Buscar

Atividade Complementar Unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA UNIVERSIDADE PAULISTA 
 
Curso de Licenciatura em Matemática 
 
Relatório de Atividade Complementar– Matemática 
 
Nome: Gabriela Thimotheo Mestrinari 
 
RA: 1782185 
 
Polo: Taquaral/Campinas-SP 
Leitura e reflexão sobre o artigo: EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
(Aline Reissuy de Moraes, Melina Nymann dos Santos, Arieli dos Santos e Luiz Henrique Ferraz Pereira, 2020).
	O artigo aborda a matemática financeira que é trabalhada nas escolas de acordo com a abordagem de Paulo Freire, apesar de ser um domínio necessário para se aplicar na vida a forma como é abordado não garante experiencia no assunto , apenas conhecimento, que quando não é bem aplicado acarreta em endividamentos em massa da população, pois carece a habilidade individual de administrar suas próprias finanças. 
 	Nas escolas o conhecimento que é introduzido aos alunos na área financeira é teórico, aborda em geral porcentagem, capital e montante e aplicação de juros simples e compostos, mas não é feita a contextualização desses conhecimentos, vinculando-os com a realidade dos alunos, além de que não são trabalhados na escola todos os conceitos necessário para o bom manejo das finanças.
Os autores do artigo propõe que educação financeira seja trabalhada nas escolas logo após matemática financeira, estabelecendo uma ponte de modo que “elas podem trabalhar juntas em um ambiente no qual uma contribua com a outra proporcionando uma formação mais abrangente e mais crítica” (Rocha, 2017, p. 101), e fazem um trabalho de pesquisa sobre o tema, aplicando em alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual em Carazinho/RS uma sequência didática que inclui e atrela os dois conceitos. 
No trabalho aplicado os alunos exploraram educação matemática a partir de conceitos já trabalhados em aulas de matemática financeira, tendo o conhecimento matemático necessário para utilizar durante as atividades propostas. Foram apresentados 3 vídeos falando sobre o tema, sobre os quais os alunos se reuniram e debateram ,e então foi proposto que os alunos abordassem em grupos seus sonhos e objetivos de vida, e realizassem a elaboração do orçamento pessoal ou familiar, em cima disso foi trabalho a importância da educação financeira, e resolução de situações hipotéticas em embasado nos dados reunidos sobre as situações financeiras do cotidiano de cada estudante. Esse trabalho propiciou aos estudantes a reflexão sobre a importância do planejamento financeiro, e da tomada de decisões consciente para uma vida financeira saudável, mostrando a importância da conscientização de cada um sobre sua realidade orçamentária familiar.

Continue navegando