Buscar

Avaliando Aprendizado - Fisioterapia na Saude da Mulher

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Para escolha adequada do tipo de parto é importante que a gestante seja orientada durante o pré-natal e conheça os riscos e benefícios de cada um. Ao escolher o parto normal a gestante deve conhecer as principais complicações que podem ocorrer. São elas:
		
	
	hemorragia, tempo de internação prolongado, amamentação tardia e infecção puerperal.
	
	nenhuma das alternativas
	
	contração e dilatação não efetivas, lesões do assoalho pélvico e recuperação prolongada.
	 
	contração e dilatação não efetivas, desproporção cefalopélvica, lesões do assoalho pélvico e prolapso do cordão umbilical.
	
	Lesões do assoalho pélvico, tempo de internação prolongado e hemorragia.
	Respondido em 12/10/2020 13:39:17
	
Compare com a sua resposta: IUE, Bexiga hiperativa, ausência de contração do assoalho pélvico, contração fraca do assoalho pélvico, objetivo de propriocepção do assoalho pélvico
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante,é correto afirmar:
		
	 
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, relaxina e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	 
	Uma das principais atuações da progesterona na gravidez diz respeito à diminuição da tonicidade do peritônio.
	 
	O HCG é um hormônio que existe apenas durante o parto normal.
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio relaxina.
	 
	A relaxina é responsável pela retenção hídrica e flexibilidade das articulações pélvicas.
	Respondido em 12/10/2020 13:43:51
	
Compare com a sua resposta: - Programa de atividade física para fortalecer a musculatura, coordenação, equilíbrio, flexibilidade. - Treinamento dos músculos do assoalho pélvico para evitar e tratar esses distúrbios. - Atividade aeróbica para evitar obesidade e doenças cardiovasculares. - Estabilização do tronco para prevenir disfunções da coluna.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, marque a alternativa correta..
		
	 
	Devemos iniciar os exercícios após o terceiro mês de gestação, exceto para aquelas pacientes que já pratiquem atividade física regularmente. Para todas as situações a realização de um pré-natal bem feito é condição indispensável para o inicio da prática de exercícios.
	 
	A temperatura corporal da mulher durante a atividade física pode ultrapassar 38,5ºC, sem risco algum para o feto.
	 
	A hidroterapia é um bom recurso para realizar atividade física com a gestante, pois diminui o peso corporal, facilitando a realização de alguns movimentos. A temperatura da água pode variar até 37ºC, quando o objetivo for promover um maior relaxamento.
	 
	A atividade física para gestantes deverá ter intensidade de moderada a intensa caso sejam atletas, respeitando sempre o limite máximo de 20 na escala de BORG.
	 
	Não é necessário interromper o exercício se a gestante apresentar tontura, náusea ou vômitos durante o exercício. Um breve repouso é suficiente para que ela retorne a condição de bem estar e possa voltar à atividade física.
	Respondido em 12/10/2020 13:57:31
	
Compare com a sua resposta: Estado físico geral (deformidades, limitações articulares), mobilidade geral, tórax (qualidade da entrada do ar, expansão pulmonar, presença de secreções), quaisquer problemas físicos em potencial (dor durante uma posição) e quaisquer preocupações especiais da paciente.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Estudos têm relevado as vantagens do parto normal (vaginal) para a mãe e para o bebê. Portanto, o SUS tem incentivado este tipo de parto que com o passar dos anos tem sido excluído pelas gestantes, principalmente por medo de sentir dor. Com conhecimento sobre o parto normal, marque a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O parto normal ocorre em quatro fases.
1. A fase latente. É durante esta fase que se iniciam as contrações e a dilatação, é quando o corpo começa a se preparar para o nascimento do bebê. ...
2. A fase ativa. Quando o colo do útero chega a seis centímetros de dilatação, começa a fase ativa. ...
3. Período expulsivo. ...
4. A fase da dequitação.
	 
	A ocitocina é um hormônio secretado pela adeno-hipófise (hipófise anterior) que auxilia na ejeção do leite materno, auxiliando na amamentação logo após o parto.
	 
	Durante o trabalho de parto o alto nível de Ocitocina é responsável pelas contrações da musculatura lisa do útero.
	 
	A ocitocina sintética utilizada pelos médicos para auxiliar no trabalho de parto atua igualmente a ocitocina secretada pela adenohipófise.
	 
	A ocitocina auxilia na dequitação placentária e previne hemorragia puerperal.
	Respondido em 12/10/2020 14:00:43
	
Compare com a sua resposta: Idade (65 anos), número de gestações (3), número de partos (2) e alterações hormonais (menopausa/climatério).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A conduta fisioterapêutica no puerpério imediato deverá ser pautada em condutas como: incentivo à deambulação pois promove eliminação de _______________ e evita (ou minimiza) a ocorrência de ______________ de membros inferiores; já a respiração __________________ possibilita melhora da capacidade respiratória e pode ser associada (na expiração) com a contração _________________ dos músculos abdominais.
		
	
	leite; edema; superficial; isométrica
	
	leite; edema; diafragmática; isométrica
	
	flatos; edema; superficial; concêntrica
	
	flatos; edema; diafragmática; concêntrica
	 
	flatos; edema; diafragmática; isométrica
	Respondido em 12/10/2020 14:05:39
	
Compare com a sua resposta: Histerocele é o descenso (ou queda) do útero, causada pelo desequilíbrio das forças que empurram e que mantém o útero no local (há a ruptura do complexo ligamentar cardinal útero sacral do anel pericervical).

Continue navegando