Buscar

DIREITO EMPRESARIAL 1

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL - SP ON-LINE
1. Página inicial
2. Meus cursos
3. 4012S
4. AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA
5. VTSP
	Iniciado em
	terça, 5 Mai 2020, 18:17
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 5 Mai 2020, 22:42
	Tempo empregado
	4 horas 25 minutos
	Notas
	7,00/10,00
	Avaliar
	2,10 de um máximo de 3,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos de empresa e empresário no Direito Empresarial. 
Escolha uma:
a. Empresa é a sociedade com ou sem personalidade jurídica; empresário é o sócio da empresa, pessoa natural ou jurídica com responsabilidade limitada ao valor das quotas integralizadas
b. Empresa é a repetição profissional dos atos de comércio ou mercancia; empresário é a pessoa natural ou jurídica que pratica de modo habitual tais atos de comércio
c. Empresa é a atividade econômica organizada para a produção e/ou a circulação de bens e de serviços; empresário é o titular da empresa, quem a exerce em caráter profissional. 
d. Empresa e empresário têm o mesmo significado jurídico
e. Empresa é qualquer atividade econômica destinada à produção de bens; empresário é a pessoa natural que exerce profissionalmente a empresa e tenha receita bruta anual de até R$ 100.000,00 (cem mil reais).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Empresa é a atividade econômica organizada para a produção e/ou a circulação de bens e de serviços; empresário é o titular da empresa, quem a exerce em caráter profissional..
Questão 2
Texto da questão
De acordo com o Código Civil de 2002 e as demais normas do Direito Empresarial, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. De acordo com o Código Civil vigente, o pequeno empresário não está obrigado a escriturar livros empresariais. 
b. No contrato de trespasse, salvo disposição em sentido contrário, o alienante está impedido de fazer concorrência ao adquirente nos dez anos posteriores à transferência.
c. São atos próprios do registro público de empresas a matrícula de leiloeiros, a autenticação de atos constitutivos de sociedades empresárias e o arquivamento dos instrumentos de escrituração empresarial.
d. As sociedades simples não possuem o direito de inerência ao ponto, mesmo que presentes os requisitos previstos na Lei do Inquilinato.
e. As sociedades anônimas podem ser enquadradas como empresas de pequeno porte.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: De acordo com o Código Civil vigente, o pequeno empresário não está obrigado a escriturar livros empresariais..
Questão 3
Texto da questão
JOHNNIE WALKER DA SILVA é um pequeno fazendeiro, sua principal atividade está voltada à fabricação de queijos e doces de leite, que são vendidos em supermercados e feiras gastronômicas. A referida atividade não está registrada na Junta Comercial. De acordo com o Código Civil de 2002 e as demais normas do Direito Empresarial, JOHNNIE WALKER DA SILVA:
Escolha uma:
a. é empresário porque exerce uma atividade rural com registro na Junta Comercial.
b. é empresário independentemente da existência de registro na Junta Comercial. 
c. não é empresário porque a atividade rural não é considerada com intuito lucrativo.
d. não é empresário porque exerce uma atividade rural.
e. é empresário porque exerce uma atividade intelectual.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: não é empresário porque exerce uma atividade rural..
Questão 4
Texto da questão
Sobre os atos de competência do Registro Público de Empresas Mercantis (denominado atualmente Registro Empresarial), a cargo das Juntas Comerciais, assinale a afirmativa correta
Escolha uma:
a. O arquivamento dos documentos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de associações, sociedades empresárias e cooperativas compete às Juntas Comerciais
b. As Juntas Comerciais procederão ao assentamento dos usos e das práticas mercantis apenas quando houver provocação da Procuradoria ou de entidade de classe interessada
c. A autenticação dos instrumentos de escrituração das sociedades empresárias, do empresário individual, registrado ou não, e dos agentes auxiliares do comércio é de responsabilidade das Juntas Comerciais
d. Os atos concernentes a sociedades simples e a sociedades empresárias estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil estão sujeitos a arquivamento
e. O registro compreende a matrícula dos leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais, bem como o cancelamento dela 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O registro compreende a matrícula dos leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais, bem como o cancelamento dela.
Questão 5
Texto da questão
De acordo com o Código Civil de 2002 e as demais normas do Direito Empresarial, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A empresa individual de responsabilidade limitada deverá ser constituída com um capital máximo de cem vezes o maior salário-mínimo vigente no país e deve ser totalmente integralizado no momento da constituição.
b. São obrigações do empresário e da sociedade empresária efetuar os seus registros nas juntas comerciais, manter a escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a respectiva documentação, e levantar semestralmente o balanço patrimonial e o resultado econômico. 
c.  Aquele que tenha impedimento legal para ser empresário está impedido de ser sócio ou acionista de uma sociedade empresária.
d. A sociedade limitada não poderá usar firma em seu nome empresarial.
e. O empresário casado não necessita de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, para alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.  
