Buscar

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No dia 05 de Setembro de 2020 a UNIP através do aplicativo Youtuber nos proporcionou uma palestra cuja o tema “Conscientização e Sustentabilidade” ministrado pela graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas e Especialista em formação e Educação à Distância e Tecnologia da informação para estratégias de Negócios, tutora em ADS-SP, Daniele Goudinho Veron.
Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo.
Por isso, as pessoas e a sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a expressão “sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia sem afetar os recursos naturais. Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar áreas desmatadas, conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos recursos naturais, tais como a diminuição do consumo e a reciclagem, não poluir o ar, entre outras incontáveis medidas.
Cada vez mais empresas compreendem a relevância da sustentabilidade, termo que engloba ações e questões ligadas à preservação do meio ambiente, à promoção do bem-estar e qualidade de vida, à responsabilidade social e à cidadania. Mais do que compreender a importância, as organizações tem a responsabilidade de conscientizar seus funcionários acerca dos conceitos. Isso porque, a empresa não consegue alcançar metas socioambientais internas se não contar com a colaboração de seus profissionais.
O ambiente interno da empresa deve ser favorável às práticas sustentáveis. Antes de todos os funcionários serem conscientizados acerca do tema, é fundamental que a liderança da organização passe por treinamentos e também por ações de engajamento, para que internalizem o conceito e auxiliem no desenvolvimento sustentável de seus liderados.
Os líderes da empresa, além de deterem de conhecimento sobre as práticas sustentáveis, também precisam ser orientados a tornarem-se mais abertos para sugestões e colaborações de todos os funcionários da organização, essa atitude ajuda os colaboradores a se sentirem mais engajados em relação às causas.
Após a conscientização da liderança, é hora de criar uma nova cultura organizacional, dessa vez mais sustentável. Nesse momento, é hora de rever todos os processos da empresa e como eles atingem a sociedade, para, então, pensar em como redefini-los, de forma que tenham menos impacto negativo no meio ambiente e mais impacto positivo na comunidade.
Definidas as novas práticas e objetivos sustentáveis, é hora de capacitar os funcionários acerca do tema. Os colaboradores precisam ter conhecimento sobre sua importância e o impacto que a mudança nos processos trarão para a sociedade como um todo para que passem a adotar as novas metas e comportamentos em seu dia a dia. A capacitação pode ser feita por meio de reuniões, workshops, treinamentos e palestras, mas também deve ser contínua, a empresa deve se preocupar em tratar o tema constantemente em suas comunicações internas, relatórios e campanhas.
A palestrante enfatizou sobre, como muitas pessoas já perceberam a necessidade de aplicar o conceito de sustentabilidade em suas ações diárias, como, por exemplo, consumir produtos naturais, evitar o consumo excessivo de produtos químicos, reutilizar embalagens, separar o lixo e incentivar a reciclagem, utilizar transportes menos poluentes, ensinar as crianças e jovens com uma educação ambiental adequada, entre outras ações.
Na minha concepção, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo e reciclar.
Durante a palestra tive a oportunidade de conhecer sobre algumas sugestões para preservar a Amazônia, a primeira delas é Contribuir com doações de bens e tempo em instituições a favor da preservação; Participar de ativações, mobilizações e campanhas; Assinar e divulgar petições com foco em políticas públicas; Cobrar posicionamento de marcas e pessoas que tem relevância para a causa; Eliminar ou reduzir o consumo de carne tem impacto na preservação da floresta; Consumir de forma consciente madeiras e papeis certificados; Apoiar marcas que produzem de forma sustentável; Apoiar a resistência dos povos indígenas; Apoiar projetos de agroflorestal e outros de impacto socioambiental positivo.
Na concepção da palestrante Daniele Goudinho, Tem algumas Ações que garantem a sustentabilidade, dentre elas a exploração de recursos vegetais de forma controlada; preservação das matas, sem pensar somente no retorno econômico; incentivo à produção e ao consumo de alimentos orgânicos; exploração de recursos minerais, como a extração de petróleo de forma racional; uso de energias limpas, como a eólica, para a redução do uso de combustíveis fósseis, diminuindo a poluição; criação de uma política efetiva de apoio e incentivo à reciclagem; conscientização quanto ao desperdício de matéria-prima e ao consumo de energia; conscientização quanto ao consumo e ao desperdício de água. Adotando essas ações, garantimos em médio e longo prazo a melhora das condições de vida, inclusive a humana. Garante-se, assim, que os recursos naturais também vão estar disponíveis para as próximas gerações.
Concluo que essa palestra foi de suma importância, pois me proporcionou um amplo conhecimento na área, de Conscientização e Sustentabilidade contudo fiquei bastante esclarecida sobre este tema, tirei todas as minhas dúvidas e agora sim, sei que é fundamental que, se ainda a empresa não possui iniciativas de engajamento interno, ela crie ações e campanhas que promovam a conscientização de seus colaboradores, para que internalizem a importância do desenvolvimento sustentável em seus processos, funções e até mesmo atitudes do dia a dia, os funcionários devem ser estimulados a adotar os valores que a empresa pretende fundamentar suas práticas socioambientais.
CARGA HORÁRIA:10 H
POLO UNIP NOVA MUTUM MT
ALUNA: ADLA

Continue navegando