Logo Passei Direto
Buscar
User badge image
Ana Cah

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A análise de concorrentes, produtos substitutos, consumidores, entre outros agentes, faz com que as organizações se tornem mais conhecedoras do mercado em que querem inserir suas marcas. Um dos tipos de informação mais relevantes são os requisitos mínimos de aceitação no mercado pelos consumidores, e também os pontos de necessidade dos consumidores que não estão sendo satisfeitos pelas atuais marcas.
Assinale a alternativa a seguir que mostra o nome destes dois pontos apresentados:
Pontos de paridade e de diferença.
Pontos de similaridade e de conceituação.
Pontos de análise crítica e pontos de substituição.
Pontos de paridade e pontos críticos.
Pontos fortes e pontos fracos.

Cada tipo de marca possui uma finalidade e uma percepção diferente perante o olhar dos consumidores. Existem marcas que, por exemplo, representam apenas um produto, enquanto outras representam conglomerados e indústrias inteiras. Assim, torna-se importante saber definir os tipos de marcas existentes, pois cada um possui atividades e objetivos diferentes.
A respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Marcas como as de supermercados, que não produzem produtos e servem, basicamente, como canais de vendas, são classificadas como de varejo.
II. ( ) Marcas corporativas são aquelas que trabalham com direitos de imagens, vendendo sua marca para que outras produzam utilizando seu nome.
III. ( ) Marcas de produtos representam, como o próprio nome define, produtos ou serviços específicos.
IV. ( ) Marcas registradas são amparadas juridicamente, registradas contra utilizações indevidas de terceiros.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, F, F, V.
F, V, V, V.
V, F, V, F.

Uma organização de vendas online inovou no serviço prestado por ela e qualquer outra empresa: no momento que você fechasse a compra, ela teria vinte e quatro horas para realizar o faturamento e a entrega do pedido, ou então o cliente teria cinquenta por cento de desconto na próxima compra no site. Tal ação fez com que a marca tomasse um grande percentual das vendas online no mês da promoção.
O exemplo citado acima mostra uma marca que utilizou de um tipo de estratégia de diferenciação para alcançar patamares maiores no mercado. Assinale a alternativa a seguir que mostra o tipo de diferenciação utilizado:
Diferenciação baseada no canal.
Diferenciação baseada no produto.
Diferenciação baseada na propaganda.
Diferenciação baseada nos funcionários.
Diferenciação baseada na imagem.

Yanaze (2011) discorre sobre as atividades de marketing, incluindo a gestão de marcas, e destaca um modelo geral para qualquer atividade exercida, chamando-o de teoria dos 3 puts: inputs, throughput e output. O autor ainda destaca a importância semelhante dos três passos, para que as atividades de marketing sejam feitas de maneira eficaz.
Dado o modelo dos três puts, e a importância da coleta de informações no mercado, é possível dizer que as informações coletadas são parte:
Da fase de input, pois servem de recursos para as fases seguintes da gestão.
Da fase de output, pois são por si só o resultado esperado da gestão de marcas.
Da fase de throughput, porque envolvem o processamento de recursos.
Da fase de output, pelo fato de serem desenvolvidas visando os produtos finais.
Da fase de input, pois transforma dados em informações fidedignas.

A divisão do mercado em grupos de pessoas mais parecidas, seja por qualquer questão, chega a um ponto onde a empresa deve selecionar em qual, ou quais, grupos ela deseja focar, baseada em informações do próprio mercado. A esta ação damos o nome de seleção de público-alvo. Tal decisão pode marcar o sucesso ou o fracasso de uma marca, ao se escolher de maneira eficaz ou não seu público.
Sobre a seleção de um público-alvo, julgue as alternativas a seguir em verdadeiras ou falsas:
I. O fato da empresa ter segmentado o mercado em grupos menores faz com que ela só possa escolher um destes grupo para focar seus esforços.
II. A escolha do público-alvo envolve tanto a capacidade da empresa em atraí-lo quanto as necessidades dos consumidores deste mercado.
III. Para que um público-alvo seja uma boa seleção, ele deve ser mensurável, substancial, acessível, diferenciável e acionável.
IV. A seleção de público-alvo se tornou tão importante que nenhuma empresa hoje em dia vende para um mercado total, apenas para segmentos deste.
F, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.

