Buscar

Gestão Financeira e Orçamentária - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Processos Gerenciais
Matéria: Gestão Financeira e Orçamentária
Professor: Edvaldo Gonçalves do Nascimento
Aluna: 
ATIVIDADE 03
O orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para fazer um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar; é necessário internalizar a visão de futuro, trazida pela perspectiva de realização do projeto e estabelecer metas claras e objetivas, as quais geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas ou para que ajudem a atingir objetivos maiores.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
 A partir do conteúdo estudado, descreva os principais itens que devem compor um orçamento pessoal e, na sequência, exemplifique. Para a sua resposta, você pode reunir informações pessoais e comparar com o conteúdo estudado.
 
Um orçamento pessoal faz uma previsão dos gastos e despesas em um período determinado, com as informações é possível ter um maior controle das finanças e ajuda no planejamento de metas futuras.
Para um bom orçamento pessoal, necessitamos dos principais itens:
1. Ter ciência das RECEITAS e VALORES A RECEBER
Exemplo: salários, aluguéis, investimentos, poupança, entre outros.
2. Ter ciência de quais são as DESPESAS FIXAS
Exemplo: aluguel, água, luz, telefone, academia, internet, tv por assinatura, etc.), compras (feira), medicamentos, gasolina, jardim, entre outros.
3. Deve-se saber também quais são as DESPESAS VARIÁVEIS
Exemplo: férias, hobbies, entre outros.
4. Ter o ORÇAMENTO de todos as dívidas, empréstimos, cartões.
Por fim, sabendo quanto de dinheiro está disponível e qual é o valor dos gastos, deve-se então estipular um limite disponível para cada gasto, garantindo que você consiga controlar as despesas da melhor forma.

Continue navegando