Buscar

descritiva sociedade e meio ambiente 3

Prévia do material em texto

1.
	As primeiras comunidades emergiram no Vale da Mesopotâmia, constituído pelas terras férteis entre os rios Tigre e Eufrates. O cultivo da terra originou-se na zona do que se convencionou chamar de crescente Fértil, onde as periódicas inundações causadas pelo transbordamento dos rios fertilizavam a terra e fizeram desta região não apenas o local de surgimento de um novo homem, mas também o berço de uma civilização. O sedentarismo constituiu essa nova forma de vida que permitiu que o homem controlasse sua provisão de alimentos, estando, desta forma, livre do jugo e das leis da natureza. Como consequência desta forma de vida menos fortuita, os aglomerados humanos começaram a aumentar, originando as primeiras cidades. Com base no enunciado, caracterize as primeiras cidades, descrevendo as demandas que foram necessárias para a sua ascensão.
	Resposta Esperada:
Características:
- presença de várias aldeias em torno de um templo;
- reverência a um deus totêmico;
- o sacerdote era o intérprete, dirige a cidade, supervisionava as colheitas.
Demandas:
- organização eficaz nos transportes, tais como no terrestre, com a roda e a tração animal, e no transporte fluvial, com as embarcações à vela;
- surgimento de novas profissões especializadas, como metalúrgicos, ourives e mercadores.
	2.
	No Brasil, as questões ambientais começaram a ser tratadas com maior seriedade somente a partir da década de 70. Em virtude de algumas ações e critérios estabelecidos, os problemas ambientais diminuíram razoavelmente, se comparado a dez ou vinte anos atrás. No entanto, muitos problemas, como o desmatamento e exploração desenfreada dos recursos naturais ainda persistem. Dentre as soluções encontradas, podem ser citadas a criação de secretarias, órgãos fiscalizadores e de pesquisa, assim como ministérios. De acordo com o exposto, cite e explique a função de pelo menos três instituições colegiadas  no âmbito de Brasil, e que são consultivas e deliberativas com relação às questões ambientais.
	Resposta Esperada:
Dentre os órgãos e autarquias responsáveis pelo gerenciamento ambiental no Brasil, podem ser destacadas: 1) Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que é um órgão colegiado que se organiza por diferentes atores participando da tomada de decisão sobre os problemas ambientais; 2) Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973, e que seria substituída futuramente pelo MMA, autoridade máxima vinculada à Presidência da República; 3) Ministério do Meio Ambiente (MMA), autoridade máxima deliberativa e vinculada à Presidência da República; 4) Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão deliberativo e consultivo, responsável por Leis, Instruções Normativas entre outros instrumentos legais; 5) Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), responsável pela fiscalização do cumprimento das normas ambientais; 6) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), voltado mais ao gerenciamento das Unidades de Conservação. Faz pesquisas e faz a gestão dessas áreas e também dos seus recursos.

Continue navegando