Como vimos na segunda unidade, a criação e o desenvolvimento de valor para os clientes possui três grandes atributos: a associação à marca, a lealdade à marca e a consciência da marca. Em conjunto, elas fazem com que um consumidor perceba a marca como mais ou menos valiosa que suas concorrentes, trazendo assim, para as marcas mais bem-conceituadas, uma vantagem competitiva sustentável.
Sobre os três atributos de marcas estudados, julgue as afirmativas a seguir:
I. A lealdade de marca está ligada à identidade e à imagem das marcas, visto que através da simbologia é possível ao cliente realizar ligações entre cores, por exemplo, e uma marca.
II. A consciência de marca trata da capacidade de memória dos consumidores em lembrar de uma determinada marca. É possível, para gestores de marcas, aumentar este nível de consciência através de ações diversas.
III. A associação à marca diz respeito à probabilidade de um consumidor comprar sempre da mesma marca; maior esta probabilidade, maior é a sua lealdade para com uma marca.
IV. Uma empresa que possui uma combinação de cores altamente ligada à ela possui um alto grau de associação com elas, fazendo com que os clientes se lembrem da marca quando enxergam tais cores.
F, F, V, V
V, V, F, F
F, V, V, V
V, F, V, F
F, V, F, V

Uma mudança brusca sofrida por todos os mercados nos últimos anos foi a inserção das redes sociais como ferramentas de comunicação entre consumidores e marcas, aumentando exponencialmente a capacidade de troca de mensagens e de relacionamento entre estas partes. Com a inclusão das redes sociais na gestão de marcas, diversas marcas foram postas à prova, além da capacidade delas de sobreviver em um mercado totalmente mudado.
Sobre a importância das redes sociais na gestão de marcas, assinale a alternativa correta:
As redes sociais se tornaram uma grande ferramenta para as empresas inovarem em comunicação e distribuição, como o caso mostrado da NuBank.
A comunicação e a produção de conteúdo nas redes sociais se limita apenas ao mundo virtual, não tendo impactos reais nos clientes e no mercado.
Inovar em comunicação pelas redes sociais é um quesito que não se inclui nas estratégias de diferenciação de marcas.
Os consumidores atuais não se importam com a comunicação das empresas pelas redes, se interessando apenas pelo produto ou serviço final.
Analisando a nova forma de comunicação das redes sociais, pode-se dizer que ela inova a maneira que as marcas se diferenciam pelos produtos vendidos.

Um empreendedor pensou em abrir um novo negócio de lavanderia, porém com um serviço acoplado de busca e entrega: buscaria a roupa suja na casa dos clientes, e também entregaria uma vez que o serviço de limpeza fosse completo. O negócio fez sucesso imediatamente, pois, além de atender os clientes com qualidade e entregar a roupa limpa e passada, o serviço de busca e entrega fez com que ele se destacasse do restante do mercado de lavanderias.
Analisando a situação acima, é possível afirmar que o serviço de busca e entrega proposto pela marca do empreendedor:
Foi um ponto de diferença, pois fez o negócio dele destacar-se no mercado.
Foi um ponto de diferença, pois era um requisito mínimo esperado pelos clientes.
Foi um ponto de paridade, pois a concorrência rapidamente copiará este serviço.
Foi um ponto de paridade, pois fez o negócio dele destacar-se no mercado.
Foi um ponto de diferença, pois fez com que a marca fosse associada a velocidade.

Após variados estudos pela ciência da percepção, pode-se afirmar, hoje em dia, que o nosso cérebro "[...] reconhece primeiramente as formas, pois as imagens visuais podem ser lembradas e reconhecidas de forma direta, enquanto o significado das palavras precisa ser decodificado" (WHEELER, 2019, p. 24). Essa percepção tem impacto direto na gestão de marcas e na criação.
Dessa forma, observe a figura a seguir, utilizando como base os ensinamentos da unidade sobre a percepção e a simbologia de marcas.
Sobreposição de formas e cores sobre o conteúdo, fazendo nosso cérebro lembrar de uma marca, mesmo ela não estando escrita.
Falta de necessidade do conteúdo da mensagem, pois claramente somos influenciados apenas pelas formas contidas.
Importância do conteúdo da mensagem, pois, sem o nome da marca, não conseguimos assimilar.
Necessidade de um slogan assimilado à marca, pois apenas uma palavra não a transmite para os consumidores.
Sobreposição das cores em relação às formas, pois bastava um retângulo com as cores para ligarmos o conteúdo a uma marca.

