Buscar

educação e diversidade prova 1

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648550) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23378558
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: √ Resposta Certa  X Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	√ d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	2.
	As diferentes culturas foram e vêm sendo construídas por um processo histórico e político. Nesse sentido, segundo Aquino (2002, p. 16), ?[...] somos todos iguais como seres humanos. Por isso, devemos combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros.? Isto PORQUE todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre o exposto nesta questão, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2002.
	√ a)
	Na sua forma de agir com relação ao outro, o ser humano pode fazê-lo de maneira a não permitir que a discriminação exista.
	 b
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 c)
	A maneira de agir do ser humano com relação ao outro se dá de um modo que a discriminação se concretize em todos os seus atos.
	 d)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	3.
	Na concepção inclusiva, quando acentuamos a importância de assegurar os direitos do cidadão, nos referimos à possibilidade de incluir não só as pessoas ditas deficientes, mas todas as pessoas vistas como ?diferentes?. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação inclusiva tem como princípio garantir somente o atendimento das pessoas com necessidades educacionais.
(    ) O desafio da educação inclusiva é compreendê-la não somente como o acesso à escola, mas como a conquista da educação como direito de todos. 
(    ) A base para uma educação inclusiva é a valorização da diversidade como condição humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 √a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	4.
	Como um reflexo da legislação vigente e da posição do Estado brasileiro com relação à garantia da cidadania, as políticas educacionais brasileiras preveem o direito à diversidade e à inclusão. Tais direitos são reforçados nos documentos que orientam a elaboração dos currículos e as práticas educacionais no país com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O acesso à educação no Brasil, depois do acordo firmado do Fórum Internacional de Direitos das Crianças, é evidente o discurso e a preferência pelas crianças com altas habilidades.
	√ b)
	No dia a dia nas escolas brasileiras, o acesso à educação de qualidade e sem distinção permanece cada vez mais presente nos discursos e avança em muitas práticas, pois o processo é moroso.
	 c)
	Em nossas escolas brasileiras existem aspectos importantes, que evidenciam a qualidade e a permanência da criança na escola, sendo necessário privilegiar somente os menos favorecidos.
	 d)
	A acessibilidade não garante o direito do sujeito com deficiência, mesmo sabendo que isso não se institui uma nova forma de olhar para uma educação de qualidade.
	5.
	O debate sobre diversidade trouxe para as escolas de ensino regular novos sujeitos, até então restritos a outros espaços escolares. A política de inclusão tornou mais desafiador para educadores e gestores levar o discurso do respeito à diversidade para a prática. Sobre o paradigma da inclusão,analise as sentenças a seguir:
I- O ensino inclusivo é para todas as pessoas, sem exceção.
II- Para adotar o modelo de um ensino inclusivo, a escola não necessita se reestruturar.
III- A educação inclusiva está pautada no princípio da heterogeneidade.
IV- Na escola inclusiva, todos obtêm benefícios na aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 √d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A diversidade cultural traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. No entanto, traz também a desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito. Sobre este último, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões pré-estabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado muitas vezes pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 √c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstram maior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças.
II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão. 
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 √a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	8.
	Garantir a inclusão significa abrir a possibilidade de incluir não apenas as pessoas com alguma deficiências, mas todas as pessoas independente de sua origem, contexto social ou econômico. Nesse sentido, as primeiras tentativas da inclusão iniciaram-se na segunda metade dos anos 1980, mas foi no início da década de 1990 que o mundo da educação passou a entender esta perspectiva. Sobre o paradigma da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para atender a uma educação inclusiva não é necessário alterar o espaço físico. 
(    ) Todos, sem exceção,têm direito a uma educação numa concepção inclusiva.
(    ) A heterogeneidade é um dos princípios que regem a educação inclusiva.
(    ) O respeito ao tempo de aprender de cada um deve ser uma atitude não só do professor, mas dos colegas, agentes educativos e comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 √c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	É necessário combater qualquer forma de descriminação e de arrogância, agindo solidariamente uns com os outros. Conforme a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, § 2º, "ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências." Isto porque todo e qualquer sujeito está no mundo não apenas para continuar com a evolução de sua espécie, mas para ser útil e engajado democraticamente na sociedade. Sobre a discriminação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial [da União], Poder Lesgislativo, 6 jan. 1989, p. 3691. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 3 fev. 2017.
	 a)
	A discriminação, o preconceito e a arrogância são atos impensados, por isso são parte da natureza humana, o que permite que se diga que o ser humano sempre tende a trabalhar pela perpetuação da desigualdade.
	 b)
	O ser humano é, por natureza, discriminador com relação ao outro, por isso os atos humanos sempre ocorrem de maneira discriminatória.
	 √c)
	Nas atitudes humanizadas com relação ao outro que o ser humano pode romper os atos discriminatórios, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
	 d)
	Nas atitudes do ser humano com relação ao outro, não podemos perceber a discriminação ou preconceito, somente em palavras.
	10.
	A formação de intérpretes em Libras é algo recente e só aqueles que frequentam os grandes centros têm acesso a ela, que é promovida pelas associações de surdos. Entretanto, tal formação focaliza quase exclusivamente o trabalho do intérprete tradicional, e aspectos menos conhecidos e tematizados pelos próprios surdos sobre as práticas educacionais fundamentais não são focalizados (LACERDA; POLETTI, 2009). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir
I- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
II- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico não é de natureza visual-motora.
III- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
IV- Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras - a estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa; POLETTI, Juliana Esteves. A escola inclusiva para surdos: a situação singular do intérprete de língua de sinais. Brasília: Unesco/ANPED, 2009.
	 √a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina