Buscar

Av Prova

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Castanhal
	Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Societária II Turma: 8º Semestre
Período: Noturno
Professor (a): Jeremias M Vaillant Junior
Aluno (a): _ JESSICA SILVA DE LIMA	
Data: 07.10.2020	Avaliação: AV1	2020.2
	Nota:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Nota Final:
OBSERVAÇÕES:
Leia atentamente cada questão/estudo de caso;
A prova deverá ser realizada individual, respostas iguais será anuladas a questão e o aluno computará nota zero;
Terminada a prova, o aluno deverá realizar o anexo da prova no SAVA. Não será admitido entrega fora do prazo.
A coordenação/Estácio não será responsável por eventuais problemas técnicos nos computadores pessoais dos alunos, celular ou rede de internet.
A prova deve ser anexada ao SAVA em formato Excel, Word, PDF ou de forma manuscrita com uso de caneta esferográfica
PROVA SUBJETIVA	10,0 PTS
Fusão e Aquisição na Indústria Bancária Brasileira - Estudo de caso Itaú	Unibanco Teixeira &Dantas 2015.
O número de transações em fusões de aquisições vem aumentando e cada vez mais ultrapassando as barreiras do país de origem das companhias. Isso ocorre devido à concorrência mais acirrada que obriga as empresas, que desejam prosperar, a buscar crescimento inorgânico através de aquisições.
Questão 01 (2,5 pontos) Com base no artigo cientifico de Teixeira & Dantas, 2015 (disponível no SAVA), que objetivou analisar os reflexos da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco verificando se a fusão poderia estar relacionada a baixo desempenho econômico e financeiro por parte dos bancos em meio à crise financeira. Responda:
a) Como se deu o mecanismo de fusão?
Segundo o Folha de São Paulo a fusão das duas instituições financeiras Itaú Holding Financeira e o Unibanco se deu em 04/11/2008, tornando se o Itaú-Unibanco Banco Múltiplo S/A, onde os ativos das duas instituições financeiras juntas eram maior do que Banco do Brasil e Bradesco, esta fusão fortaleceu o sistema financeiro nacional, além de otimizar as agências, os cartões, créditos, seguros previdências e capitalização com inúmeros benefícios aos seus clientes.
b) Como os bancos desempenharam suas atividades após a fusão?
Segundo os bancos, para os clientes nada mudou, os caixas eletrônicos estavam disponíveis para ambos os bancos e as tarifas foram mantidas conforme contrato. Os cartões de crédito passaram a analisar as empresas Itaucard, Unicard, Hipercard e Redecard.
Os acionistas do Unibanco migraram para a nova companhia e o quadro de funcionários não foi reduzido, assim como nenhuma agência de ambos os bancos foi fechada. O novo grupo também ficou com participação na previdência de 24% e no mercado de seguros foi de 17%, em patrimônio o Grupo passou a ter R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido de cerca de R$ 51,7 bilhões.
c) Comente sobre as características gerais da nova empresa fruto do processo de fusão.
Como um dos pontos positivos da fusão entre o Itaú e o Unibanco podemos dizer que alcançaram porte de instituição internacional e como ponto negativo podemos citar a incerteza do consumidor quando aos juros cobrados e o aumento da inadimplência, que ocasionaria a desaceleração da carteira de crédito.
Questão 02 (2,5 pontos) Para que o processo de consolidação seja possível e atinja seu objetivo primordial, faz-se necessário que todas as empresas integrantes do grupo econômico adotem demonstrações contábeis uniformes, já que a consolidação consiste no somatório de linha por linha das demonstrações contábeis/financeiras individuais. Neste contexto, deve a sociedade controladora, responsável pela realização do processo de consolidação, adotar e seguir um Manual de Diretrizes Contábeis do Grupo, bem como deve a sociedade controladora impor que todas as sociedades integrantes do grupo econômico também o sigam. Quais itens devem compor o Manual de Diretrizes Contábeis do Grupo?
Assim como os ativos e passivos devem ser demonstrados de forma separada no Balanço Patrimonial a Demonstração de Resultado deve ser tratada da mesma forma. Todas as contas devem ter um formato padrão e práticas contábeis uniformizadas. Além disto deverão cumprir o que estabelece o Pronunciamento Técnico CPC36 (R3) e o art. 250 da Lei das Sociedades por Ações (Lei n6.404/76).
Questão 03 (2,5 pontos) A extinção de uma sociedade acontece mediante a paralisação definitiva de suas atividades, e não será transformada, incorporada, fusionada ou cindida. Para tanto, o processo de extinção de sociedades ocorre mediante a realização de três etapas, quais sejam: primeiramente a sociedade entra em dissolução, depois passa pelo processo de liquidação e, finalmente, é extinta. Diferencie essas três etapas para a realização da extinção de uma sociedade.
A dissolução consiste no processo de paralisar as ativades da empresa e na liquidação é analisados todos os bens e direitos da empresa para pagar as suas dívidas e somente no processo de extinção a empresa deixar de existir.
Questão 04 (2,5 pontos) A Companhia A tem um recebível no valor de $ 500.000 de sua controladora, Companhia B. Como consequência, esta tem em seu passivo uma dívida no mesmo valor com a Controladora A. No momento da consolidação do balanço, que tratamento daremos a essa situação? Faça os referidos lançamentos.
Companhia A
D – Contas a receber – $500.000
C – Banco - $500.000
Gerou um crédito na companhia A, pois a mesma possui um recebível da companhia B, este poderá entrar no Caixa ou Banco da companhia A
Companhia B
D – Banco - $500.000
C – Contas a Pagar - $500.000
Gerou um débito na companhia B, pois está terá que pagar sua dívida com a companhia A, está dívida poderá ser paga com dinheiro em Caixa ou Banco da companhia B.

Continue navegando