Após a divisão eficaz do mercado consumidor, uma empresa deve selecionar qual (ou quais) destes segmentos devem receber o foco total da marca, para que os processos de comunicação e de identidade de marca sejam o mais bem recebido possível pelo mercado. Este processo de escolher o segmento correto é tão importante quando dividir corretamente o público consumidor.
O processo de selecionar um ou mais segmentos de mercado para servir de foco na gestão de uma marca é denominado:
Seleção de público-alvo.
Segmentação pontual.
Posicionamento de marca.
Imagem de marca.
Branding.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A análise de concorrentes, produtos substitutos, consumidores, entre outros agentes, faz com que as organizações se tornem mais conhecedoras do mercado em que querem inserir suas marcas. Um dos tipos de informação mais relevantes são os requisitos mínimos de aceitação no mercado pelos consumidores, e também os pontos de necessidade dos consumidores que não estão sendo satisfeitos pelas atuais marcas.
Assinale a alternativa a seguir que mostra o nome destes dois pontos apresentados:
Pontos de paridade e de diferença.
Pontos de similaridade e de conceituação.
Pontos de análise crítica e pontos de substituição.
Pontos de paridade e pontos críticos.
Pontos fortes e pontos fracos.

Cada tipo de marca possui uma finalidade e uma percepção diferente perante o olhar dos consumidores. Existem marcas que, por exemplo, representam apenas um produto, enquanto outras representam conglomerados e indústrias inteiras. Assim, torna-se importante saber definir os tipos de marcas existentes, pois cada um possui atividades e objetivos diferentes.
A respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Marcas como as de supermercados, que não produzem produtos e servem, basicamente, como canais de vendas, são classificadas como de varejo.
II. ( ) Marcas corporativas são aquelas que trabalham com direitos de imagens, vendendo sua marca para que outras produzam utilizando seu nome.
III. ( ) Marcas de produtos representam, como o próprio nome define, produtos ou serviços específicos.
IV. ( ) Marcas registradas são amparadas juridicamente, registradas contra utilizações indevidas de terceiros.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, F, F, V.
F, V, V, V.
V, F, V, F.

Uma organização de vendas online inovou no serviço prestado por ela e qualquer outra empresa: no momento que você fechasse a compra, ela teria vinte e quatro horas para realizar o faturamento e a entrega do pedido, ou então o cliente teria cinquenta por cento de desconto na próxima compra no site. Tal ação fez com que a marca tomasse um grande percentual das vendas online no mês da promoção.
O exemplo citado acima mostra uma marca que utilizou de um tipo de estratégia de diferenciação para alcançar patamares maiores no mercado. Assinale a alternativa a seguir que mostra o tipo de diferenciação utilizado:
Diferenciação baseada no canal.
Diferenciação baseada no produto.
Diferenciação baseada na propaganda.
Diferenciação baseada nos funcionários.
Diferenciação baseada na imagem.

Yanaze (2011) discorre sobre as atividades de marketing, incluindo a gestão de marcas, e destaca um modelo geral para qualquer atividade exercida, chamando-o de teoria dos 3 puts: inputs, throughput e output. O autor ainda destaca a importância semelhante dos três passos, para que as atividades de marketing sejam feitas de maneira eficaz.
Dado o modelo dos três puts, e a importância da coleta de informações no mercado, é possível dizer que as informações coletadas são parte:
Da fase de input, pois servem de recursos para as fases seguintes da gestão.
Da fase de output, pois são por si só o resultado esperado da gestão de marcas.
Da fase de throughput, porque envolvem o processamento de recursos.
Da fase de output, pelo fato de serem desenvolvidas visando os produtos finais.
Da fase de input, pois transforma dados em informações fidedignas.

