Buscar

SKINNER E BEHAVIORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Classifique em reflexo condicionado ou reflexo incondicionado  
 
a. a) Salivar diante da comida na boca  - RI
b. b) Salivar ao ouvir um som pareado com a comida  - RC
c. c) Reflexo patelar  -RI
d. d) Barulho estridente e sobressalto  - RI
e. e) Ver o pai chegando em casa bêbado e ter taquicardia  - RC
f. f) Coração acelerar ao ouvir uma canção   - RC
g. g) Mamar no peito  - RI
h. h) Medo ao ouvir o barulho da broca no dentista  -RC
i. i) Em lugares altos ter taquicardia  -RC
 
2. Daniel tem diabetes e por essa razão a cada 3 meses precisa fazer um exame de sangue para controlar sua glicose. Vem fazendo isto há tanto tempo que basta entrar no hospital que o braço dói. Este é um exemplo de condicionamento respondente. Explique o processo comportamental envolvido neste exemplo. Sua explicação deve apontar qual o Estímulo Incondicionado (US); a Resposta Incondicionada (UR); o Estímulo Neutro (NS), o Estímulo Condicionado (CS) e a Resposta Condicionada (CR) envolvidos no caso em questão. 
Houve um estímulo originalmente neutro (DIABETES) associado a um estímulo incondicionado (EXAMES), que provoca a resposta incondicionada (dor, medo) Havendo uma generalização da resposta condicionada (dor no braço ao entrar no hospital) 
 
3.) André teve uma infância triste. Em sua infância, sempre que seu pai chegava bêbado em casa, recebia um tapa na cara (seu rosto ficava vermelho e dolorido). Após anos, apanhando do pai, a simples visão de seu pai fazia com que seu rosto ficasse dolorido. Temos um exemplo de condicionamento respondente. Faça o esquema de condicionamento. Sua resposta deve conter e identificar os seguintes elementos: US (estímulo incondicionado), UR (resposta incondicionada), NS (Estímulo neutro), CS (estímulo condicionado) e CR (resposta condicionada).  
Houve um estímulo originalmente neutro (pai bêbado) associado a um estímulo incondicionado (receber um tapa), que provoca a resposta incondicionada (rosto dolorido) Havendo uma generalização da resposta condicionada (dor no rosto sempre que vê seu pai) 
3. Pedro estuda todos os dias. Gosta de estudar porque com o isso planeja entrar em uma boa faculdade. Em análise do comportamento podemos dizer que o comportamento de Pedro é mantido por reforço ou punição. Faça um esquema indicando a resposta, o estímulo e classificando como reforço ou punição.  
Pedro é estimulado pelo reforço positivo, pois tem o aumento da frequência do comportamento (estudar todos os dias) e positivo pelo acréscimo de estimulo (conseguir entrar em boa faculdade).
 
 
4. Andréia trabalha em uma lanchonete, não gosta do seu emprego porque precisa trabalhar nos fins de semana, ganha pouco, e não se sente valorizada pelo seu chefe. Porém com o dinheiro que ganha paga suas contas. Por essa razão continua a trabalhar. Em análise do comportamento podemos dizer que o comportamento de Andréia de trabalhar por dinheiro é mantido por reforço ou punição. Faça um esquema indicando a resposta, o estímulo e classificando como reforço ou punição 
 
Andreia é estimulada pelo reforço positivo, pois mantém a frequência do comportamento (trabalha todos os dias) e pelo acréscimo de estimulo (receber o dinheiro que paga suas contas).
5. Regina, estudante de psicologia, na véspera da prova, decidiu sair coma amigas e como consequência tirou no zero na prova. Na prova seguinte, (devido as consequências da prova anterior) Regina decidiu estudar e como consequência tirou nota sete. O exemplo acima mostra o poder da consequência na modificação do comportamento. Faça o esquema do comportamento de Regina em sair com as amigas e tirar zero na prova e de estudar e tirar sete na prova, classificando se as consequências são mantidos por reforço ou punição  
 
 Regina é estimulada pela punição positiva, pois diminui a frequência do comportamento (estudar para prova) e pelo acréscimo de estimulo (sair com as amigas).
6. João é enfermeiro. No ambiente de trabalho foi negligente com um paciente, por essa razão, recebeu uma advertência devido à reclamação desse paciente. Como resultado pode perder o emprego. João não tem sido mais negligente. Faça um esquema desse comportamento de ser negligente e receber uma advertência, mostrando a resposta (R) o estímulo (S). Tal comportamento é mantido por reforço ou punição?  
João tem seu comportamento mantido por punição.
7. Leia o texto abaixo:  
Daniel, 25 anos, engenheiro, procurou terapia alegando problemas de relacionamento. Segundo Daniel, sua ex-noiva não o deixa em paz. Segundo Daniel, eles estão separados há 6 meses desde que o noivado acabou. Porém, duas semanas depois do fim do noivado, Jéssica (sua ex-noiva) ligou pedindo para conversar. Daniel aceitou sair com Jéssica e ela pediu para serem amigos, Daniel aceitou a proposta. Um mês depois Jessica pediu que voltassem a serem noivos. Daniel não aceitou. Desde então Jessica tem ligado constantemente para Daniel que atende o telefone e pede para Jéssica parar de ligar. Jessica insiste e Daniel sai com ela apenas para evitar que ela ligue novamente. Baseado no que você estudou sobre comportamento operante: 
A. Faça o esquema do comportamento de Jéssica em ligar para Daniel e falar com ele. Esse comportamento está sendo mantido por reforçamento positivo ou negativo? 
Jéssica é estimulada pelo reforço positivo, pois mantém a frequência do comportamento (liga para ele todos os dias) e positivo pelo acréscimo de estimulo (ele atende e aceita o que ele fala).
 
 
B. Baseado nos seus conhecimentos, adquiridos ao longo das aulas, Jéssica vai parar de ligar para Daniel? Por quê? Podemos dizer que Daniel se comporta para que a situação mude? Sua resposta deve ser justificada. 
Jéssica não vai parar de ligar para João, porque ele saindo com ela, ele está dando algum tipo de alimento a obsessão dela, ele está tentando fazer com que ela pare de ligar, mas ele saindo com ela, está dando esperanças a um relacionamento que ele não quer que volte a acontecer.
 
8.) Mariana, 35 anos, engenheira, procurou terapia alegando problemas com seu filho André. Segundo Mariana seu filho André de 5 anos é um garoto “impossível”. O terapeuta pediu que Mariana esclarecesse melhor o termo pedindo que ela descrevesse um exemplo. Mariana descreveu que foi ao supermercado com o filho e ao passar pela área de chocolates, André pediu à mãe que comprasse uma caixa de bombons. Mariana respondeu que não iria comprar, pois, já tinha comprado uma caixa na semana passada. André passou a gritar e bater o pé, dizendo que queria a caixa de bombons. Mariana pediu para André parar de gritar, mas André continuava a fazer “birra” o que chamou a atenção de outros clientes e funcionários do supermercado. Para evitar “passar vergonha” Mariana acabou pegando uma caixa de bombons e imediatamente André parou de fazer “birra”. Mariana alega que depois conversa com André sobre as atitudes dele, ela avisa André que é a última vez que ela faz isso (comprar mediante choro de André) e que André concorda e promete não fazer mais isso. Porém, no dia seguinte, André volta a chorar para obter aquilo que quer e Mariana cede e dá o que André pede.  
A) Faça um esquema do comportamento de André, que para obter a caixa de bombom chora e faz escândalo no supermercado. Sua resposta deve identificar a resposta e o estímulo. O comportamento de André é mantido por reforço positivo ou negativo?  
 Negativo, pois ela deu a caixa de bombons para André como uma forma de parar/reter o choro dele, assim não deu nenhuma "Lição" nele. 
B) Baseado nos seus conhecimentos, adquiridos ao longo das aulas, André, vai parar de fazer escândalos no mercado? Por quê? Sua resposta deve ser justificada. 
André entende que chorando de fazendo "birra", consegue tudo aquilo que quer, ou seja, ele por tem um comportamento repetitivo (reforço), consegue o que quer com algo que a mãe não gosta (negativo).
C) Existe um procedimento que a Mariana pode aplicar em André que pode diminuir a resposta de chorar? Se sim qual o nome desse processo?Faça um esquema.  
 
André ao fazer birra o processo correto a se fazer é: ele ao começar um comportamento repetitivo de choro para conseguir algo, a mãe mostra que com aquele comportamento não irá ganhar nada (punição), caso respeite-a poderá dar um agrado (positiva).
 
9. Após um longo relacionamento de 3 anos, João e Maria se separaram. Quando se sente sozinho João liga para Maria. Maria não atende mais seus telefonemas. João se sente “frustrado” cada vez que ela não atende ao telefone. Mas tem ligado cada vez menos. Baseado nos seus conhecimentos de analise do comportamento responda: Qual o nome do processo de comportamento descrito? 
Punição negativa
 
 
10. Jean é um enólogo (especialista em vinhos) sabe diferenciar um vinho pela cor, pelo aroma e pelo sabor. Com suas habilidades ele também consegue diferenciar o que é um vinho de qualidade de um vinho de péssima qualidade. Para isso ele precisa saber duas coisas: 1) quais são as características em comum a todos os bons vinhos 2) separar os vinhos que não apresentam essas características (vinhos ruins). Tais distinções só são possíveis graças a um processo comportamental, qual o nome desse processo?  
 
A. (A) Atenção  
B. (B) Abstração  
C. (C) Generalização  
D. (D) Discriminação  
E. (E) Discriminação Condicional

Continue navegando