Buscar

2° Trabalho - Construção Civil

Prévia do material em texto

2º Semestre – 2020
Construção Civil - 1º Bimestre
Professor: Thiago Primo Sousa
Aluno: Adriel Francisco Melo
QUESTÃO 1
O sistema construtivo caracterizado pela conformação do “esqueleto estrutural”, estruturado em perfis leves de aço galvanizado conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas, geralmente painéis cimentícios, autoportante, sendo capaz de suportar as cargas da edificação, denomina-se:
 Alternativas
A) Steel-framing. 
B) Wood-framing.
C) Dry-wall.
D) Tilt up.
E) Pré-moldado.
Resposta: Steel-framing
QUESTÃO 2
O principal intuito do sistema é elevar os lucros eliminando os custos. E sus pilares são o Just-in-time e a Autonomação. O termo Just-in-time, traz o significado literal de “somente no tempo”, é usado para definir o processo de produção que é capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de estoque adicional.
A afirmação acima se refere a:
Alternativas
A) Lean Construction. 
B) Steel-Framing.
C) Wood-framing.
D) Dry-wall.
F) Pré-moldado.
Resposta: Lean Construction
QUESTÃO 3
Nas obras de engenharia, o planejamento e os projetos adequados aumentam a eficiência no canteiro de obras, principalmente em relação aos cronogramas de execução e a custos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Na fase de avaliação da viabilidade da construção de um conjunto habitacional popular, os aspectos relacionados ao terreno, como localização e topografia, não precisam ser examinados, visto que esta é uma obra urbana de baixo custo.
A) Certo
B) Errado 
Resposta: A topografia tem aplicação no momento da compra do terreno e no desenvolvimento do projeto. Também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo, tais como: Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, dentre outros. 
Logo, a afirmativa está errada.
QUESTÃO 4
A cerca do Light Steel-Faming, disserte tudo que sabe sobre o modelo construtivo, separando suas etapas e especificidades.
Resposta:
O Light Steel Frame são basicamente perfis de aço galvanizado, totalmente industrializado, é um modelo de construção sustentável por seu baixo consumo de água, energia e por utilização de materiais recicláveis. Suas etapas são:
Fundação, mais comum em uma construção a seco é o Radier, que é aplicável na maioria dos solos. a estrutura Steel Frame é muito menor que a de uma obra em alvenaria. Pouco utilizada mas, uma opção de fundação é a Sapata Corrida.
Painéis de aço estruturais, são posicionados e fixados na fundação, sempre atento ao esquadro. Os painéis sempre vão para a obra já numerados para suas devidas posições. Os perfis também já vão perfurados com passagens para instalações hidráulicas e elétricas.
Cobertura, é feita com os perfis de aço galvanizado e acima do aço é aplicado o revestimento com as placas OSB e/ou placas cimentícias. 
Revestimento, são divididos em internos, de dentro da casa, e externo, de fora da casa. Além da proteção, são fundamentais para um melhor isolamento térmico e acústico. Externo: os componentes para revestimento externo, em ordem de aplicação, são as Placas OSB (painéis de madeira extremamente resistentes), Membrana hidrófuga, Placa cimentícia, Base coat e o revestimento convencional (pinturas, texturas, pedras, porcelanato ou madeira). Interno: os revestimentos das paredes internas são todos realizados com gesso acartonado. Nas paredes internas podem ser fixados todo tipo de objeto, pois o revestimentos é altamente resistente e rígido, aguentando cargas até maiores que as paredes de tijolos.
QUESTÃO 5
Disserte sobre os aspectos relevantes do Lean construction e de qual forma é empregado na construção civil.
Resposta:
No setor da construção civil, as pequenas, médias e grandes empresas buscam se modernizar para se manter competitivas no cenário atual do mercado. Pensando em melhorias em relação a atrasos, desperdícios e até mesmo a logística de uma obra, muitos gestores, no mundo todo, estão aplicando o método Lean Construction ou, simplesmente, construção enxuta. Em uma metodologia que visa planejamento e controle, o canteiro de obras e o processo de produção tornam-se organizados e producentes.