A divisão do mercado em grupos de pessoas mais parecidas, seja por qualquer questão, chega a um ponto onde a empresa deve selecionar em qual, ou quais, grupos ela deseja focar, baseada em informações do próprio mercado. A esta ação damos o nome de seleção de público-alvo. Tal decisão pode marcar o sucesso ou o fracasso de uma marca, ao se escolher de maneira eficaz ou não seu público.
Sobre a seleção de um público-alvo, julgue as alternativas a seguir em verdadeiras ou falsas:
I. O fato da empresa ter segmentado o mercado em grupos menores faz com que ela só possa escolher um destes grupo para focar seus esforços.
II. A escolha do público-alvo envolve tanto a capacidade da empresa em atraí-lo quanto as necessidades dos consumidores deste mercado.
III. Para que um público-alvo seja uma boa seleção, ele deve ser mensurável, substancial, acessível, diferenciável e acionável.
IV. A seleção de público-alvo se tornou tão importante que nenhuma empresa hoje em dia vende para um mercado total, apenas para segmentos deste.
F, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.

Como vimos na segunda unidade, a criação e o desenvolvimento de valor para os clientes possui três grandes atributos: a associação à marca, a lealdade à marca e a consciência da marca. Em conjunto, elas fazem com que um consumidor perceba a marca como mais ou menos valiosa que suas concorrentes, trazendo assim, para as marcas mais bem-conceituadas, uma vantagem competitiva sustentável.
Sobre os três atributos de marcas estudados, julgue as afirmativas a seguir:
I. A lealdade de marca está ligada à identidade e à imagem das marcas, visto que através da simbologia é possível ao cliente realizar ligações entre cores, por exemplo, e uma marca.
II. A consciência de marca trata da capacidade de memória dos consumidores em lembrar de uma determinada marca. É possível, para gestores de marcas, aumentar este nível de consciência através de ações diversas.
III. A associação à marca diz respeito à probabilidade de um consumidor comprar sempre da mesma marca; maior esta probabilidade, maior é a sua lealdade para com uma marca.
IV. Uma empresa que possui uma combinação de cores altamente ligada à ela possui um alto grau de associação com elas, fazendo com que os clientes se lembrem da marca quando enxergam tais cores.
F, F, V, V
V, V, F, F
F, V, V, V
V, F, V, F
F, V, F, V

Uma mudança brusca sofrida por todos os mercados nos últimos anos foi a inserção das redes sociais como ferramentas de comunicação entre consumidores e marcas, aumentando exponencialmente a capacidade de troca de mensagens e de relacionamento entre estas partes. Com a inclusão das redes sociais na gestão de marcas, diversas marcas foram postas à prova, além da capacidade delas de sobreviver em um mercado totalmente mudado.
Sobre a importância das redes sociais na gestão de marcas, assinale a alternativa correta:
As redes sociais se tornaram uma grande ferramenta para as empresas inovarem em comunicação e distribuição, como o caso mostrado da NuBank.
A comunicação e a produção de conteúdo nas redes sociais se limita apenas ao mundo virtual, não tendo impactos reais nos clientes e no mercado.
Inovar em comunicação pelas redes sociais é um quesito que não se inclui nas estratégias de diferenciação de marcas.
Os consumidores atuais não se importam com a comunicação das empresas pelas redes, se interessando apenas pelo produto ou serviço final.
Analisando a nova forma de comunicação das redes sociais, pode-se dizer que ela inova a maneira que as marcas se diferenciam pelos produtos vendidos.

Um empreendedor pensou em abrir um novo negócio de lavanderia, porém com um serviço acoplado de busca e entrega: buscaria a roupa suja na casa dos clientes, e também entregaria uma vez que o serviço de limpeza fosse completo. O negócio fez sucesso imediatamente, pois, além de atender os clientes com qualidade e entregar a roupa limpa e passada, o serviço de busca e entrega fez com que ele se destacasse do restante do mercado de lavanderias.
Analisando a situação acima, é possível afirmar que o serviço de busca e entrega proposto pela marca do empreendedor:
Foi um ponto de diferença, pois fez o negócio dele destacar-se no mercado.
Foi um ponto de diferença, pois era um requisito mínimo esperado pelos clientes.
Foi um ponto de paridade, pois a concorrência rapidamente copiará este serviço.
Foi um ponto de paridade, pois fez o negócio dele destacar-se no mercado.
Foi um ponto de diferença, pois fez com que a marca fosse associada a velocidade.

