Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Aula 1
1. Nos exercícios abaixo, determine se é um estudo por experimento ou observacional. Caso seja observacional, procure identificar se é transversal, retrospectivo ou prospectivo.
a) Dá-se um determinado medicamento (droga) a pacientes para se determinar se essa droga tem ou não o efeito de baixar os níveis altos de colesterol. 
R: Experimento
b) Muita controvérsia surgiu em relação a um estudo de pacientes com sífilis que não receberam um tratamento que poderia tê-los curado. A saúde deles foi acompanhada durante anos, após ter sido descoberto que tinham sífilis.
R: Observacional- prospectivo
c) Um estudante de estatística obtém dados sobre altura/peso entrevistando membros da família.
R: Experimento
2. Dê um exemplo de variável qualitativa e outro de variável quantitativa.
R: Variável qualitativa: São aquelas que não podem ser hierarquizadas ou ordenadas, não tem nenhuma ordem de variações, comparadas apenas por igualdade ou diferença, como a cor dos olhos, o local de nascimento, sexo, carreira, região onde mora.
 Variável quantitativa: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas.
3. Exemplifique as amostragens abaixo:
- amostragem estratificada
R: Consiste em dividir ou estratificar a população em um certo número de subpopulações que não se sobrepõem e então extrair uma amostra de cada estrato. Este tipo de amostragem também é usado quando métodos diferentes de coleta de dados são aplicados em diferentes partes da população.
- amostragem sistematizada
R: É um processo de amostragem probabilístico não aleatório, onde o critério de probabilidade se estabelece através da aleatorização da primeira unidade amostral. Em um processo sistemático, a unidades amostrais são selecionadas a partir de um esquema rígido e preestabelecido de sistematização, com o propósito de cobrir a população em toda sua extensão, a fim de obter um modelo sistemático simples e uniforme.
- amostragem aleatória
R: Exemplo: um nome a cada dez de uma lista, a décima peça produzida em uma linha de produção etc. Sua principal vantagem é sua simplicidade e flexibilidade, sendo mais fácil de instruir os trabalhadores de campo.
Classificação da informação: Uso Interno
Classificação da informação: Uso Interno

Mais conteúdos dessa disciplina