Buscar

Atividade de Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB 
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, ARTES E LETRAS – CCEAL 
DEPARTAMENTO DE LETRAS 
ATIVIDADE 1
Agora que já assistiu e estudou as aulas (1 – 6), disponíveis no AVA3, peço que consulte os materiais para poder responder as questões dessa atividade. O prazo de entrega segue o cronograma, caso não seja cumprido, será desconsiderada. Bons estudos.
1) O que você entende por Libras? Qual a diferença entre a língua falada e a língua de sinais no que se refere a comunicação?
Libras é a língua oficial de sinais utilizada pelas pessoas surdas no Brasil para se comunicarem; semelhante a língua falada, ela igualmente conta com fonologia, sintaxe, semântica e morfologia. Os sinais são feitos a partir da associação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo onde esses sinais são realizados.
A principal diferença entre a língua falada e a língua de sinais no que se refere a comunicação é que a língua de sinais que é uma modalidade gestual visual, se utiliza de movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; e a língua falada que é uma modalidade oral auditiva, se utiliza de sons articulados que são percebidos pelos ouvidos
2) Dentre os mitos estudados, escolha 3 relacionados às línguas de sinais e explique:
A língua dos surdos é mímica: Mito. Pois ainda que alguns gestos sejam imitativos, isto não se aplica a todos os gestos. E não basta imitar o movimento, a forma, ou qualquer outra propriedade de um objeto para estar falando a língua de sinais. O sinal quer que vejamos o símbolo convencionado para um determinado objeto. 
Língua de sinais é um código secreto dos surdos: Mito. Pois está a disposição para toda a população, surda ou não, que necessita se comunicar através da língua de sinais. Escolas, postos de saúde, hospitais e demais entidades públicas necessitam integrar a língua dos surdos no seu dia a dia, conforme necessidade. Está longe de ser um código secreto, ela é de acesso de todos e apresenta características como qualquer outra língua como a gramática, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, etc. 
A Libras “falada” no Brasil apresenta uma unidade: Mito. Em todas as línguas do mundo existe uma variedade e diversidade. Por exemplo, as variações regionais que modificam o movimento das mãos e pontos no corpo onde os sinais são realizados, que variam de uma cidade a outra ou um estado ao outro.
3) A maioria dos ouvintes não sabe da existência de uma cultura surda, mas ela existe e você já tem essa compreensão. Explique o que é cultura surda.
4) Em relação as tecnologias que podem favorecem e facilitar a comunicação e a vida dos surdos, escolha 3 e Explique:
Aparelho auditivo: É uma opção para o tratamento dos diferentes tipos de perda auditiva e pode ser usada em bebês de poucos meses de idade até idosos. Composta por microfone, amplificador de som e auto-falante, a prótese auditiva funciona amplificando, ou seja, aumentando o som para chegar ao ouvido.
Vlibras: Software que possui uma série de ferramentas, uma delas serve para a tradução de conteúdos, sites, áudio e textos para a Língua Brasileira de Sinais, podendo ser instalado facilmente em celulares, computadores e navegadores.
Campainha com luz: Uma vez que a deficiência auditiva não permite ao indivíduo perceber o sinal sonoro provocado pela campainha, este equipamento emite uma luz interna quando tocada externamente por alguém de fora do recinto, possibilitando ao surdo tomar conhecimento de que tem alguém solicitando por ele la de fora.
5) De forma resumida, escreva sobre os tipos de perda auditiva e como podem ser classificados, também indique quais são os graus de perda auditiva.
Dispõe-se 3 tipos de perda auditiva: surdez neurossensorial, causada por lesões na cóclea/nervo auditivo; perda auditiva condutiva, que são patologias na orelha externa e média; e perda auditiva mista, que são características condutivas e neurossensoriais, como otites associadas a lesões da orelha interna. Elas são classificadas quanto a escala de decibéis, ou seja, pela intensidade ou volume dos sons ouvidos.
Os graus variam conforme a perda auditiva, podendo ser: sem perda auditiva, leve, moderada, severa ou profunda. A habilidade de ouvir a fala depende dos decibéis envolvidos em cada grau. 
6) Com base nos referentes indicados abaixo, em relação aos métodos de ensino complete indicando, quando, onde e qual a tipo metodologia de ensino que foi utilizada.
a) Pedro Ponce de Leon: na Idade Moderna, desenvolveu um alfabeto manual, e ajudava os surdos a soletrar palavras. Criou a primeira escola para surdos dentro do espaço católico na Espanha. 
b) Charles-Michel de L´Epée: na Idade Moderna, criou uma metodologia que combinava língua de sinais à língua francesa sinalizada, denominada “sinais metódicos” ou “método combinado”, em Paris. 
c) Samuel Heinicke: na Idade Moderna, iniciou as bases da filosofia oralista – oralismo puro, foi o primeiro educador a desenvolver uma instrução sistemática para os surdos na Alemanha.
7) Explique as 3 (três) principais abordagens pelas quais passou a educação de surdos:
a) Oralismo: era exigido e insistido que os surdos se sujeitassem ao oralismo, onde foi um período marcado pela proibição do uso dos sinais e gestos, e de nenhuma outra forma que não fosse oral.
b) Comunicação total: foi parado de exigir somente a oralidade do surdo, acreditando-se que somente o aprendizado da língua oral não assegurava pleno desenvolvimento da criança. A comunicação total valoriza a comunicação e a interação, e não apenas a língua.
c) Bilinguismo: existiu a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.
8) Faça um breve resumo sobre a história da educação de surdos no Brasil. Não esqueça de incluir informações como, quem solicitou um professor de língua de sinais e o nome desse professor. Informe também sobre a origem da Língua Brasileira de sinais e o nome da primeira escola para surdos no Rio de Janeiro, fundada em 1857.
Em 1855, a convite do imperador D.Pedro II, o professor Eduardo Huet, surdo com mestrado e cursos em Paris veio morar no Rio de Janeiro, local onde foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o Instituto de Educação dos Surdos (INES), no dia 26 de setembro 1857. Data que até hoje é comemorada o Dia Nacional de Surdos no Brasil.
9) Qual a lei que reconhece a Libras como língua da comunidade surda do Brasil?
 Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como língua oficial das comunidades de Surdos no Brasil. É um marco histórico na trajetória de construção da identidade Surda e luta pelos direitos humanos dos surdos brasileiros.

Continue navegando