Buscar

AV PROPRIEDADE INTELECTUAL DIREITO E ÉTICA

Prévia do material em texto

Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Estado é uma organização de um grupo de pessoas em determinado território, visando o bem comum. Para existência do Estado, é necessário existir um conjunto de regras que possibilitem sua existência. Há um ramo do Direito com o objetivo de criar regras de organização do Estado e distribuição das esferas de competência do poder político. Este ramo do Direito é determinado como:
		
	 
	Direito Civil.
	
	Direito do Consumidor.
	
	Direito Penal.
	 
	Direito Constitucional.
	
	Direito do Trabalho.
	Respondido em 09/10/2020 11:35:22
	
	Explicação:
Direito Constitucional é o ramo do Direito que incide em uma série de princípios, conceitos e instituições que constam em vários direitos positivos ¿ Direito Penal, Civil, Trabalho, Consumidor etc ¿ classificando e sistematizando-os para uma visão unitária. Assim, a resposta correta é: Direito Constitucional.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I) as obras intelectualmente protegidas podem ser expressas em qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte
II) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção se estiverem contidas em CD
III) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção legal se estiverem em suportes tangíveis
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	a opção III está correta
	
	a opção I é falsa
	
	as opções II e III estão corretas
	 
	a opção I está correta
	
	a opção II está correta
	Respondido em 09/10/2020 11:23:16
	
	Explicação:
A pergunta nos remete a três afirmativas que, para uma melhor resposta, passamos a analisar: afirmativa I) as obras intelectualmente protegidas podem ser expressas em qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte ¿ afirmativa verdeira, pois não importa onde a obra é fixada, pois esta é protegida desde o momento de sua criação: afirmativa II) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção se estiverem contidas em CD ¿ afirmativa falsa, pois a legislação que dita sobre a proteção das obras cita que pode ser fixada em qualquer suporte (Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: ¿) - afirmativa III) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção legal se estiverem em suportes tangíveis ¿ afirmativa falsa ¿ segundo a legislação o suporte pode ser tangível ou intangível (Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:¿) assim, pela combinação de respostas, a afirmativa correta é: a opção I está correta.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quem revela, sem justa causa, segredo que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, comete crime de:
		
	
	invasão de privacidade
	 
	violação de segredo profissional
	
	roubo de informação
	
	furto de informação
	
	estelionato
	Respondido em 09/10/2020 11:24:14
	
	Explicação:
A questão nos remete a análise dos crimes contra segredos ¿ que podem ser de ordem particular, como a violação de correspondência; como os de ordem profissional ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei Penal que dita em seu
Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Violação do segredo profissional ¿ Assim, a resposta correta é: violação de segredo profissional.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na conclusão dos contratos, os contratantes são obrigados a guardar, na sua execução:
		
	
	apenas os interesses dos fornecedor
	
	o que lhes for mais interessante
	
	apenas os interesses do comerciante
	
	apenas os interesses do consumidor
	 
	os princípios de probidade e boa-fé
	Respondido em 09/10/2020 11:25:09
	
	Explicação:
A questão nos remete só tema contratos, estudado em legislação de nosso conteúdo, mais especificamente a legislação civil ¿ Código Civil ¿ no que tange a conclusão dos contratos - A probidade consiste na honestidade de que as partes devem revestir-se ao entrarem em negociações objetivando contratar. A boa-fé referida no art. 422 do Código Civil corresponde à sua modalidade objetiva, ou seja, coerente com um modelo de comportamento objetivo, construída como uma regra de conduta, correlacionando-se com a honestidade, a retidão, a lealdade e o respeito ao interesse da contraparte, no caso concreto. Assim, a resposta correta é: os princípios de probidade e boa-fé.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Tício adquire, via Internet, um perfume para presentear sua noiva. Ao receber o produto, percebeu que o frasco tinha um tamanho muito aquém daquele colocado na imagem que constava no site de compras. Qual prazo tem Tício para arrepender-se desta compra:
		
	
	9 dias a contar do recebimento do produto
	 
	7 dias a contar do recebimento do produto
	
	30 dias a contar do recebimento do produto
	
	7 dias a contar do uso do produto
	
	7 dias a contar da compra do produto
	Respondido em 09/10/2020 11:26:03
	
	Explicação:
A pergunta nos remete ao qual é prazo de arrependimento na legislação consumerista em razão de produtos comprados fora do ambiente físico da loja, no caso, comprado em um site na internet ¿ para uma melhor resposta vamos nosso correr da lei 8078, código de defesa do consumidor em seu art. Art. 49. dita, O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Assim a resposta correta é 7 dias a contar do recebimento do produto
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Interpretar restritivamente os negócios jurídicos sobre direitos autorais significa:
		
