Buscar

Micoses: Causas, Sintomas e Tipos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Alana Cristina dos Santos RA:51613558
QUESTOES SOBRE MECANISMO DE AGRESSÃO
1.O que são micoses? Quais são os agentes que o provocam e como podem ser classificados?
2.Quais são as principais características, sinais clínicas e sintomas das micoses?
3.O que são “micoses oportunistas”? E por que elas acontecem?
Respostas:
1 – Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. Os agentes causadores são: Microsporum, Trichophyton ou Epidermophyton. São classificados em: micoses superficiais, micoses cutâneas ou dermatofitoses, micoses subcutâneas, micoses sistêmicas e oportunistas.
2- Micoses são do reino Fungi, não sintetizam clorofila e não tem celulose na parede celular. A identificação dos fungos é feita por suas características morfológicas, comportamento bioquímico e estruturas antigênicas. As manifestações clínicas podem ser: lesões no couro cabeludo com áreas de queda dos cabelos, lesões arredondadas localizadas no corpo, descamações nos espaços interdigitais e raiz das coxas, vesículas pruriginosas nos pés, manchas esbranquiçadas na pele, etc. Os principais sintomas são: bolhas, fissuras, escamas, manchas ou prurido. 
 3 – São infecções cosmopolitas causadas por fungos de baixa virulência, que convivem pacificamente com o hospedeiro, mas ao encontrarem condições favoráveis, como distúrbios do sistema imunológico, desenvolvem seu poder patogênico, invadindo os tecidos. Acontecem quando ocorre uma queda no sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento.

Continue navegando