Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Desenho Tecnico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Escala, dentro da área técnica, é a proporção definida entre as dimensões representadas em desenho e as dimensões reais de um objeto. Este elemento do desenho técnico é tão importante quanto a representação gráfica em si, guardando proporção entre a dimensão em projeto (em papel) e a dimensão real (o objeto em si), que pode ser natural, de redução e/ou de ampliação. Disserte sobre os três tipos de escalas, evidenciando um exemplo de objeto projetado para cada uma destas escalas.
	Resposta Esperada:
A relação entre as dimensões representadas em desenho e as dimensões reais de determinado objeto evidenciam três tipos básicos de escalas: natural, de redução e de ampliação.
A escala natural evidencia a relação 1:1, ou seja, um objeto que está sendo representado em seu tamanho natural, em seu tamanho real. Geralmente esta escala é utilizada para objetos nem muito grandes e nem muito pequenos, que não necessitam de redução e/ou ampliação de representação gráfica para a leitura espacial do mesmo.
A escala de redução evidencia a relação, por exemplo, 1:50, bastante utilizada na representação de edificações. Como uma casa é muito grande para ser desenhada em escala real, passa-se para a representação em escala reduzida, em tamanho de papel que facilita o manuseio e a leitura destas informações.
A escala de ampliação evidencia a relação, por exemplo, 5:1, em que determinado objeto, por ser muito pequeno, deve ser ampliado cinco vezes para melhor expressar detalhes de projeto. Esta escala é utilizada na representação de pequenos parafusos, por exemplo, que precisam ser ampliados para melhor leitura espacial.
	2.
	O desenho projetivo, em arquitetura, visa representar as três dimensões de uma edificação sobre as duas dimensões de uma folha de papel. E um dos meios de representar a edificação em um plano de projeção, do mesmo modo como em uma folha de papel, é através da técnica do corte. Diante da importância do corte na representação gráfica da edificação, o que é um corte transversal e um corte longitudinal? Qual é a diferença entre eles?
	Resposta Esperada:
Os cortes são executados em uma edificação para ilustrar as alturas, os detalhes e divisões internas. Em desenhos complexos, é necessário o uso de mais de um corte para a visualização dos detalhes internos.
O plano de corte transversal é executado na menor dimensão da edificação, no sentido da largura.
O plano de corte longitudinal é executado na maior dimensão da edificação, no sentido do comprimento.

Continue navegando