Buscar

Acadêmico 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alexandre Francisco da Mata (1463978)
	
	Disciplina:
	Legislação e Planejamento Tributário (DIR34)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513863) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16729753
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O direito possui como finalidade geral regular as relações da sociedade. Para tanto, utiliza-se das fontes para a criação das leis. As fontes do direito são entendidas como o seu nascedouro, e são classificadas pelos doutrinadores como fontes formais e materiais. Sobre a temática, analise as seguintes afirmativas:
I- Caso não tenha lei prevendo a criação de determinado tributo, a analogia poderá criá-lo.
II- Cabe somente à lei a criação ou o aumento de tributos.
III- A lei e os decretos são considerados como fontes primárias do direito.
IV- Fontes materiais são os fatos que fazem surgir a norma, são os valores sociais que informam o conteúdo das normas jurídicas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	2.
	O sistema legislativo brasileiro é de forma piramidal, ou seja, há uma hierarquia que deve ser seguida, devendo cada tipo de lei ser usada em momentos específicos. O Sistema Legislativo Brasileiro segue estas normas contidas no artigo 59 da Constituição Federal. Assinale a alternativa CORRETA, no que faz referência à hierarquia das leis:
	 a)
	Lei Ordinária - Vigência.
	 b)
	Emendas Constitucionais - Medida Provisória - Normas Complementares.
	 c)
	Processo Legislativo - Fontes Materiais - Fontes Formais.
	 d)
	Código Civil - Legislação de Trânsito.
	3.
	Diante da complexidade das normas jurídicas surgiu a necessidade de interpretá-la, determinando seu sentido e alcance. Para que tal interpretação se realizasse, nasceu uma ciência dedicada à interpretação e à integração das normas. Essa ciência é chamada de:
	 a)
	Semântica.
	 b)
	Equidade.
	 c)
	Hermenêutica.
	 d)
	Analogia.
	4.
	O prefeito da cidade de São Paulo, visando à limpeza e à organização do município, resolveu instituir uma taxa para custear o serviço de coleta e remoção do lixo doméstico. A taxa será calculada em decorrência da frequência da coleta e remoção dos dejetos e da área construída do imóvel ou a testada do terreno. Sobre essa taxa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ilegítima, pois a coleta e remoção do lixo não podem ser considerados como serviço público específico e divisível.
	 b)
	Legal, desde que haja uma equivalência razoável entre o valor cobrado do contribuinte e o custo individual do serviço que é prestado.
	 c)
	Lícita, pois a atividade da Administração Pública que regula ato de interesse público referente à higiene é criada em razão da taxa do poder de polícia.
	 d)
	Ilícita, em virtude da base de cálculo utilizada ser elemento idêntico ao do IPTU.
	5.
	A expressão latina "pecúnia non olet" - o dinheiro não tem cheiro - refere-se ao fato de o Estado não estar impedido de tributar uma renda pelo fato dela ser ilícita. Assim, pode-se afirmar que não importa a origem da riqueza para haver a incidência tributária. Sobre o que dispõe o Código Tributário Nacional acerca dos tributos, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A hipótese de incidência do tributo é sempre algo licíto. O fato poderá ser ilícito, porém a hipótese de incidência (previsão normativa) deverá ser lícita.
	 b)
	Podem ser pagos em espécie, in natura ou in labore.
	 c)
	É irrelevante a capacidade civil ou a licitude do ato para que haja o fato gerador e sua tributação. Dessa forma, pode o traficante de drogas ser tributado por seu enriquecer ilícito.
	 d)
	Os tributos podem incidir sobre bens e rendimentos decorrentes de atos ilícitos, embora não possam ser utilizados como sanção.
	6.
	Os impostos são tributos não vinculados por excelência, por estarem relacionados com uma manifestação de riqueza do contribuinte. O Código Tributário Nacional, em seu artigo 16, é claro ao mencionar que: "o imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte". Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O imposto se distingue das demais espécies de tributos porque tem como fato gerador uma situação que independe de atividades estatais específicas.
	 b)
	Todo contribuinte que realiza o pagamento de seus impostos em dia, têm direito a uma contraprestação por parte do Estado, seja em serviços ou produtos.
	 c)
	O pagamento de impostos não exige uma contraprestação por parte do Estado, cabendo apenas o pagamento pelo contribuinte.
	 d)
	Os impostos são também denominados tributos não contraprestacionais e contributivos.
	7.
	Tributo é gênero e pode ser conceituado como toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Todavia, segundo o STF, cinco são as espécies tributárias existentes no ordenamento jurídico brasileiro: taxas, impostos, empréstimo compulsório, contribuição de melhoria e contribuições especiais. Com relação às espécies tributárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis não viola o artigo 145, inciso II, da Constituição Federal.
(    ) O serviço de iluminação pública pode ser remunerado mediante taxa.  
(    ) A União, mediante lei ordinária, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou da iminência desta.
(    ) Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de atuação nas respectivas áreas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TOMÉ. Fabiana Del Padre. Contribuições para Seguridade Social: A luz da Constituição Federal. Curitiba: Juruá, 2010.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	O artigo 5º do Código Tributário Nacional traz o conceito da teoria tripartida das espécies tributárias ao mencionar que tributos são: imposto, taxas e contribuição de melhoria. Entretanto, a doutrina e a jurisprudência trazem a previsibilidade de se admitir a existência de outras figuras tributárias, prevalecendo a chamada teoria quinquepartite, também conhecida como quinquepartida ou pentapartida.
Sobre quais são as espécies tributárias na visão da teoria pentapartida, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e municípios. Disponível em: https://bit.ly/2okAI2a. Acesso em: 30 ago. 2018.
	 a)
	Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais ou especiais.
	 b)
	Impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos sociais e contribuições parafiscais ou especiais.
	 c)
	Impostos, taxas de serviços, taxas do poder de polícia, contribuições de melhoria e contribuições parafiscais ou especiais.
	 d)
	Impostos, taxas, contribuições sociais, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais.
	9.
	O Sistema Tributário Nacional é formado pelas regras jurídicas que têm como finalidade instituir e arrecadar os tributos de competência da União, Estados, Distrito Federal e municípios. Com relação ao Sistema Tributário Nacional, analise as sentenças a seguir:
I- Cabe à lei ordinária dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, osEstados, o Distrito Federal e os municípios.
II- As taxas poderão ter base de cálculo própria de impostos, desde que a base permita a interpretação extensiva.
III- Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
IV- Lei complementar poderá estabelecer critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência, sem prejuízo da competência de a União, por lei, estabelecer normas de igual objetivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	A fonte primordial do Direito Tributário é a lei e, em sentido amplo, ela é todo comando legal que faz parte do ordenamento jurídico. Considerando que a lei é fruto de um processo legislativo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o conjunto de ações realizadas pelo povo.
	 b)
	É o conjunto de ações realizadas pelos Órgãos do Poder Judiciário.
	 c)
	É o conjunto de ações realizadas pelos Órgãos do Poder Legislativo, com o objetivo de proceder à elaboração das leis.
	 d)
	É o conjunto de ações realizadas pelos Órgãos do Poder Executivo.
Prova finalizada com 10 a
Parte inferior do formulário

Continue navegando