Buscar

APS 5º SEM - PARTE 2 - DP

Prévia do material em texto

7
Introdução
Fluxo de Caixa
Fluxo de caixa é um tipo de controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo, considerando entradas e saídas de dinheiro a partir de registros detalhados. Em uma visão diária, semanal ou mensal, ele já oferece instrumentos de verificação e análise para seus negócios.
Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.
A partir desse levantamento, que é uma ação básica e indispensável de gestão financeira, é possível contar com uma verdadeira base de dados. Com ela, o dono do negócio tem os subsídios necessários para as tomadas de decisões.
Investimentos de Curto Prazo
O curto prazo pode ser considerado um período de até dois anos. Se você quer investir seu dinheiro e receber os retornos em pouco tempo, existem dois aspectos que precisam ser considerados: liquidez e rentabilidade.
Quanto maior sua liquidez menor são seus rendimentos. Isso porque investimentos com grande liquidez frequentemente resultam em baixos retornos. Os bancos ou casas de investimentos, por exemplo, buscam manter seu capital por mais tempo possível no intuito de compartilhar uma maior fatia de seus ganhos com seus clientes. Já o inverso é verdadeiro.
Se a busca é por maior estabilidade, os investimentos seguros – como a caderneta de poupança – geram lucros mais baixos, mas são mais estáveis. Isso significa que há como não ter o retorno imediato que precisaria, mas também não se corre riscos com o montante inicial.
Investimento de Médio Prazo
Para investir o seu dinheiro em um período de dois a cinco anos, você precisa considerar com ainda mais cautela a taxa de rendimento que irá receber. Isso porque muito da situação econômica nacional e pessoal pode mudar nesse período e você precisa considerar que duas necessidades podem mudar ao longo desse prazo. Ou seja, aquilo que é satisfatório como rendimento hoje pode se tornar aquém de suas necessidades daqui a cinco anos.
Nesse caso, já é possível ser um pouco mais “criativo”, por assim dizer, nos investimentos, já que o tempo de aplicação é uma variável favorável. Ou seja, aplicações menos conhecidas e com baixos riscos podem ser opções mais vantajosas do que a tradicional poupança. Os fundos de renda fixa moderados, por exemplo, são boas opções.
Os melhores investimentos para médio prazo são: Tesouro Direto, LCI e LCA e Fundos Multimercados (Fundamental que não represente mais do que 20% do seu total de patrimônio). 
Investimento de Longo Prazo
A idéia principal de uma aplicação a longo prazo é garantir a segurança do montante de investimento e usar o maior tempo a seu favor. Isso significa que você precisa ter o capital inicial garantido já na aplicação e correr os riscos somente com as taxas.
O investimento imobiliário é uma boa forma de trabalhar no longo prazo, já que permite que se tenha sempre um rendimento líquido, como um aluguel, e acreditar que o capital total referente ao valor do imóvel sempre será valorizado.
A especulação é uma estratégia e consiste basicamente em aproveitar as condições de mercado a seu favor – comprar quando os preços estão baixos e vender quando estão altos.
Conclusão
Bibliografia
https://blog.contaazul.com/o-que-e-fluxo-de-caixa/
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/entenda-como-funcionam-os-investimentos-de-curto-medio-e-longo-prazo-shtml/

Continue navegando