Ele visa:
1 – Agregar valor à construção
2 – Eliminar o que não acrescenta
3 – Otimizar tempo
4 – Reduzir a variabilidade
5 – Tornar processos transparentes
QUESTÃO 6
A cerca das Estruturas de concreto pré-moldadas, disserte tudo que sabe sobre o modelo construtivo, separando suas etapas e especificidades.
Resposta:
A estruturas de concreto pré-moldadas são feitas fora do canteiro de obras, processo que apresenta vantagens em termos de agilidade e controle de qualidade em comparação com as estruturas moldadas in loco. Da indústria ao canteiro de obra, as peças são submetidas a etapas rigorosas de projeto, especificação de materiais, concretagem, cura e movimentação.
Projeto
 Após a análise de disponibilidade de fornecedores na região onde as peças serão feitas, o projeto é encaminhado para os devidos cálculos estruturais e detalhes construtivos, quando se torna fundamental a presença de um projetista de estrutura com experiência.
Especificação de matérias 
Os materiais para produção de concreto armado variam de acordo com o processo em que as peças serão submetidas. De acordo com a NBR 7480 (Aço para estruturas de concreto armado – Especificação), os aços indicados são o CA-50 e CA-60. Já para protensão das peças, processo usual na fabricação de lajes, painéis alveolares, telhas e estacas, recomenda-se o uso de fios e cordoalhas, conforme indicam as normas NBR 7482 (Fios de aço para estruturas de concreto protendido - Especificação) e NBR 7483 (Cordoalhas de aço para estruturas de concreto protendido - Especificação).
Concretagem 
A concretagem dos pré-moldados deve seguir critérios de qualidade relacionados ao acabamento final da peça. Nesse sentido, é necessário cuidado especial em relação à etapa de vibração, cujas técnicas variam de acordo com os níveis de consistência (slump) do concreto.
Cura
A cura inicial do concreto — período entre o término da concretagem e seu saque da forma — pode ser feito convencionalmente com cobertura de filme plástico para evitar a evaporação da água ou pode ser acelerado com uso de cura térmica, no qual se aplica vapor de água quente para agilizar as reações de hidratação do cimento e resistência do concreto, otimizando o uso das formas e pistas.
Movimentação/ transporte
O transporte dos elementos pré-moldados dentro da indústria requer extremo cuidado para evitar que as peças sofram trincas, fissuras e qualquer tipo de danificação. De acordo com o departamento técnico da Precon Engenharia, as peças de concreto possuem alças adequadas para sua movimentação, que também são utilizadas para a montagem na obra. O transporte interno divide-se em dois tipos: vertical e horizontal. O primeiro está relacionado à movimentação de saque e desforma com auxílio de máquinas específicas, como pontes rolantes e pórticos, pois as peças de concreto possuem dimensões variáveis e pesos que podem ultrapassar 25 toneladas. Já o transporte horizontal está relacionado à movimentação desses elementos do local de produção (forma ou pista) até seu estoque temporário na fábrica, e normalmente é realizado com auxílio de carretas”, completa Sabino.
QUESTÃO 7
Porque a compatibilização é importante para as estruturas pré-moldadas, e quais as consequências de uma boa e má compatibilização?
Resposta:
A compatibilização em projetos vem ganhando força na construção civil. É uma visão uniforme que manter um fluxo de trabalho constante entre os participantes de um empreendimento, tais como engenheiros, arquitetos e construtoras, é benéfico tanto do ponto de vista da qualidade de uma edificação, quanto do ponto de vista econômico. As principais consequências de um projeto mal compatibilizado ou sem compatibilização são:
Custos adicionais não previstos na construção
Atraso no cronograma de entrega do empreendimento
Reduçãoda qualidade do empreendimento (improvisos em obra)

Continue navegando