	
	contrafação
	
	interpretar a obra por inteiro
	 
	interpretar exatamente o que está escrito no contrato
	
	acrescentar cláusulas ao contrato sem autorização do autor
	
	interpretar apenas parte do contrato
	Respondido em 09/10/2020 11:27:11
	
	Explicação:
A pergunta nos remete a questão da interpretação restritiva sobre os diretos autorais ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais - Art. 4º Interpretam-se restritivamente os negócios jurídicos sobre os direitos autorais. - isso significa que o conteúdo do contrato deve obedecer ao que esta escrito; - assim a resposta correta é: interpretar exatamente o que está escrito no contrato.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando o legislador determinou que o autor tem o direito exclusivo de dispor de suas obras, estas obras são caracterizadas como obras:
		
	
	compostas
	
	puras
	 
	científicas, artísticas e literárias
	
	apenas literárias
	
	de valor agregado
	Respondido em 09/10/2020 11:30:32
	
	Explicação:
A pergunte a um dos direitos morais que é o de ter o direito exclusivo de autorizar ou não a reprodução da obra, de forma graciosa, de graça, ou não; indagando que característica tem estas obra ¿ Para uma melhor resposta nos socorremos da lei 9610, lei de diretos autorais que dita em seu artigo Art. 11. Autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica. - assim a resposta correta é: científicas, artísticas e literárias.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A lei de proteção a propriedade intelectual sobre programas de computador, lei 9609, foi publicada no mesmo dia que a lei de direitos autorais,Lei 9610. Segundo sua regulamentação, os programas de computador foram incluídos no âmbito da proteção:
		
	
	dos direitos morais.
	
	dos direitos patrimoniais.
	 
	dos direitos autorais.
	
	dos direitos das patentes.
	
	dos direitos contra concorrência desleal.
	Respondido em 09/10/2020 11:30:59
	
	Explicação:
A pergunta nos remete ao questionamento a que legislação o programa de computador, ou melhor a capacidade de criação de um programa de computador pelo autor da obra, estaria protegido. Para uma melhor resposta nos socorremos da lei 9610, lei de direitos autorais, em seu artigo Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: XII - os programas de computador; § 1º Os programas de computador são objeto de legislação específica, observadas as disposições desta Lei que lhes sejam aplicáveis. Assim, a resposta correta: dos direitos autorais.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(XII Exame Unificado/OAB/ 2013 - adaptada) - Sobre a licença compulsória, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Pode ser concedida com exclusividade, a critério do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
	
	Pode ser concedida com exclusividade, a critério do Instituto Nacional da Propriedade Intelactual.
	
	É admitido o sublicenciamento, com a concordância prévia do licenciante.
	
	É a hipótese em que o Estado outorga o direito de patente ao autor da invenção sem a sua iniciativa.
	 
	É cabível sua concessão se a comercialização não satisfizer às necessidades do mercado.
 
	Respondido em 09/10/2020 11:32:25
	
	Explicação:
A Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 é a responsável por regular direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Essa Lei dá certas garantias, embora temporárias, àqueles que através do processo formal requerem e obtêm a patente de sua invenção, permitindo a sua utilização com exclusividade ou o estabelecimento de contratos para a exploração do invento por terceiros. Em relação ao instituto da licença compulsória, a fundamentação está disciplinada nos artigos 68, 70 e 71 da referida legislação.
Art. 68. O titular ficará sujeito a ter a patente licenciada compulsoriamente se exercer os direitos dela decorrentes de forma abusiva, ou por meio dela praticar abuso de poder econômico, comprovado nos termos da lei, por decisão administrativa ou judicial.
Desse modo, cabe sua concessão se a comercialização não satisfizer às necessidades do mercado.
 
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As marcas são sinais utilizados no comércio para identificar produtos ou serviços. A marca é o símbolo em que os seus clientes se baseiam para escolher uma empresa fornecedora de um produto ou serviço. A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, o posicionamento da empresa. Um tipo de marca, que temos como exemplo a AACD Associação de Assistência à Criança Deficiente, Associação Comercial de São Paulo, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil SICOOB e UNIMED, que se destina a identificar e distinguir produtos ou serviços provenientes de uma pessoa jurídica representando uma associação, cooperativa, sindicato, federação ou confederação, é descrita como marda:
		
	
	Produto.
	
	Mista.
	
	Certificação.
	 
	Coletiva.
	
	Serviço.
	Respondido em 09/10/2020 11:33:08
	
	Explicação:
Como o próprio enunciado já revela com as cooperativas coletivas, a MARCA COLETIVA é utilizada para identificar produtos ou serviços que provêm de membros de uma determinada entidade.

Continue navegando