Buscar

RESUMO HISTÓRIA MEDIEVAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO: HISTÓRIA MEDIEVAL 
Idade Média: a era do feudalismo, do predomínio da igreja católica e dos cavaleiros. 
Se vista por outro lado, podemos observar que a idade média também conhecida pela historiografia tradicional como “idade das trevas” foi uma época dinâmica, inovadora e vibrante, simplesmente o oposto da tradicional e injusta imagem de “idade das trevas”. Uma época de inovações tecnológicas e filosóficas; do surgimento de culturas inovadoras, da invenção do amor cortês e de alguns dos nossos costumes de higiene mais básicos. 
Acredita-se que o termo Idades das Trevas tenha sido criado por Francesco Petrarca (1304-1374) por vota da década de 1330, ou seja, nos primeiros instantes da renovação cultural renascentista. 
O conceito de “Idade Média” é anacrônico
Petrarca entendia que a queda de Roma teria trazido a decadência da cultura clássica, com o surgimento de uma nova raça de homens, analfabetos e incultos: os bárbaros. Assim, do ponto de vista da cultura, um véu de escuridão teria se colocado sobre o mundo neste período, o que justificaria entender o período anterior como uma idade das Trevas. 
O conceito de idade média após o renascimento
1. Na reforma religiosa
Durante a reforma religiosa (séc. XVI), a idade média foi vista como um momento de corrupção da igreja católica, quando a igreja detinha um poder politico e econômico enorme e os padres eram considerados pecadores. Dessa forma, os reformadores podiam se apresentar como restauradores da moralidade da religião, representantes de uma fé mais pura e mais simples, mais semelhante a igreja primitiva. A reforma religiosa difundiu uma uma imagem de idade média como um período de harmonia religiosa, como seria de se esperar em um momento em que a Europa inteira seguia a “ÚNICA E VERDADEIRA FÉ”.

Continue navegando