verde: neste canal a mercadoria é liberada sem conferência aduaneira, ou seja, sem a conferência da mercadoria e de documentos fiscais, significando que a mercadoria está automaticamente liberada.
Canal Amarelo ou Laranja: neste canal de parametrização será preciso conferir os documentos da Declaração de Importação. Não constatando nada de irregular, automaticamente a mercadoria é dispensada de fiscalização ou conferência.
Canal Vermelho: quando a Declaração de Importação é selecionada para este canal, será efetuada uma fiscalização sobre a mercadoria e os documentos fiscais, somente após estas análises e concluindo que tudo está de acordo, a mercadoria será desembaraçada e liberada.
Canal Cinza: neste canal será conferido o valor aduaneiro da DI, presumindo fraude. Será realizada uma conferência nos documentos fiscais e na mercadoria.

Continue navegando