Buscar

exercícios aula 1 a 10 filosofia da educação brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Assim como as demais ciências nasceram no bojo da reflexão filosófica, também a Pedagogia se achava intimamente ligada à Filosofia, já que os filósofos também discutiam educação. Dessa forma, pergunta-se: Qual a importância da Filosofia para a Pedagogia?
R: Além de estimular a reflexão, a capacidade argumentação e análise crítica dos fatos, a filosofia possibilita investigar o ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos realizados.
Na maioria dos manuais de Metodologia Científica o conhecimento surge da necessidade do homem em "interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significação, daí criar intelectualmente representações significativas da realidade, com as quais chama de conhecimento"(Köche). A explicação contida na aula 1 da disciplina de Filosofia da Educação Brasileira trabalha com outro tipo de interpretação, a saber, a relação entre o homem e a natureza mostrando como é possível compreender a produção da natureza humana, a partir de dois conceitos importantes formulados por Marx, são eles:
R: Materialismo histórico e dialético
Partindo do princípio de que a Filosofia da Educação é a fundamentação teórica e crítica do conhecimento e da prática educativa, podemos afirmar que:
I.   sua preocupação está em compreender, de forma crítica, a natureza e a especificidade da educação;
II.  determina pelo pensamento os alicerces das práticas educativas de uma sociedade;
III. tem por finalidade firmar o espontaneísmo pedagógico;
IV. portanto, seu trabalho está em avaliar os currículos, as técnicas e os métodos de ensino-aprendizagem, para que seja possível julgar se são ou não adequadas aos fins que se propõem.
Assinale a alternativa correta:
R: Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
Vimos durante as aulas que com o auxílio da Filosofia, os cursos de Pedagogia e licenciatura tem mais chances de proporcionar uma compreensão sistemática da educação, sendo importante, no entanto, a presença de três aspectos centrais na formação do educador (Material Didático: LOPES, Viviane. Org. Filosofia e Filosofia da Educação: Conhecimento, Cultura e Educação - Capítulo 1, pg. 18).
Assinale a alternativa que se adequa ao fragmento acima:
R: Qualificação - Formação pedagógica - Formação ética e política;
O conhecimento que é aceito e compartilhado por grupo, independente de ser provado ou não. Trata-se de um conhecimento fragmentário, difuso, assistemático. A oralidade é o principal veículo dessa forma de conhecimento. O tipo de conhecimento supracitado é:
R:Senso Comum
Em nossa realidade, percebemos que a escola é, ao que parece, muitas vezes, pouco ou nada comprometida com a presença da Filosofia. A presença de várias disciplinas é, muitas vezes, natural nas escolas, mas a presença da Filosofia, normalmente, não foge da tão propagada questão: Para que estudar Filosofia? Qual a utilidade desta disciplina na formação de alunos e alunas? Percebemos que ambos nos colocamos desde o início algumas questões: Como se dá o encontro filosofia e escola? É possível pensar, por exemplo, a educação de uma forma filosófica, crítica, transformadora, dentro da própria escola? Qual pode ser o alcance da filosofia? Como pensar novas formas de presença da filosofia?. Se é difícil pensar a filosofia em razão de sua complexidade, pensá-la no cenário escolar constitui, ao menos para nós, um grande desafio, pois se, de um lado, temos diversas concepções de filosofia existentes na esteira das práticas dos docentes, temos, de outro, especificamente na escola de nível médio, as dificuldades inerentes a toda a educação no atual contexto neoliberal, no qual esta ¿ a escola ¿ procura constituir-se apenas em uma alavanca a serviço do mercado de trabalho, dos vestibulares e dos concursos.(Gontijo; Valadão.Cad. CEDES v.24 n.64 Campinas set./dez. 2004.) Sobre a Filosofia é INCORRETO afirmar que:
R: É aceito e compartilhado por grupo, independente de ser provado ou não. Trata-se de um conhecimento fragmentário, difuso, assistemático.
Para uma nova Filosofia da Educação, propomos como pontos decisivos:
R: Todas opções estão corretas.
Para que haja um fomento ao pensamento e consciência crítica é imperativo que se formem pensadores em todos os níveis, ainda que por meio do resgate do exercício do pensar perdido ou sufocado, seja pelo ensino bancário, seja por anos de ditadura militar ou pelo consumo da american life. Ou seja, preparar nossos pedagogos é imperativo! Tanto para a prática da reflexão constante e profunda, quanto para discussão de contextos e observação sócio crítica e construtiva como agente de mudanças não apenas sociais mas também subjetivas, no e para o sujeito aprendente. É importante o alerta para o necessário cuidado em não transformar os professores em sujeitos aptos a refletir a educação sem que se tornem aptos a fazer educação. Neste sentido, corroborando os vários desafios ao educador é correto considerar que:
R: precisamos estar preparados para a complexidade e as ambiguidades, para saber discernir o real do fabricado, o que liberta e o que escraviza, o que educa e o que deseduca, o que serve ao homem e o que vai contra ele.
Leia com atenção o trecho abaixo: "o pensamento sistematizado e fundamentado que busca o verdadeiro significado das coisas, a verdade sobre a existência do homem e de todas as coisas do mundo." (LOPES, 2015, p. 08) Podemos dizer, portanto, que a definição apresentada por Viviana Lopes refere-se à:
R: filosofia
Resulta da tradição cultural de um povo, não é datado, não tem autoria, não se justifica, não se fundamenta e não se coloca ao questionamento. Portanto, este tipo de conhecimento pressupõe a adesão e a aceitação por parte do indivíduo por resulta de uma intuição da realidade e por dispensar argumentos e fundamentações. Essas características, referem-se ao:
R: Conhecimento mítico.
A filosofia é uma forma de conhecimento que se difere da forma típica de conhecer o senso comum. Ambas as formas de conhecimento fazem indagações, mas com naturezas distintas. A pergunta que NÃO caracteriza uma indagação filosófica, mas uma evidência do senso comum é
R: que horas são?
Ao entendermos a ciência da Pedagogia como práxis pedagógica, ou seja, como um saber intrinsecamente ligado ao compromisso de uma transformação de pessoas e de crítica da cultura, espera-se que o profissional da educação seja um intelectual transformador.
Nesta perspectiva, pergunta-se o que é "Ser um educador intelectual transformador"?
R: Compreender que as escolas não são espaços neutros de mera instrução, mas carregadas de pressupostos que representam as relações de poder vigentes e convicções pessoais nem sempre explicitadas.
Considere as seguintes definições sobre campos próprios da reflexão filosófica:
I Conhecimento das formas gerais e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro, independentemente dos conteúdos pensados;
II Análise crítica das ciências, tanto as ciências exatas ou matemáticas, quanto as naturais e as humanas;
III A linguagem como manifestação da humanidade do homem; signos, significações; a comunicação; passagem da linguagem oral à escrita, da linguagem cotidiana à filosófica, à literária, à científica; diferentes modalidades de linguagem como diferentes formas de expressão e de comunicação.
As definições I, II e III referem-se respectivamente a:
R: Lógica, epistemologia e filosofia da linguagem
Para Dermeval Saviani, a reflexão propriamente filosófica é radical, rigorosa e de conjunto. De acordo com esta concepção a única afirmativa em NÃO ATENDE a colocação do autor: 
R: 4. Imposição de ideias e valores que garantem os interesses de classe.
O pensamento filosófico desenvolvido por Karl Marx no século XIX, que costumamos chamar de "Materialismo Histórico", propõe a existência de uma relação específica entre o homem e
natureza. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define essa proposição.
R: Para Marx, o homem manipula a natureza de acordo com as demandas concretas da sua existência, sendo, portanto, de complementação as relações entre a natureza e a cultura.
A identidade do Pedagogo deve refletir um sujeito reflexivo, crítico e participativo, ou seja, um intelectual transformador capaz de compreender o contexto social, econômico e político em que vive. Assinale o item que NÃO corresponde à prática deste tipo de profissional:
R: Aceitar sempre as orientações indicadas em manuais de natureza pedagógica elaboradas pelas autoridades institucionais, sem questionar.
O conceito de cultura não é de fácil compreensão, pois envolve polêmicas mais de um sentido (amplo e restrito). Marque o (s) item (ns) que NÃO indica (m) sentido amplo de cultura.
I. o homem se difere dos demais animais por que é um ser de cultura.
II. a capacidade de pensar faz do homem um ser criador, logo ser de cultura.
III. o homem é um ser de cultura porque modifica intencionalmente o meio para nele viver melhor.
IV. animais como a ave conhecida como João de barro é um ser de cultura, portanto uma exceção dentre a espécie.
R: Somente o item IV não indica o sentido amplo de cultura
Podemos dizer que há um tipo de cultura que consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço. Estamos pensando na cultura...
R: popular
Marx afirma em sua obra que o diferencial entre os homens e os animais é a atividade chamada trabalho. Assinale o (s) item (ns) que Não pode (m) ser contemplado (s) pelo pensamento do autor:
I. ao expressar este entendimento, o autor está de acordo com o conceito antropológico de cultura.
II. demonstra um entendimento muito particular de cultura, posto que trabalho é coisa distinta e não entra no conceito de cultura.
III. trabalho e cultura são conceitos atrelados, pois é pelo trabalho que o homem cria os meios para sobreviver.
IV. o entendimento de trabalho em Marx aponta para a conceituação antropológica de cultura.
R: Somente o item II não pode ser contemplado pelo pensamento do autor
Os conceitos "natureza" e "cultura" são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer reflexão filosófica a respeito da prática pedagógica. Nesse sentido, marque entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta a relação entre esses conceitos considerada ideal para uma prática pedagógica crítica e construtivista.
R: O comportamento humano não movido pela natureza, mas sim por valores construídos socialmente. Portanto, é o objetivo da prática pedagógica formar o sujeito, consciente e inconscientemente, para o convívio social, já que ele não é naturalmente apto a isso.
A pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica ao processo educativo na sua forma e conteúdo. Nessa perspectiva, marque a resposta correta da cultura ocidental que se construíram desde a antiguidade até a atualidade: 1. Pedagogia dialética reflete criticamente sobre as contradições do processo ensino-aprendizagem. 2. Pedagogia essencialista baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes. 3. Pedagogia existencialista baseia-se em modelos universais do ser humano. 4. Pedagogia cientificista baseia-se na ciência e tecnologia para promover a emancipação do homem.
R: Apenas a alternativa 2 está correta
A Pedagogia baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes, mas produzem cultura, por outro lado, a Pedagogia baseia-se no estudo das diferentes culturas para promover a emancipação do homem"No século XX vai se desenvolver o conceito de que existem muitas culturas em uma determinada localidade, cidade ou país, sem que haja a dominação de uma sobre a outra". Escolha a alternativa que NÃO está relacionada com a afirmação acima:
R: Enfoque etnocêntrico
O aluno não é um ser abstrato; não existe personalidade humana básica e universal ou uma natureza humana padrão. Se a educação consiste na educabilidade do indivíduo concreto, produto de relações sociais, ela deve-se centrar-se na analise das condições concretas da vida dos homens, a forma de interação, a luta com o ambiente e o cotidiano do trabalho. O que um aluno é depende daquilo que o meio social permite que seja. A ação pedagógica pressupõe, portanto, a compreensão do significado social de cada comportamento, no conjunto das condições de existência em que ocorre (LIBÂNEO. José C. Democratização da Escola Pública a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.p. 67).
De acordo com Libâneo, qual dos procedimentos abaixo corresponde à Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos?
R: O aluno é encorajado e incentivado pelo professor a lidar ativamente com a tarefa investigativa, tornando-se sujeito e centro da aprendizagem
É um conhecimento intuitivo da realidade ou do mundo tendo a imaginação como mediadora entre o percebido e pensado, ou seja, possibilita outras formas de compreensão da realidade. Estamos nos referindo ao:
R: 2. Conhecimento artístico
Através da cultura a qual pertencemos nos constituímos como seres políticos, econômicos, sociais, éticos e religiosos, morais, filosóficos, científicos, lúdicos e etc. Nas sociedades modernas, para tornar a vida mais complexa em todas as suas dimensões foram definidas tipos de cultura.
Marque a resposta correta dos tipos de cultura:
1. Cultura Erudita: Sua produção resulta em mudanças ou rupturas significativas na forma de pensar e agir de uma determinada época se constituindo como obras clássicas.
2. Cultura Popular: Consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço.
3. Cultura de Massa: Resultante dos meios de comunicação na sociedade moderna.
4. Cultura popular individualizada: Expressa a produção de escritores, compositores, artistas plásticos e etc. que não habitam e produzem nos centros de pesquisa ou nas universidades.
R: Todas as alternativas estão corretas
A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo, corresponde a Pedagogia Essencialista?
R: Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo: os homens são essencialmente iguais.
Algumas frases utilizadas por grande parte da nossa população são atribuídas à natureza humana, por exemplo: "Homem não chora", "É natural ter medo do desconhecido". Sobre a relação entre natureza humana e cultura, marque a resposta correta.
R: A ideia de natureza humana é um produto da humanidade, pois somos seres históricos e culturais.
"Se pararmos para pensar e observar o comportamento humano em nosso cotidiano, não teremos dificuldades para identificar um conjunto de ideias, normas, valores, princípios e etc., que expressam compreensões contraditórias em nosso cotidiano no que se refere à natureza humana" (aula 2).
Escolha a alternativa CORRETA para compreender a chamada natureza humana.
É um produto histórico, social e cultural da humanidade
Sobre pluralidade cultural e etnocentrismo pode-se dizer que:
1. etnocentrismo indica a aceitação de culturas de massa e pluralidade cultural se refere a aceitação dos mais diversos tipos de cultura.
2. são formas de conceber e se relacionar com o produto das transformações criativas produzidas pelo homem.
3. o etnocentrismo gera preconceito e intolerância quanto aos aspectos culturais.
4. a não aceitação das
diferenças culturais não está mais presente na história atual.
R: Apenas a opção 3 está correta
A cultura da Elite é também chamada...
R: Cultura Erudita.
O ensino de Filosofia deve propiciar aos alunos a possibilidade da reflexão. Sobre o conceito de reflexão, é CORRETO afirmar que se trata da(do):
R: ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tomando como objetivo seu próprio ato.
Qual área de investigação da filosofia tem por finalidade compreender as condições de validade dos argumentos, além de oferecer as regras para o pensamento correto?
R: Lógica.
O conceito de que alienação é a ação pela qual o indivíduo, grupo, instituição ou sociedade se tornam alheios ao produto do seu trabalho, foi criado por:
R: Karl Marx.
(Instituto Federal de Educação - PI - 2011) O filósofo alemão Karl Marx, na busca de um caminho epistemológico que fundamentasse o conhecimento para a interpretação da realidade histórica e social que o desafiava no século XIX, superou posições que diziam respeito à dialética hegeliana e conferiu-lhe um caráter materialista e histórico. Pode-se afirmar que a única alternativa que NÃO corresponde ao materialismo histórico é:
R: É a consciência dos homens que determina o seu ser; Não é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência
A educação tem uma função social muito importante na sociedade, especialmente no que se refere ao mundo do trabalho e ao universo da tecnologia. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:
R: Formar pessoas capazes de pensar criticamente, potencializando o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, emocionais, culturais e relacionais para o pleno desenvolvimento da sociedade
	Identifique nos enunciados abaixo as características do liberalismo político e do liberalismo econômico:
I.   Doutrina que tomou para si a defesa e a realização da liberdade no campo político.
II.  O liberalismo político centra-se na defesa de que os seres humanos têm, por natureza, direitos fundamentais e que cabe ao Estado respeitá-los.
III.  O princípio que rege o liberalismo econômico é a defesa em torno da independência da economia em relação a toda e qualquer forma de controle, principalmente estatal, das relações econômicas. Tanto que se enfatiza a liberdade da iniciativa econômica, a livre circulação da riqueza, a valorização do trabalho humano e da economia de mercado.
IV. A economia deve ser regulada pelo Estado, pois, em última instância este deve desenvolver mecanismos de socialização da riqueza produzida pelo conjunto da sociedade.
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
	Por defender que a participação grupal deve ser obtida através de assembléias, conselhos, eleições, reuniões, associações, de tal forma que o aluno leve para a escola e para a vida cotidiana tudo o que aprendeu, compreende que seu método deve resumir tanto objetivo pedagógico quanto o político. Tem por base o método indutivo, racional, experimental e científico estimula a curiosidade, favorece a atividade cerebral, coloca a razão e a memória no seu devido lugar e se afasta de toda e qualquer credulidade. Seu método faz o movimento do composto ao simples, do geral ao particular, do número à unidade, da harmonia ao som, da regra ao fato, do princípio à aplicação, do observado ao não-observado e do conhecido ao desconhecido. Portanto, estimula à pesquisa independente.
O enunciado acima se refere à:
	
	 Certo
	3. Tendência Progressista Libertária
	Leia atentamente os enunciados abaixo:
I. Resulta da atividade intelectual nas mais diferentes áreas do conhecimento em nossa sociedade.
II. Consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe.
III. Resulta dos meios de comunicação na sociedade moderna, tais como: cinema, rádio, televisão e etc., alcançando um número expressivo de pessoas pertencentes a classes sociais distintas e com formação diferenciada.
IV. Expressa a produção de escritores, compositores, artistas plásticos e etc., que não habitam e produzem nos centros de pesquisas ou nas universidades.
Assinale a alternativa correta
	
	 Certo
	3. O enunciado I refere-se à cultura erudita, o II à cultura popular, o III à cultura de massa e  o IV à cultura popular individualizada.
	Sobre a relação entre trabalho e educação no período medieval, podemos afirmar que:
I. A classe dominante ao se preocupar com as atividades de guerra centrava a educação na formação da cavalaria, envolvendo dois pontos fundamentais: o da arte militar e o da vida aristocrática.
II. A classe dominada continuava se educando pelo trabalho, no processo de produzir sua própria existência e a de seus senhores.
III. Prevaleceu nesse período uma educação formal e igualitária tanto para os senhores feudais quanto para os servos e vassalos.
Assinale a alternativa correta
	
	 Certo
	2. Somente os enunciados I e II estão corretos.
	Os cursos de Pedagogia e Licenciatura devem proporcionar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional.
Quais os três aspectos destacados como importantes na formação do professor?
	
	 Certo
	Dominar conteúdos dentro da área escolhida, alfabetização, história, geografia, matemática, etc.; Saber selecionar conteúdos a partir dos objetivos concebidos de antemão; Desenvolver um trabalho intelectual transformador.
	Uma das limitações da formação escolar é a ausência da reflexão acerca dos conceitos designadores das coisas. Aprende-se o que as coisas são, quase sempre através da memorização, através de exemplos e por exclusão. É próprio da filosofia reflexões de natureza conceitual.
Nas afirmações abaixo, identifique a que compreende a concepção filosófica de trabalho enquanto práxis.
	
	 Certo
	Na sua atividade diária, um determinado gari trabalha não apenas para fazer jus à sua obrigação, mas de modo que esta tarefa seja menos cansativa. Enquanto a desenvolve, pensa também nas matérias da escola e elabora idéias para debates com companheiros de jornada nos momentos de reuniões.
	Tendo por base a concepção de ideologia elaborada por Marx como: mascaramento ou falseamento da realidade, ou seja, de uma realidade opressora, gerando uma falsa consciência ou consciência ilusória, analise a validade ou falsidade dos enunciados abaixo:
I. "Deus dá o frio conforme o cobertor".
II. "O pior analfabeto é o analfabeto político".
 III. "A justiça é cega".
IV. "Onde há fumaça há fogo".
 Assinale a alternativa que identifica os enunciados verdadeiros:
	
	 Certo
	Os enunciados I, III e IV são verdadeiros
	"A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas." Fonte: MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio Mais (PCN+EM) Fazer com que o pensamento se volte para si mesmo para conhecer-se é uma das características da reflexão crítica. Está correto afirmar que são características da reflexão intelectual:
	
	 Certo
	Refletir sobre coisas ¿invisíveis¿, ou abstratas; é possível melhorá-la a partir do conhecimento; poder refletir sobre si mesmo.
	Professores intelectuais transformadores estão alicerçados por uma formação continuada não só de atualização, mas tendo como preocupação fundamental a de ser um intelectual transformador, compreendendo o contexto social -econômico-político em que vive, tendo uma visão do todo, além de estar comprometido com a ética e a política.
Nas colocações abaixo sinalize a ÚNICA que NÃO explicita a prática deste profissional:
	
	 Certo
Comprometimento proposital com os valores defendidos pelo senso comum, que está a serviço de uma determinada classe
	Sobre a relação entre trabalho e educação na Idade Média, podemos afirmar que:
I. Os homens viviam no campo e do campo e o trabalho característico desta época é o trabalho servil.
II. Prevalecia uma sociedade estratificada em classes sociais composta pelos senhores feudais (clero e nobreza) e pelos trabalhadores (servos e vassalos).
III. Prevaleceu durante este período uma educação formal e igualitária para os senhores feudais e para os trabalhadores (servos e vassalos). Desta forma, era possível uma ascensão social por parte da classe dominada.
IV. A classe dominante preocupava-se com o ócio com dignidade através de atividades consideradas nobres e não com atividades consideradas indignas (como é o caso do trabalho manual).
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	5. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	O conceito de IDEOLOGIA tem vários sentidos. Contudo, segundo Karl Marx tem um significado muito específico. Marque a resposta CORRETA.
	
	 Certo
	Tem um sentido negativo, de mascaramento ou falseamento da realidade
	O uso da palavra Estado deve-se a Maquiavel em sua obra: "O Príncipe". O termo pode ser distinguido em três concepções fundamentais. Analise a definição de cada uma:
I. Concepção organicista: segundo a qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles.
II. Concepção atomista ou contratualista: segundo a qual o Estado é uma criação dos indivíduos.
III. Concepção formalista: segundo a qual o Estado é uma criação jurídica.
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	Todas as definições estão corretas
	A que se refere a Pluralidade Cultural?
	
	 Certo
	Conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no País.
	Qual dos princípios descritos abaixo NÃO está de acordo com a definição de Democracia?
	
	 Certo
	A participação nas eleições é privilégios de grupos isolados da sociedade.
	Sobre a relação cultura de massa e indústria cultural é correto afirmar que:
1. favorece o desenvolvimento intelectual do homem simples, pois apresenta ainda que de modo distorcido a realidade de uma obra clássica, por exemplo.
2. esta associação é negativa, pois mata no homem sua capacidade de pensar, visto que ele apenas assimila estes produtos, não os compreende.
3. deve ser recebida, incondicionalmente, como um processo enriquecedor da cultura.
4. é positiva porque gera renda para o autor dos produtos ditos culturais.
	
	 Certo
	Apenas a 2 é correta
	A existência de seres humanos reais, que vivem em sociedade e estabelecem relações entre si, é o ponto de partida para a compreensão da história. O processo de humanização se constitui na e pelas relações sociais. Em outras palavras, é compreender que a natureza humana decorre:
I. de fatores determinados por um ser superior ao ser humano.
II. do conflito com a natureza onde o homem se produz como ser social, histórico, político e econômico e etc., se constituindo como um ser em transformação, ou seja, como ser da práxis.
III. da produção só se dá historicamente de forma intencional e consciente.
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	À luz da teoria dialética, a Cultura é um produto do trabalho na vida civilizada. Com base neste postulado, dentre os itens abaixo, aponte aquele que explica corretamente a relação entre estes dois conceitos (trabalho e cultura):
	
	 Certo
	3. Trabalho é o meio prático de transformação que resulta em cultura; logo Cultura é a natureza transformada.
	A importância do ensino de Filosofia, no Ensino Médio, está, dentre outros vários fatores, na possibilidade de propiciar ao aluno a condição de aprender a pensar. Dito isto, é CORRETO afirmar que:
	
	 Certo
	a Filosofia, como uma disciplina acadêmica, firma-se como um objeto de indagação e investigação para os estudantes.
	Segundo Nicola Abbagnano o liberalismo é uma doutrina que tomou para si a defesa e a realização da liberdade no campo da política. Qual é o pressuposto filosófico do liberalismo político?
	
	 Certo
	O liberalismo político faz a defesa de que os seres humanos têm, por natureza, direitos fundamentais e que cabe ao Estado respeitá-los.
	
	Sobre a relação entre natureza humana, cultura e educação, podemos afirmar que:
I. A natureza humana decorre de um processo natural e independente da vontade dos seres humanos.
II. O homem só se torna homem porque vive no meio de um grupo cultural.
III. Através da cultura nos constituímos como seres políticos, econômicos, sociais, éticos, religiosos, lúdicos, filosóficos, científicos e etc.
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	4. Somente os enunciados II e III estão corretos.
	Sobre a relação entre educação e cultura é correto afirmar que:
I. o papel da educação é transmitir informações sobre os bens culturais.
II. cabe á educação a instrução dos indivíduos quanto ao uso histórico da cultura.
III. a cultura é um conteúdo que se for bem aprendido na escola pode simplificar a luta dos homens por justiça.
IV. a educação se insere nos processos culturais com vista a socializar, humanizar e emancipar os indivíduos ao longo da vida.
	
	 Certo
	Somente o item IV está correto
	A cultura é uma criação humana: ao tentar resolver seus problemas, o ser humano produz os meios para a satisfação de suas necessidades e desejos, transformando o mundo natural e a si mesmo. Por meio do trabalho instaura relações sociais, cria modelos de comportamento, instituições e saberes.
Qual o grande desafio da democratização da cultura?
	
	 Certo
	A abertura de oportunidades iguais para que todos tenham acesso não só ao consumo da cultura, mas também a sua produção.
	Em relação ao que prevê a Constituição Federal de 1988 sobre a Educação, é incorreto afirmar que:
	
	 Certo
	O ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição do conselho de escola.
	A educação é um fenômeno humano decorrente da relação do homem com a natureza mediada pelo trabalho, logo manifestação cultural.
Assinale a proposição que condiz com a afirmação:
1. Educar é parte do processo cultural que permite a vida em sociedade.
2. Educar, por ser prática tão antiga quanto a história, transcende ao sentido da cultura.
3. Educar nas sociedades primitivas não caracterizava uma manifestação cultural por não passar pelo processo escolar.
4. Educar, do ponto de vista cultural, corresponde ao tipo de formação que se fundamenta nos princípios filosóficos modernos.
	
	 Certo
	Apenas a 1 condiz com a afirmação
	Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
I. Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a impossibilidade de se incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que transcendem os limites do processo educativo.
II. Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimorar o processo ensino-aprendizagem.
III. Elaborar coletivamente o projeto políticopedagógico que reflita a filosofia da escola e apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica.
IV. Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nos diferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em
A I e II.
B I e IV.
C III e IV.
D I, II e III.
E II, III e IV
	
	 Certo
	E
	O conceito de cultura é
muito complexo, entretanto em conferência mundial específica sobre o tema, CULTURA passa a ser entendida como conjunto das características distintivas, espirituais e materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social, englobando al ém das artes e das letras os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradições e as crenças. Quanto ao conceito:
I. Estabelece relações entre: os indivíduos, os grupos e natureza.
II. Cria uma língua, a moral, a política e a estética.
III. Organiza leis e instituições.
IV. Ações por extintos e reflexos.
V. Elabora símbolos que determina tempo, lugar e povo.
Assinale a alternativa que NÃO se afina com o conceito de CULTURA:
	
	 Certo
	IV
	A palavra democracia se origina Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais gregas). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos tinham o direito de participarem, ou seja, mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada. Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. Podemos afirmar que estão CORRETAS as opções:
I. Através de plebiscito referendo ou outras formas de consultas populares, ou seja, o povo pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país.
II. Através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram, o povo participa das decisões políticas de sua cidade, estado ou país.
III. Na sociedade moderna prevalece o modelo de democracia representativa em que os cidadãos elegem representantes, em intervalos regulares através das eleições, que votam os assuntos em seu favor.
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	Todas as opções estão corretas
	O nacionalismo é uma tese e em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Decorre desses problemas a ideologia do nacionalismo.
Sobre a ideologia do Nacionalismo é CORRETO afirmar que:
I. desenvolve no cidadão o sentimento de pertencimento à nação
II. defende o patriotismo pela preferência marcante por tudo quanto é próprio da nação
III. cria uma unidade aparente de uma sociedade dividida em classes sociais.
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	Todas as opções estão corretas
	No Brasil, duas grandes tendências marcaram as discussões e paradigmas educacionais: a tendência liberal e a tendência progressista.
A respeito da tendência liberal é correto afirmar:
I- É um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
II- Entre os representantes da tendência liberal temos o Tecnicismo.
III- A pedagogia da Escola Nova e a pedagogia tradicional não são tendências liberais em educação.
IV- Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
	
	 Certo
	II e IV
	Assinale a alternativa que não tenha relação com a Pedagogia Liberal Tradicional.
	
	 Certo
	O professor estabelece uma relação horizontal de diálogo com o aluno.
	Conceição é professora de uma rede de ensino público no Brasil. Há mais de uma década trabalha com crianças das classes populares e entende a escolarização como um meio de ascensão social. Diariamente transmite aos seus alunos os conteúdos que seleciona de forma criteriosa, preocupa-se em sistematizar no quadro a matéria, em fazê-los anotar, exercitar em seus cadernos, toda a matéria. Os exercícios de casa são parte importante de sua prática pedagógica, pois considera que ajudam os alunos a reter, memorizar e consolidar os conteúdos, além de torná-los responsáveis. A prática pedagógica vigente na situação descrita é a:
	
	 Certo
	tradicional.
	"A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante que ocorreu no trabalho fabril, pretende-se a objetivação do trabalho pedagógico (...) Buscou-se planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência. Para tanto, era mister operacionalizar os objetivos e, pelo menos em certos aspectos, mecanizar o processo".
A base teórica apresentada acima se refere à:
	
	 Certo
	2. Pedagogia Tecnicista
	"A Companhia de Jesus nasceu em uma época em que se misturavam elementos historicamente solidificados com novas experiências ligadas ao processo de expansão da sociedade ocidental e, também a novas necessidades intelectuais. Ao lado de inúmeras transformações na sociedade surgiam novas necessidades e modificações na produção e difusão do conhecimento" (LIMA, D. O homem segundo a Ratio Studiorum. Piracicana, UNIMEP: 2008. p. 18).
Os Jesuítas, responsável pela maior parte do processo educional implantado na América Portuguesa e Espanhola podem ser apresentados como um exemplo da CONCEPÇÃO TRADICIONAL da Educação. E sobre esta concepção, é válido afirmar:
I - O papel da escola é o de promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual .
II - A Metodologia de ensino é a exposição verbal por parte do professor e a preparação do aluno. O foco principal é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos. 
III - A aprendizagem se dá por meio da resolução de exercícios e da repetição de conceitos e recapitulação do saber adquirido sempre que necessário for reavivá-lo na mente.
Podemos considerar as afirmativas assima como:
 
	
	
	 Certo
	Todas Verdadeiras.
	
	Assinale a alternativa que indica as teorias pedagógicas que tem em comum o fato de se fundamentarem em uma concepção de ser humano que não é a do indivíduo solitário, mas daquele que só se reconhece no seu vínculo com a cultura e a história da sociedade, bem como na inter-relação com os outros.
	
	 Certo
	Histórico-Social
	
	Analise os enunciados abaixo:
I. o processo de ensino aprendizagem está centrado no professor e na transmissão do conhecimento. O mestre detém o saber e a autoridade, dirige o processo de aprendizagem e se apresenta, ainda, como modelo a ser seguido.
II. A metodologia valoriza a aula expositiva, centrada no professor, com destaque para exercícios de fixação, como leituras repetidas e cópias. Submetidos a horários e currículos rígidos, os alunos são considerados um bloco único e homogêneo, sem atenção especial para as diferenças individuais.
III. O conteúdo selecionado visa à aquisição de noções, com ênfase no esforço intelectual de assimilação dos conhecimentos. Daí deriva o caráter abstrato saber, o verbalismo e a preocupação em transmitir o saber acumulado.
As características apresentadas acima se referem a:
	
	 Certo
	5. Pedagogia tradicional
	A concepção que se tem de avaliação determina a escolha dos procedimentos e instrumentos que serão utilizados. Assim, entre diferentes atividades e estratégias, a prática que atende a uma concepção de avaliação baseada na superação da Pedagogia Tradicional em Educação é:
	
