Buscar

Aula 02 Logica de programação

Prévia do material em texto

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Professor Albertino Peres
AULA 2
Geração dos computadores
	Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.
A lógica trata-se de um pensamento racional e existente que serve para fundamentar e validar fatos e teses. Por exemplo na filosofia pode-se fazer afirmações, mas todas elas tem que ser provadas racionalmente, para isso se faz uso da lógica
O que é lógica para que ela serve?
	Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estudam-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Na ciência da computação e Engenharia, a lógica é uma ferramenta indispensável.
Como e onde se aplica a lógica?
	Usar a lógica é um fator a ser considerado por todos, principalmente pelos profissionais do mercado de trabalho de hoje e do futuro, pois seu dia-a-dia dentro das organizações é solucionar problemas e atingir os objetivos apresentados por seus usuários com eficiência e eficácia, utilizando recursos computacionais e/ou automatizados macatronicamente. 
http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/
	É um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo.
FLUXOGRAMA
Símbolos básicos do Fluxograma
		Terminal - símbolo utilizado como ponto para indicar o início e/ou fim do fluxo de um programa. 
		Seta de fluxo de dados - permite indicar o sentido do fluxo de dados. Serve exclusivamente para conectar os símbolos ou blocos existentes. 
		Entrada e Saída de dados – símbolo em função de um dispositivo qualquer de entrada ou saída de dados, como fornecer informações para processamento, gravação e outros.
		Processamento - símbolo ou bloco que se utiliza para indicar cálculos (algoritmos) a efetuar, atribuições de valores ou qualquer manipulação de dados que tenha um bloco específico para sua descrição 
		Decisão - indica a decisão que deve ser tomada, indicando a possibilidade de desvios para diversos outros pontos do fluxo, dependendo do resultado de comparação e de acordo com situações variáveis. 
	
	Setas de Fluxo
	
	
	
Início/Fim
Ent/Sai
Processamento
Deci-são
Início
NUM1, NUM2
SOMA  NUM1 + NUM2
SOMA
Fim
Exemplo 1: 	Crie um fluxograma que leia (entrada) dois números e no final mostre (saída) a soma desses números.
	
	Setas de Fluxo
	
	
	
Início/Fim
Ent/Sai
Processamento
Deci-são
Início
RAIO, ALT
VOL  3.14159 * (RAIO * RAIO) * ALT
VOL
Fim
Exemplo 2: 
	Calcular e apresentar o valor do volume e uma lata de óleo cilíndrica, utilizando a fórmula:
VOLUME = 3.14159 x RAIO2 x ALTURA
Exemplo 3: 
	Entrar com quatro notas bimestrais para se obter, como resultado, o cálculo da média aritmética e assim definir a aprovação ou reprovação do aluno. Sendo que a condição de aprovação, a média deve ser maior ou igual a sete (7,0).
Início
N1, N2, N3, N4
MD  (N1+N2+N3+N4) / 4
MD >= 7,0
“APROVADO”
“REPROVADO”
Fim
SIM
NÃO
Início
N1 , N2
DIFE  N1 – N2
DIFE
Fim
Exemplo 4: Crie um Fluxograma que leia dois números quaisquer e mostre a diferença do maior número pelo menor número lido.
NÃO
SIM
N1 > N2
DIFE  N2 – N1
Exemplo 5: Ler uma temperatura em graus Celsius e apresentá-la convertida em Fahrenheit. A fórmula de conversão é:					F  (9 * C + 160) / 5, sendo “F” a temperatura 			em Fahrenheit e “C” a temperatura em Celsius.
Início
F
F  (9 * C + 160) / 5
C
FIM

Continue navegando