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O empresário casado não necessita de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, para alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.  .
Questão 6
Texto da questão
Em relação ao estabelecimento empresarial, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Pode o estabelecimento ser objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza 
b. A transferência não importa a sub-rogação do adquirente nos contratos estipulados para exploração do estabelecimento, mesmo se não tiverem caráter pessoal, podendo os terceiros rescindir o contrato em trinta dias a contar da assinatura do instrumento
c. Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos dois anos subsequentes à transferência, aplicando-se tal proibição no caso de cessão, arrendamento ou usufruto do estabelecimento, pelo prazo de três anos.
Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos dois anos subsequentes à transferência, aplicando-se tal proibição no caso de cessão, arrendamento ou usufruto do estabelecimento, pelo prazo de três anos.
d. Independentemente de não restarem bens suficientes para solver o passivo do alienante, a eficácia da alienação do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso em 60 dias a partir de sua notificação
e. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de dois anos, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, ficando exonerado perante os devedores, em relação aos vincendos
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pode o estabelecimento ser objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza.
Questão 7
Texto da questão
De acordo com o Código Civil de 2002 e as demais normas do Direito Empresarial, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Qualquer pessoapoderá consultar os assentamentos existentes nas juntas comerciais e obter certidões, desde que comprove o interesse e mediante o pagamento do preço devido.
b. A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas.
c. A empresa de cujo capital participe outra pessoa jurídica poderá se beneficiar do tratamento legal diferenciado previsto para as microempresas e empresas de pequeno porte.
d. No contrato de trespasse, o adquirente que continua a exploração do estabelecimento adquirido, responde pelos tributos relativos ao estabelecimento adquirido, devidos até a data da celebração do contrato.
e. De acordo com o Código Civil, aplicam-se, à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades simples 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No contrato de trespasse, o adquirente que continua a exploração do estabelecimento adquirido, responde pelos tributos relativos ao estabelecimento adquirido, devidos até a data da celebração do contrato..
Questão 8
Texto da questão
De acordo com o Código Civil de 2002 e as demais normas do Direito Empresarial, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A ação renovatória do aluguel empresarial deve ser proposta no interregno de um ano, no máximo, até três meses, no mínimo, anteriores à data da finalização do prazo do contrato em vigor.
b. Os livros comerciais regularmente inscritos não podem ser utilizados como prova contra o empresário que os tenha escriturado.
c. O empresário individual é uma pessoa jurídica que exerce uma empresa.
d. De acordo com o sistema jurídico brasileiro, é facultativa a inscrição de empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de suas atividades empresárias.
e. O nome empresarial não pode ser objeto de alienação. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O nome empresarial não pode ser objeto de alienação..
Questão 9
Texto da questão
AMANDA RIVOTRIL, SABRINA SLASH e NATASHA CIROC pretendem constituir uma sociedade limitada cujo objeto é o comércio de produtos cosméticos. O título do estabelecimento já está definido como “BELLA COSMÉTICOS”, mas elas estão com muita dúvida na escolha do nome empresarial e lhe procuram para auxilia-las. Assinale a alternativa que não representa um nome empresarial correto para a referida pessoa jurídica:
Escolha uma:
a. NATASHA CIROC & CIA LTDA
b. AMANDA RIVOTRIL & CIA LTDA
c. TRIÂNGULO COMÉRCIO LTDA
d. BELLA COSMÉTICOS EIRELI 
e. BELLA COMÉRCIO LTDA
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: BELLA COSMÉTICOS EIRELI.
Questão 10
Texto da questão
O empresário individual José de Freitas alienou seu estabelecimento a outro empresário mediante os termos de um contrato escrito, averbado à margem de sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, publicado na imprensa oficial, mas não lhe restaram bens suficientes para solver o seu passivo.
 Em relação à alienação do estabelecimento empresarial nessas condições, sua eficácia depende 
Escolha uma:
a. do pagamento a todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação 
b. do consentimento expresso de todos os credores quirografários ou da consignação prévia das importâncias que lhes são devidas. 
c. do pagamento a todos os credores bem como o consentimento expresso destes, de modo expresso ou tácito, em 45 dias a partir de sua notificação
d. da quitação prévia dos créditos trabalhistas e fiscais vencidos no ano anterior ao da alienação do estabelecimento
e. da quitação ou anuência prévia dos credores com garantia real e, quanto aos demais credores, da notificação da transferência com antecedência de, no mínimo, sessenta dias
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: do pagamento a todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando