Buscar

QUEIMADAS E SEUS IMPACTOS NO ECOSSISTEMA E NA SAÚDE DA POPULAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUEIMADAS E SEUS IMPACTOS NO ECOSSISTEMA E NA SAÚDE DA POPULAÇÃO
O Brasil assume, pela primeira vez, em 2009 um compromisso, em âmbito internacional e doméstico, de controle de suas emissões de GEE (Gases de efeito estufa). Por meio da Política Nacional de Mudança do Clima – PNMC o Brasil passa a regular suas emissões de GEE tendo como meta reduzir entre 36,1% e 38,9% suas emissões projetadas para o ano de 2020. (BRASIL, CMMC,2013). Os números mostram em 2014 183.424, 2017 275.120 queimadas. Entretanto, ainda correspondem a uma das técnicas agrícolas mais primitivas da história do homem. Quando já era usada para retirada da cobertura vegetal original antes do plantio e ou formação de pastagem, para a época era uma técnica rápida e barata. Além disso, a queimada é considerada por alguns agricultores como uma ferramenta de fertilização do solo. Pois as cinzas que restam após a passagem do fogo, funcionam como adubo natural. As causa das queimadas são diversas. Trazendo consequências drásticas para o meio ambiente, população, desequilíbrio dos ecossistemas originais, impactando negativamente para a fauna, erosão do solo e diminuição da fertilidade por perda de matéria orgânica e umidade, diminuição da biodiversidade e impactos negativos a saúde da população, em razão dos gases e partículas nocivas, seja por fatores climáticos ou pelo uso indiscriminado do fogo que gera poluição atmosférica, pela queima de biomassa e tem sido associada ao aumento de morbimortalidade por doenças respiratórias e pulmonares, principalmente em função do material particulado. As partículas se depositam nos brônquios terminais e alvéolos, agravando problemas respiratórios (asma, bronquite, e etc.), causando Ca de pulmão e podendo causar mortes prematuras. As crianças são as mais vulneráveis. A Organização Mundial da Saúde (ANO?) - comprova que 1,7 milhão de crianças, com menos de 5 anos, morrem no mundo anualmente devido a poluição ambiental e os poluentes atmosféricos são um dos grandes responsáveis”. Os números permite dimensionar o problema quando mostra um cenário para os próximos 20 anos e sinaliza que os efeitos da poluição do ar serão responsáveis por milhares de atendimentos, internamentos hospitalares e mortes. Para minimizar esta situação, é crucial adotar mudança de atitudes que possam contribuir para e respeito aos ecossistemas como garantia da sustentabilidade, associando-as à nossa saúde. A cultura das queimadas continua ameaçando nossa flora e fauna, incidindo sobre o aquecimento global e impactando na saúde da população, aumentando a preocupação e o envolvimento do enfermeiro como autor no papel de orientador e cuidador no que tange a mudança de hábitos relacionados ao meio e a qualidade de vida.
Palavras chave: Queimadas, doenças respiratórias, internações, enfermeiro, educação em saúde .
Este resumo objetiva esclarecer aos alunos quanto aos impactos das queimadas e sua relação com o ecossistema e a saúde da população. Para isso utilizamos 05 referências bibliográficas atualizadas de 2013 a 2018.
Bibliografia:
FONSECA, L. Monitoramento ambiental dos biomas brasileiros é aposta para alavancar P&D da OBT nos próximos anos. INPE INFORMA. 2017. Disponível em: <http://www.inpe.br/informativo/08/nota01> Acesso em: out. 2018.
CASTRO, F.R. et al. IMPACTOS DAS QUEIMADAS SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO HUMANA NA AMAZÔNIA MARANHENSE. Rev Pesq Saúde. 2016. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahuufma/article/viewFile/5400/4328> Acesso em: out. 2018.
PORTELA, G. Estudos analisam as queimadas e seu impacto no clima e na saúde. Icict/Fiocruz. 2018. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2018/01/18/estudos-analisam-as-queimadas-e-seu-impacto-no-clima-e-na-saude/> Acesso em: out. 2018.
PORTUGAL. A.D. Tecnologias Para Reduzir a Prática das Queimadas. Disponível em: <http://www.preveqmd.cnpm.embrapa.br/cartilha.htm > Acesso em: out. 2018.
VITA, V. Câncer de pulmão: sintomas, diagnóstico e causas além do cigarro. Ativa Saúde, 2018. Disponível em: <https://www.ativosaude.com/saude/cancer-de-pulmao/> Acesso em: out. 2018.

Outros materiais