Após variados estudos pela ciência da percepção, pode-se afirmar, hoje em dia, que o nosso cérebro "[...] reconhece primeiramente as formas, pois as imagens visuais podem ser lembradas e reconhecidas de forma direta, enquanto o significado das palavras precisa ser decodificado" (WHEELER, 2019, p. 24). Essa percepção tem impacto direto na gestão de marcas e na criação.
Dessa forma, observe a figura a seguir, utilizando como base os ensinamentos da unidade sobre a percepção e a simbologia de marcas.
Sobreposição de formas e cores sobre o conteúdo, fazendo nosso cérebro lembrar de uma marca, mesmo ela não estando escrita.
Falta de necessidade do conteúdo da mensagem, pois claramente somos influenciados apenas pelas formas contidas.
Importância do conteúdo da mensagem, pois, sem o nome da marca, não conseguimos assimilar.
Necessidade de um slogan assimilado à marca, pois apenas uma palavra não a transmite para os consumidores.
Sobreposição das cores em relação às formas, pois bastava um retângulo com as cores para ligarmos o conteúdo a uma marca.

Após a divisão eficaz do mercado consumidor, uma empresa deve selecionar qual (ou quais) destes segmentos devem receber o foco total da marca, para que os processos de comunicação e de identidade de marca sejam o mais bem recebido possível pelo mercado. Este processo de escolher o segmento correto é tão importante quando dividir corretamente o público consumidor.
O processo de selecionar um ou mais segmentos de mercado para servir de foco na gestão de uma marca é denominado:
Seleção de público-alvo.
Segmentação pontual.
Posicionamento de marca.
Imagem de marca.
Branding.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1 
1. A análise de concorrentes, produtos substitutos, consumidores, entre 
outros agentes, faz com que as organizações se tornem mais conhecedoras do 
mercado em que querem inserir suas marcas. Um dos tipos de informação 
mais relevantes são os requisitos mínimos de aceitação no mercado pelos 
consumidores, e também os pontos de necessidade dos consumidores que não 
estão sendo satisfeitos pelas atuais marcas. 
 
Assinale a alternativa a seguir que mostra o nome destes dois pontos 
apresentados: 
 
 .Pontos de paridade e de diferença. 
 
 .Pontos de similaridade e de conceituação. 
 
 .Pontos de análise crítica e pontos de substituição. 
 
 .Pontos de paridade e pontos críticos. 
 
 .Pontos fortes e pontos fracos. 
1 pontos 
PERGUNTA 2 
1. Cada tipo de marca possui uma finalidade e uma percepção diferente 
perante o olhar dos consumidores. Existem marcas que, por exemplo, 
representam apenas um produto, enquanto outras representam conglomerados 
e indústrias inteiras. Assim, torna-se importante saber definir os tipos de 
marcas existentes, pois cada um possui atividades e objetivos diferentes. 
A respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as 
verdadeiras e F para as falsas. 
I. ( ) Marcas como as de supermercados, que não produzem produtos e 
servem, basicamente, como canais de vendas, são classificadas como de 
varejo. 
II. ( ) Marcas corporativas são aquelas que trabalham com direitos de 
imagens, vendendo sua marca para que outras produzam utilizando seu nome. 
III. ( ) Marcas de produtos representam, como o próprio nome define, produtos 
ou serviços específicos. 
IV. ( ) Marcas registradas são amparadas juridicamente, registradas contra 
utilizações indevidas de terceiros. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta. 
 
 .V, F, V, V. 
 
 .V, F, F, V. 
 
 .F, F, F, V. 
 
 .F, V, V, V. 
 
 .V, F, V, F. 
1 pontos 
PERGUNTA 3 
1. Uma organização de vendas online inovou no serviço prestado por ela e 
qualquer outra empresa: no momento que você fechasse a compra, ela teria 
vinte e quatro horas para realizar o faturamento e a entrega do pedido, ou 
então o cliente teria cinquenta por cento de desconto na próxima compra no 
site. Tal ação fez com que a marca tomasse um grande percentual das vendas 
online no mês da promoção. 
O exemplo citado acima mostra uma marca que utilizou de um tipo de 
estratégia de diferenciação para alcançar patamares maiores no mercado. 
Assinale a alternativa a seguir que mostra o tipo de diferenciação utilizado: 
 
 .Diferenciação baseada no canal. 
 
 .Diferenciação baseada no produto. 
 
 .Diferenciação baseada na propaganda. 
 
 .Diferenciação baseada nos funcionários. 
 
 .Diferenciação baseada na imagem. 
1 pontos 
PERGUNTA 4 
1. Yanaze (2011) discorre sobre as atividades de marketing, incluindo a 
gestão de marcas, e destaca um modelo geral para qualquer atividade 
exercida, chamando-o de teoria dos 3 puts: inputs, throughput e output. O autor 
ainda destaca a importância semelhante dos três passos, para que as 
atividades de marketing sejam feitas de maneira eficaz. 
 
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e 
aplicações. 2ª ed., São Paulo: Saraiva, 2011. 
 
Dado o modelo dos três puts, e a importância da coleta de informações no 
mercado, é possível dizer que as informações coletadas são parte: 
 
 Da fase de input, pois servem de recursos para as fases seguintes da 
gestão 
 
 Da fase de output, pois são por si só o resultado esperado da gestão de 
marcas 
 
 Da fase de throughput, porque envolvem o processamento de recursos 
 
 Da fase de output, pelo fato de serem desenvolvidas visando os produtos 
finais 
 
 Da fase de input, pois transforma dados em informações fidedignas 
1 pontos 
PERGUNTA 5 
1. A divisão do mercado em grupos de pessoas mais parecidas, seja por 
qualquer questão, chega a um ponto onde a empresa deve selecionar em qual, 
ou quais, grupos ela deseja focar, baseada em informações do próprio 
mercado. A esta ação damos o nome de seleção de público-alvo. Tal decisão 
pode marcar o sucesso ou o fracasso de uma marca, ao se escolher de 
maneira eficaz ou não seu público. 
 
Sobre a seleção de um público-alvo, julgue as alternativas a seguir em 
verdadeiras ou falsas: 
 
I. O fato da empresa ter segmentado o mercado em grupos menores faz com 
que ela só possa escolher um destes grupo para focar seus esforços. 
II. A escolha do público-alvo envolve tanto a capacidade da empresa em atraí-
lo quanto as necessidades dos consumidores deste mercado. 
III. Para que um público-alvo seja uma boa seleção, ele deve ser mensurável, 
substancial, acessível, diferenciável e acionável. 
IV. A seleção de público-alvo se tornou tão importante que nenhuma empresa 
hoje em dia vende para um mercado total, apenas para segmentos deste. 
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde ao seu julgamento: 
 
 .F, V, V, F. 
 
 .F, V, F, V. 
 
 .V, V, F, F. 
 
 .F, F, V, V. 
 
 .V, F, V, F. 
1 pontos 
PERGUNTA 6 
1. Como vimos na segunda unidade, a criação e o desenvolvimento de valor para os 
clientes possui três grandes atributos: a associação à marca, a lealdade à marca e a 
consciência da marca. Em conjunto, elas fazem com que um consumidor perceba a marca 
como mais ou menos valiosa que suas concorrentes, trazendo assim, para as marcas mais 
bem-conceituadas, uma vantagem competitiva sustentável. 
 
Sobre os três atributos de marcas estudados, julgue as afirmativas a seguir: 
 
I. A lealdade de marca está ligada à identidade e à imagem das marcas, visto que através da 
simbologia é possível ao cliente realizar ligações entre cores, por exemplo, e uma marca. 
II. A consciência de marca trata da capacidade de memória dos consumidores em lembrar de 
uma determinada marca. É possível, para gestores de marcas, aumentar este nível de 
consciência através de ações diversas. 
III. A associação à marca diz respeito à probabilidade de um consumidor comprar sempre da 
mesma marca; maior esta probabilidade, maior é a sua lealdade para com uma marca. 
IV. Uma empresa que possui uma combinação de cores altamente ligada à ela possui um alto 
grau de associação com elas, fazendo com que os clientes se lembrem da marca quando 
enxergam tais cores. 
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde ao seu julgamento: 
 
 F, F, V, V 
 
 V, V, F, F 
 
 F, V, V, V 
 
 V, F, V, F 
 
 F, V, F, V 
1 pontos 
PERGUNTA 7 
1. Uma mudança brusca sofrida por todos os mercados nos últimos anos 
foi a inserção das redes sociais como ferramentas de comunicação entre 
consumidores e marcas, aumentando exponencialmente a capacidade de troca 
de mensagens e de relacionamento entre estas partes. Com a inclusão das 
redes sociais na gestão de marcas, diversas marcas foram postas à prova, 
além da capacidade delas de sobreviver em um mercado totalmente mudado. 
 
