Buscar

saeb - tópicos gerais para falar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAEB:
Como funciona o saeb?
	Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências as quais são obtidas através das provas.
Qual a importância do saeb?
	Segundo o sociólogo português Antônio Nóvoa:
“vale a pena ser ensinado tudo o que une e tudo o que liberta. Tudo o que une, isto é, tudo o que integra cada indivíduo num espaço de cultura e de sentidos. Tudo o que liberta, isto é, tudo o que promove a aquisição de conhecimentos, o despertar do espírito científico. [...] e tudo o que torna a vida mais decente”
	As discussões iniciais sobre a importância de se implantar um sistema de avaliação em larga escala, no Brasil, aconteceram no período entre 1985 e 1986. Na época, estava em curso o Projeto Edurural, um programa financiado com recursos do Banco Mundial e voltado para as escolas da área rural do nordeste brasileiro. Com o objetivo de se ter um instrumento que pudesse medir a eficácia das medidas adotadas durante a sua execução, estudou-se a elaboração de uma pesquisa que avaliasse o desempenho dos alunos que estavam freqüentando as escolas beneficiadas pelo Projeto e compará-lo com o dos alunos não beneficiados. 
	A partir dessa	experiência,	em	1988,	o	MEC	instituiu o Saep,	Sistema de Avaliação da Educação Primária que, com as alterações da Constituição de 1988, passa a chamar-se Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica. O objetivo do MEC era oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, contribuindo, dessa maneira, para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. A primeira avaliação ocorreu em 1990.	
Principais problemas e desafios do saeb:
desafios:
·	Garantir que a qualidade de ensino através da avaliação seja melhorada e que haja equidade nesta qualidade de ensino em todo o país.
·	Atingir metas de qualidade e retorno.
·	Melhorar a taxa de aprovação.
problemas:
·	A criança no período escolar quando é submetida à avaliação, não é avaliada de forma correta e justa, pois a prova é para medir apenas o que a criança deveria ter absorvido em relação aos conteúdos em si, esquecendo assim as questões competências (foco, disciplina, etc). 
·	A escola não submete os alunos a conhecer as competências e portanto eles não trabalham isso em sala.
·	Não preparar os alunos para a vida, preocupando-se assim apenas com os conteúdos teóricos e necessários para o QI do aluno.

Continue navegando