Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655603) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24609795
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Do ponto de vista dos seres humanos, um recurso é qualquer coisa obtida do meio ambiente para atender a necessidades e desejos (MILLER JÚNIOR, 2013). Uma das causas da degradação ambiental é a superutilização dos recursos que estão classificados em duas categorias. Quais são elas?
FONTE: MILLER JÚNIOR, G. T. Ciência Ambiental. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
	 a)
	Naturais e artificiais.
	 b)
	Renováveis e não renováveis.
	 c)
	Não renováveis e naturais.
	 d)
	Renováveis e artificiais.
	2.
	Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
	 a)
	Industrialização.
	 b)
	Desenvolvimento sustentável.
	 c)
	Capitalismo.
	 d)
	Socialismo.
	3.
	O meio ambiente, a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são amplamente discutidos nos programas de responsabilidade social. A responsabilidade social possui algumas convenções, que foram desenvolvidas ao longo de reuniões da Organização das Nações Unidas e de seus organismos. Com relação a estas convenções/protocolos que subsidiam as ações de responsabilidade socioambiental, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Código Florestal.
(    ) Protocolo de Kyoto.
(    ) Cúpula da Terra.
(    ) Carta Régia dos Rios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	Muito já se conquistou com relação ao estabelecimento e respeito aos direitos humanos. No entanto, esses esforços não foram obtidos em um único momento, mas foram o resultado de diferentes ações que, conforme classificação, podem ser divididas em três gerações. Com relação às gerações dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I- A segunda geração dos direitos humanos tem como base a busca por questões que envolvem o princípio da fraternidade, sendo um exemplo dessa geração a Carta de Paris para uma Nova Europa.
II- Os direitos sociais, econômicos e culturais são conquistas obtidas na primeira geração dos direitos humanos.
III- As três gerações de direitos humanos diferem em alguns aspectos, como a natureza da sua iniciativa, evoluindo de uma visão mais individual, observada na primeira geração, até a coletividade (terceira geração).
IV- A Carta Magna, documento importantíssimo devido ao seu pioneirismo, é um das ações desenvolvidas durante a primeira geração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	5.
	A preocupação com a preservação ambiental está em pauta em muitos países. Há algum tempo, inclusive no Brasil, desde 1965, quando se criou o Código Florestal e a partir desse momento adiante, uma série de legislações foram criadas. Essa preocupação certamente se deu devido à falta de qualidade de vida, consequências percebidas por afetar a saúde das pessoas. Com base no exercício de cidadania e da responsabilidade ambiental pelo cidadão, analise as sentenças a seguir: 
I- Participação da elaboração de políticas públicas que visem à renda aos cofres públicos.
II- Participação do Conselho de Meio Ambiente de seu município e discutindo as questões ambientais locais e regionais.
III- Articulação com grupos de ações para a fiscalização do cumprimento da legislação aos que abandonam a área de extração de forma devastada, o que se reflete na saúde da população e nos cofres públicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Na Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa com outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educação brasileira vem de longa data, culminando com a expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito.
II- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. 
III- Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
	 a)
	Rotação de culturas e rodízio.
	 b)
	Regime intensivo e regime predatório.
	 c)
	Regime exaustivo e rotação de culturas.
	 d)
	Rodízio e regime intensivo.
	8.
	A urbanização desordenada ocasionou diversos impactos sobre o meio ambiente, entre eles o desmatamento, impermeabilização do solo etc. A respeito dos impactos que a urbanização ocasiona aos ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocasionou a redução do hábitat de muitas espécies animais, inclusive daquelas responsáveis pela polinização de plantas.
(    ) A destruição de áreas de mangue acaba por comprometer a reprodução de muitas espécies de animais, uma vez que esta área é considerada o berço da vida marinha.
(    ) A redução do tamanho dos espaços naturais coloca em perigo as populações de espécies animais de grande porte, que necessitam de grandes áreas para sobreviver.
(    ) A alteração no regime hidrológico não pode ser considerada um impacto sobre o ecossistema, visto que este regime pouca relação tem com o processo de urbanização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
(    ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
(    ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
(    ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
(    ) A prevenção ea coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F - V.
	10.
	O tema sustentabilidade iniciou em 1968, quando alguns líderes, em um pequeno vilarejo em Roma, na Itália, reuniram-se para identificar os problemas ambientais. Com relação à sequência cronológica na busca do desenvolvimento sustentável, ordene os itens a seguir:
I- Comissão de Brundtland.
II- Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável.
III- Clube de Roma.
IV- Rio+20.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	III - I - II - IV.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 b)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 c)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	 d)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina