Buscar

saeb

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
Componente Curricular: OTEC
Docente: kátia
Discente: Brenda Alves de Lima
		 Hellen Leandra O. M. Carvalho
 Larissa Rodrigues
SAEB:
Principais informações :
	Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Dados históricos e atuais:
·	 Desde 1990, quando foi criado, o Saeb teve algumas reestruturações. 
·	Em 2005, passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas.
·	Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. Em 2017, não só as escolas públicas do ensino fundamental, mas também as de ensino médio, públicas e privadas, passaram a ter resultados no Saeb e, consequentemente, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
·	Em 2019, as siglas ANA, Aneb e Anresc deixarão de existir e todas as avaliações passarão a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. As aplicações se concentrarão nos anos ímpares e a divulgação dos resultados, nos anos pares. Um dos destaques da reestruturação é a afirmação de dimensões da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes cognitivos. As condições de acesso e oferta das instituições de Educação Infantil passarão a ser avaliadas. Mesmo com as alterações, o sistema não perderá a comparabilidade entre edições.
O que é a ANA: 
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.
Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola.
Objetivos:
A Ana tem como principais objetivos:
1- Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
2- Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
3- Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
O que é a Anresc (Prova Brasil): 
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Prova Brasil é uma avaliação censitária bianual envolvendo os alunos do 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental das escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados. Seu objetivo principal é mensurar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura) e em Matemática e fornecendo resultados para cada unidade escolar participante bem como para as redes de ensino em geral. Apresenta, ainda, indicadores contextuais sobre as condições extra e intraescolares em que ocorre o trabalho da escola. Os dados apresentados visam servir de subsídio para diagnóstico, reflexão e planejamento do trabalho pedagógico da escola, bem como para a formulação de ações e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade da educação básica
	
			 Composição do saeb:
	O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
	
			São avaliados os critérios:
Escola e alunos: 
* Nível de alfabetização
* Indicadores sobre as condições de oferta
* melhoria da qualidade
Professores:
* Gestão escolar
* Infraestrutura
* Formação docente
* Trabalho pedagógico
·	 As escolas privadas deverão obrigatoriamente participar da avaliação?
Não. Caso sejam sorteadas para compor a amostra do Saeb, as escolas poderão optar participar. O Inep ressalta que a confirmação da participação das escolas sorteadas é muito importante, pois as informações coletadas permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, fornecendo indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado no país.
·	Como a prova é organizada?
São confeccionados tipos diferentes de cadernos de prova para cada ano/série, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Desta forma, dois alunos não respondem necessariamente às mesmas questões.
·	Quais são os critérios a serem cumpridos para que os Municípios obtenham a divulgação dos resultados?
Conforme o Art. 20 e 21 da Portaria Inep nº 366, de 29 de abril de 2019, por etapa avaliada, serão publicamente divulgados os resultados dos Municípios e dos Estados que contenham as escolas mencionadas no Art. 5º, que cumprirem, cumulativamente, os seguintes critérios:
I - registrar, no mínimo, 10 (dez) estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos;
II - alcançar taxa de participação de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) dos estudantes matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2019, consideradas aqui as informações constantes em sua versão final.

Continue navegando