Sobre a importância das redes sociais na gestão de marcas, assinale a 
alternativa correta: 
 
 .As redes sociais se tornaram uma grande ferramenta para as empresas 
inovarem em comunicação e distribuição, como o caso mostrado da 
NuBank. 
 
 .A comunicação e a produção de conteúdo nas redes sociais se limita 
apenas ao mundo virtual, não tendo impactos reais nos clientes e no 
mercado. 
 
 .Inovar em comunicação pelas redes sociais é um quesito que não se inclui 
nas estratégias de diferenciação de marcas. 
 
 .Os consumidores atuais não se importam com a comunicação das 
empresas pelas redes, se interessando apenas pelo produto ou serviço 
final. 
 
 .Analisando a nova forma de comunicação das redes sociais, pode-se 
dizer que ela inova a maneira que as marcas se diferenciam pelos 
produtos vendidos. 
1 pontos 
PERGUNTA 8 
1. Um empreendedor pensou em abrir um novo negócio de lavanderia, 
porém com um serviço acoplado de busca e entrega: buscaria a roupa suja na 
casa dos clientes, e também entregaria uma vez que o serviço de limpeza 
fossecompleto. O negócio fez sucesso imediatamente, pois, além de atender 
os clientes com qualidade e entregar a roupa limpa e passada, o serviço de 
busca e entrega fez com que ele se destacasse do restante do mercado de 
lavanderias. 
 
Analisando a situação acima, é possível afirmar que o serviço de busca e 
entrega proposto pela marca do empreendedor: 
 
 Foi um ponto de diferença, pois fez o negócio dele destacar-se no mercado 
 
 Foi um ponto de diferença, pois era um requisito mínimo esperado pelos 
clientes 
 
 Foi um ponto de paridade, pois a concorrência rapidamente copiará este 
serviço 
 
 Foi um ponto de paridade, pois fez o negócio dele destacar-se no mercado 
 
 Foi um ponto de diferença, pois fez com que a marca fosse associada a 
velocidade 
1 pontos 
PERGUNTA 9 
1. Após variados estudos pela ciência da percepção, pode-se afirmar, hoje 
em dia, que o nosso cérebro “[...] reconhece primeiramente as formas, pois as 
imagens visuais podem ser lembradas e reconhecidas de forma direta, 
enquanto o significado das palavras precisa ser decodificado” (WHEELER, 
2019, p. 24). Essa percepção tem impacto direto na gestão de marcas e na 
criação. 
WHEELER, A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a 
equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 
Dessa forma, observe a figura a seguir, utilizando como base os ensinamentos 
da unidade sobre a percepção e a simbologia de marcas. 
 
Fonte: Elaborada pelo autor, 2019. 
A imagem nos mostra a: 
 
 .Sobreposição de formas e cores sobre o conteúdo, fazendo nosso cérebro 
lembrar de uma marca, mesmo ela não estando escrita. 
 
 .Falta de necessidade do conteúdo da mensagem, pois claramente somos 
influenciados apenas pelas formas contidas. 
 
 .Importância do conteúdo da mensagem, pois, sem o nome da marca, não 
conseguimos assimilar. 
 
 .Necessidade de um slogan assimilado à marca, pois apenas uma palavra 
não a transmite para os consumidores. 
 
 .Sobreposição das cores em relação às formas, pois bastava um retângulo 
com as cores para ligarmos o conteúdo a uma marca. 
1 pontos 
PERGUNTA 10 
1. Após a divisão eficaz do mercado consumidor, uma empresa deve 
selecionar qual (ou quais) destes segmentos devem receber o foco total da 
marca, para que os processos de comunicação e de identidade de marca 
sejam o mais bem recebido possível pelo mercado. Este processo de escolher 
o segmento correto é tão importante quando dividir corretamente o público 
consumidor. 
 
O processo de selecionar um ou mais segmentos de mercado para servir de 
foco na gestão de uma marca é denominado: 
 
 .Seleção de público-alvo. 
 
 .Segmentação pontual. 
 
 .Posicionamento de marca. 
 
 .Imagem de marca. 
 
 .Branding. 
1 pontos 
Clique em Enviar para enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as 
respostas.

Mais conteúdos dessa disciplina