Buscar

teste introdução a assistencia farmaceutica

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Lei Eloy Chaves de 1924 foi um marco na história dos trabalhadores brasileiros. Qual a sua importância?
		
	
	Foi importante para a criação do SUS
	
	Ela criou os planos de saúde
	
	Ela foi responsável para a criação da carteira assinada
	 
	É a Lei de criação das CAP's (Caixa de aposentadorias e pensões)
	
	Foi importante para a criação da Saúde Pública
	Respondido em 14/10/2020 22:15:49
	
	Explicação: Foi Eloy Chaves, um advogado, que elaborou a Lei de criação das CAP's (Caixa de aposentadorias e pensões). Com uma contribuição durante os anos trabalhados os trabalhadores poderiam solicitar a aposentadoria. Antes dessa Lei os trabalhadores continuavam trabalhando mesmo idosos, pois necessitavam sustentar a família.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em 1988 na Constituição Federal, incorpora uma perspectiva inovadora ao tratar a saúde como garantia de direitos afirmando que:
		
	
	Saúde é dever do Estado, cabendo-lhe coordenar as ações e delegar à iniciativa privada a prestação de serviços de saúde
	
	Saúde é direito de todos, desde que o Estado do disponha dos recursos necessários para a implantação das ações, priorizando os mais pobres.
	 
	Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas e o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
	
	Saúde é direito de todos aos cidadãos que contribuírem mensalmente para a previdência social.
	
	A assistência à saúde é livre para a iniciativa privada, pois o Estado não tem possibilidade de garantir o acesso de todos os cidadãos às ações e serviços de saúde necessários
	Respondido em 14/10/2020 22:22:08
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	É competência de administrar os recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde:
		
	
	da direção nacional do SUS
	 
	da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	da direção nacional do SUS.
	
	da direção estadual do SUS.
	
	do conselho municipal de saúde.
	Respondido em 14/10/2020 22:25:22
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O mercado farmacêutico nacional, caracteriza-se por:
		
	
	Possuir um parque de indústrias de imunoderivados avançado, com produção de diversos produtos todos vindos de processos de pesquisa e desenvolvimento do governo brasileiro.
	
	A maior parte do mercado brasileiro é constituído por indústrias transnacionais que investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, realizando transferência de tecnologias de modo permanente.
	
	Caracteriza-se por ser um mercado inovador, com alternância de lideranças nas vendas de medicamentos entre as indústrias nacionais, as públicas e as transnacionais
	 
	A maior parte do mercado brasileiro é constituído por indústrias transnacionais que não investem em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, reproduzindo e vendendo no país fármacos desenvolvidos em suas matrizes no exterior.
	
	Ser constituído de diversas indústrias nacionais farmacêuticas; líderes de venda. ocupando as 10 primeiras posições do ranking de vendas de medicamentos no mercado brasileiro.
	Respondido em 14/10/2020 22:28:11
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os medicamentos essenciais são aqueles que servem para satisfazer às necessidades de saúde prioritárias da população e selecionados de acordo com a sua importância para a saúde pública, a evidência sobre a eficácia e a segurança e relação custo efetividade. Sobre os medicamentos essenciais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O processo de seleção dos medicamentos essenciais é de base comparativa, estando baseado em critérios, como eficácia, segurança e conveniência para o paciente
	
	A adoção da relação de medicamentos essenciais nacional é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos (PNM)
	
	A relação de medicamentos essenciais nacional deve ser a base para a organização das listas estaduais e municipais de medicamentos essenciais
	
	A relação de medicamentos essenciais nacional no Brasil denomina-se RENAME
	 
	Após a definição de relação de medicamentos essenciais, não é necessário sua atualização e revisão periódica
	Respondido em 14/10/2020 22:29:02
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA.
( ) Dentro da racionalidade do Armazenamento dos estoques é preciso considerar o aproveitamento de espaço, considerar a facilidade de transporte alem de considerar a proximidade das áreas de produção e consumo.
( ) A seleção tem o objetivo de proporcionar ganhos terapêuticos e econômicos. Deve definir, estabelecer e consensuar uma relação de medicamentos essenciais, escolhidos de acordo com o perfil epidemiológico da população local (enfermidades prevalentes), para atender às reais necessidades da população. A seleção de medicamentos deve ser feita por uma comissão de profissionais de saúde, com conhecimentos especializados, por critérios de essencialidade, qualidade e eficácia comprovada. Sua utilização deve ser obrigatória nos serviços de saúde, especialmente pelos prescritores. Deve ser revisada periodicamente e amplamente divulgada a todos os profissionais de saúde.
( ) Dispensação é o ato farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta a apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado.
( ) O processo de programação da aquisição de medicamentos é uma atividade que só pode ser exercida pelo farmacêutico sendo similar ao processo de dispensação.
( ) Para implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental a participação de dois profissionais, o Assistente Social e o Farmacêutico, que devem trabalhar em conjunto.
		
	
	F, V, F, F, V
	
	V, F, V, F, V
	
	F, F, F, V, V
	
	V, F, V, V, F
	 
	V, V, V, F, F
	Respondido em 14/10/2020 22:36:25
	
	Explicação:
As duas últimas são falsas, aquisição de medicamento não é o mesmo que dispensação e na assistência farmacêutica não há a participação de assistentes sociais.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale a afirmativa correta:
		
	
	É necessário que o campo de atividade da farmacovigilância se expanda e evolua, pois ainda não incluem as plantas medicinais, produtos derivados do sangue e vacinas.
	 
	Segundo a Organização Mundial da Saúde, a farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos.
	
	todas as alternativas estão incorretas
	
	A farmacovigilância tem a finalidade de identificar os riscos relacionados aos problemas que envolvem os produtos farmacológicos no mercado, não se preocupando com a perda da eficácia e com o uso indevido ou abuso de medicamentos.
	
	No Brasil ainda não existem pressupostos legais referentes à farmacovigilância, incluindo-a nas atribuições da Vigilância Sanitária e nas competências do Sistema Único de Saúde (SUS).
	Respondido em 14/10/2020 22:40:43
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quais das submissões a seguir não refere-se a um processo feito pelos medicamentos genéricos?
		
	
	Protocolo de equivalência farmacêutica
	 
	Métodos analíticos
	
	Protocolo de bioequivalência, de acordo como protocolo e relatório técnico para biodisponibilidade e bioequivalência.
	
	Protocolo detalhado de estudos de estabilidade
	
	Teste de correlação in vivo e in vitro
	Respondido em 14/10/2020 22:52:21
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Atualmente, são varias as áreas de atuação do farmacêutico, regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia. Qual das alternativas não apresenta uma destas áreas de atuação?
		
	
	Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência;
	
	Bacteriologia clínica;
	 
	Através de diagnósticos, atuar na cura de doenças e restauração da saúde
	
	Bancode leite humano;
	
	Auditoria farmacêutica;
	Respondido em 14/10/2020 22:53:37
	
	Explicação:
A função do Médico é direcionada à cura de doenças e restauração da saúde com base no seu diagnóstico.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Assinale a alternativa que contém a definição CORRETA:
		
	
	Biodisponibilidade refere-se a fármacos que são fabricados por laboratórios diferentes, com a mesma composição, que apresentam a mesma biodisponibilidade.
	 
	O medicamento genérico foi estabelecido pela Lei no. 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. Pode ser definido como medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua ausência, pela Denominação Comum Internacional (DCI)
	
	Bioequivalência é a quantidade de droga aplicada que chega no seu local de ação e que apresenta uma resposta farmacológica
	
	Equivalente Farmacêutico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
	 
	Medicamento Similar é o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI

Continue navegando