Buscar

Questionário Sistema Nervoso 22 09 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Sistema Nervoso – AULA 22/09/2020
1. Quais são as características do SN?
R: 
 2. Qual a divisão do SN? 
R: O sistema Nervoso se divide em: Sistema Nervoso Central (SNC), Sistema Nervosos Periférico (SNP).
3. Como é o nome da célula do SN e quais suas partes? 
R: Neurônios, A estrutura do neurônio é composta por pelas fibras nervosas e pelo corpo celular, onde se encontra o núcleo celular e a maioria das estruturas citoplasmáticas. 
4. Como se classificam os neurônios quanto a forma? Caracterize cada um. 
5. Como se classificam os neurônios quanto a função? Explique. 
A) Motores: Controlam os órgãos efetores (glândulas, musculo liso e estriado)
B) Sensoriais: Recebem estímulos do organismo ou do ambiente.
C) Interneurônios: Estabelecem conexões com os outros neurônios, formando um circuito complexo
6. O que são células da Glia? Quais são? Caracterize cada uma. 
R: São componentes do tecido nervoso cuja função é envolver, proteger e nutrir os neurônios.
A) Astrócitos: estabelecem uma ponte nutritiva entre os neurônios e o sangue. Além disso, fornecem sustentação física ao tecido nervoso e participam da recuperação de lesões. Se eventualmente ocorrer morte de neurônios, os espaços que eles ocupavam serão preenchidos por um tecido de cicatrização resultante da multiplicação dos Astrócitos.
B) Microglias: São macrófagos especializados em fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso 
C) Oligodendrócitos: Presentes no sistema nervoso central; enrolam-se sobre as neurofibrilas, envolvendo-as com camadas concêntricas de sua membrana plasmática. Esse envoltório constitui a Bainha de Mielina, que atua protegendo o neurônio e auxiliando o desempenho de suas funções (isolante elétrico).
D) Células de Schwann: São gliócitos presentes no sistema nervoso periférico, e desempenham papel semelhante ao dos oligodendrócitos do sistema nervoso central
7. O que é sinapse? Como ocorre? 
R: Sinapses são junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio. São elas que fazem a conexão entre células vizinhas, dando continuidade à propagação do impulso nervoso por toda a rede neuronal. 
 
 Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular.
 Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio. O estimulo ocorrido em algum ponto do neurônio é transmitido através de mudanças bruscas de carga elétrica, fenômeno chamado potencial de ação, que percorre todo o neurônio.
 Ao chegar na terminação do axônio o sinal elétrico é transmitido por meio de vesículas contendo neurotransmissores, substâncias químicas encarregadas de levar esse estímulo à célula vizinha.
Os neurotransmissores fazem com que íons (partículas com carga elétrica) sejam levados de uma célula a outra, alterando o potencial elétrico e gerando o potencial de ação.
8. Quais os tipos de sinapse?
R: Existem dois tipos de sinapses: Elétricas e Químicas 
9. Como se divide o SNC? 
R: O Sistema Nervoso Central se divide entre Encéfalo e Medula
10. Quais as divisões do encéfalo? Caracterize cada uma. 
R: O encéfalo se divide em Telencéfalo (hemisférios cerebrais), Diencéfalo (Tálamo e Hipotálamo) Cerebelo e Tronco Encefálico.
· Cerebelo -> O cerebelo primeiramente é um centro para o controle dos movimentos iniciados pelo córtex motor. Esta dividido em dois hemisférios, o lado esquerdo está relacionado com os movimentos do lado esquerdo do corpo, já o hemisfério está relacionado com os movimentos do lado direito do corpo. Dessa forma, o cerebelo esta relacionado com os ajustes dos movimentos, equilíbrio, postura e tônus muscular. 
· Cérebro -> O cérebro funciona como um “computador central” do nosso corpo, localizado na caixa craniana. O cérebro possui inúmeras funções, como: a nossa Visão, nossas emoções, produção motora e da fala, memória, movimento voluntário dos olhos, etc..
· Tronco Encefálico-> Fica entre o tálamo e a medula espinhal. Possui várias estruturas como o bulbo, o mesencéfalo e a ponte. Algumas dessas áreas são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
-Ponte: Participa de algumas atividades do bulbo, inferindo no controle da respiração, além de ser um centro de transmissão de impulsos nervosos.
-Bulbo: Recebe informações de vários órgãos do corpo, controlando as funções autônomas ( a chamada vida vegetativa: batimento cardíaco, respiração, pressão do sangue, reflexos de salivação, tosse, espirro e o ato de engolir.
-Mesencéfalo: 
 11. O encéfalo é recoberto por membranas. Como são chamadas e quais são? 
R: Meningenes, é dividida em Duramáter, Aracnoide, Pia-méter 
12. Caracterize: 
a) Telencéfalo
O telencéfalo é dividido em dois hemisférios, direito e esquerdo, são separados parcialmente pela fissura longitudinal. O hemisfério esquerdo está relacionado com a lógica e raciocínio, enquanto que o hemisfério direito com a percepção, abstração e musicalidade. Os hemisférios se comunicam, a principal estrutura inter-hemisférica de comunicação é o corpo caloso, exclusivamente por fibras nervosas mielinizadas. 
b) Diencéfalo
O diencéfalo é a parte caudal do cérebro anterior (prosencéfalo), que ocupa a parte central do cérebro. É constituído por pelo: tálamo, hipotálamo, epitálamo, metatálamo e subtálamo. 
c) Mesencéfalo 
O Mesencéfalo é uma parte essencial do sistema nervoso. É ele que possibilita que várias funções do nosso organismo ocorram. Está localizado no meio do encéfalo, daí o seu nome “cérebro médio”. 
d) Ponte: 
A ponte possui a função de transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. 
e) Bulbo: 
O bulbo é a parte inferior do tronco encefálico, continua-se inferiormente com a medula espinhal. É um órgão elaborador de atos reflexos e, como tal, reage a atividade de funções tão importantes para a vida como respiratória e o ritmo dos batimentos cardíacos
f) Cerebelo: 
O cerebelo primeiramente é um centro para o controle dos movimentos iniciados pelo córtex motor. Esta dividido em dois hemisférios, o lado esquerdo está relacionado com os movimentos do lado esquerdo do corpo, já o hemisfério está relacionado com os movimentos do lado direito do corpo. Dessa forma, o cerebelo esta relacionado com os ajustes dos movimentos, equilíbrio, postura e tônus muscular.
13. Quantos e quais são os lobos do cérebro?
Ao todo são 4 o cérebro possui 4 lobos, são eles: Lobo Frontal, Lobo Parietal, Lobo Temporal e Lobo Occipital.
14. O que é medula espinhal e como se divide topograficamente? 
Medula espinhal é um cordão cilíndrico, composto de células nervosas, localizada no canal interior das vértebras. Ela se divide topograficamente em: Região cervical, Região torácica, Região lombar, Região do cóccix. 
15. O que são nervos? 
Nervos são um dos componentes do sistema nervoso periférico. Eles podem ser definidos como feixes de fibras nervosas envolvidas por um tecido conjuntivo, sendo cada fibra formada pelo axônio e pelas bainhas que o envolvem. A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetuadores e de sensibilidade. 
16. Qual a diferença entre nervos aferentes e eferentes 
As fibras aferentes (nervos sensoriais) são responsáveis por levar as informações que o corpo obtém do meio externo e de seu interior até o sistema nervoso central. Já as fibras eferentes (nervos motores), por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem, ate os órgãos efetuadores. 
17. O cérebro e a medula são compostos por quais substâncias? 
O cérebro e a medula espinhal estão envolvidos pelas três meninges: dura-máter, aracnóide e pia-máter.
18. O que são gânglios? 
Os gânglios são pequenas glândulas pertencentes ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismosque podem provocar doenças.
19. O SNP se divide em dois. Quais as características principais para essa divisão? 
O SPN se divide em: Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parasimpático. 
20. Complete: 
a) Os sistemas simpático e parassimpático distinguem-se pela ______________ e _____________
b) Quanto à estrutura, os ramos da SNPA simpático e parassimpático diferem pela localização do _____________na via nervosa. 
c) Enquanto os gânglios das vias simpáticas localizam-se ao, distantes do órgão efetuador, os gânglios das vias parassimpáticas estão ________________ do sistema nervoso central e ______________ ou mesmo dentro do órgão efetuador.

Outros materiais