	 Certo
	4. Incentivo á participação ativa dos alunos através de técnicas interativas
	A educação liberal está relacionada com a valorização do indivíduo, com os ideais de progresso e liberdade. Este ideal de educação está associado historicamente a um determinado momento. Marque a opção em que este momento esta presente.
Certo
	o surgimento do capitalismo
	"Art. 8º A ordenação do currículo será feita por séries anuais de disciplinas ou áreas de estudo organizadas de forma a permitir, conforme o plano e as possibilidades do estabelecimento, a inclusão de opções que atendam às diferenças individuais dos alunos e, no ensino de 2º grau, ensejem variedade de habilitações" (Lei 5.692/71)
Esta é nossa segunda LDB, e este é um de seus principais artigos, porque traz uma grande modificação, na concepção do Ensino Médio (à época, chamado de 2º Grau), como destacado no trecho acima.
Levando-se em conta que estávamos no período do Regime Militar, que tentando minimizar os grandes problemas na área da empregabilidade, buscava uma inserção imediata no mercado de trabalho, podemos entender que a CONCEPÇÃO EDUCACIONAL que estava por trás desta decisão era a:
	
	 Certo
	Liberal Tecnicista.
	
	"O pensamento de Dewey baseava-se na convicção moral de que ¿democracia é liberdade¿ ¿, ao que dedicou toda sua vida, elaborando uma argumentação filosófica para fundamentar esta convicção e militando para levá-la à prática. O compromisso de Dewey com a democracia e com a integração entre teoria e prática foi, sobretudo, evidente em sua carreira de reformador da educação¿ (WESTBROOK, R. John Dewey. Recife: Massangana, 2010. p. 11.)
O filósofo noste-americano John Dewey (1859 - 1952) é considerado o fundador da Concepção da Escola Nova; ou plo menos seu inspirador, par que tal cocnepção pudesse ser desenvolvida por vários educadores. 
Sobre esta concepção, podemos afirmar:
I - A foco da educação desloca-se do professor para o aluno e o centro da ação educativa situa-se na relação professor-aluno, partindo do princípio de que o aluno é o centro da escola.
II - O eixo da questão pedagógica passa do intelecto para o sentimento, do aspecto lógico para o psicológico, dos conteúdos cognitivos para os métodos e processos pedagógicos.
III - A avaliação passa a ter natureza quantitativa, havendo a participação ativa dos alunos e o seu crescimento objetivo no processo de construção da sua aprendizagem.
Das afirmativas acima podemos considerar que:
	
	 Certo
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	
	Cerca de dois séculos se passaram e a escola se demonstrou ineficiente em sua função, pois, os teóricos do liberalismo partem do princípio de que o problema não é da sociedade, mas sim da escola. O equívoco (erro) de tal pensamento está em compreender a educação como:
	
	 Certo
	4. fator determinante da estrutura social
	
	A Teoria Liberal Tradicional aponta para um modelo de avaliação que não condiz com a prática da autonomia e a formação para a cidadania plena.
Qual opção abaixo aponta uma ação avaliativa que NÃO tem a ver com a Tendência Liberal Tradicional?
	
	 Certo
	Valorização de debates, seminários individual ou em grupo.
	
	A escola passa por uma redefinição lenta e gradativa em suas estruturas, buscando atender às necessidades do mundo moderno. No entanto, durante décadas a escola brasileira serviu e ainda serve como reprodutora das ideologias. É verdade que a educação por si só não produz mudanças, mas nenhuma mudança é possível sem educação. Para que essas mudanças ocorram, a escola deve libertar-se de sua prática opressora, presente em muitas ações de seu cotidiano.
O Papel pensado para a Escola na tendência Liberal Tradicional é:
I. Formar o indivíduo para dominar a arte e a retórica.
II. Transmitir os conhecimentos acumulados e sistematizados historicamente pela humanidade.
III. Preparar intelectualmente e moralmente o indivíduo
IV. Ajustar socialmente por meio de experiências, pois a escola retrata a vida
Assinale a alternativa correta:
	
	 Certo
	Somente I, II e III são corretas
A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo, corresponde a Pedagogia Dialética?
R: Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
A Teoria pedagógica, que segundo Dermeval Saviani, se define pela supervalorização do método e das técnicas de ensino, em detrimento do professor e do aluno, marca o universo educacional brasileiro. Marque a opção que melhor expressa o definido pelo autor.
R: tecnicista
Sobre a tendência libertária em Educação é correto afirmar que:
I. Tem como base a corrente do anarquismo que defende que "o caminho da liberdade é a própria liberdade". Sendo assim, questiona a ordem social existente e preocupa-se com a educação política dos indivíduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres.
II. Por rejeitarem toda forma de governo, como também a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do Estado, o anarquismo defende a auto-gestão. Sendo assim, estabelece uma profunda ligação entre a educação e os processos de mudanças sociais.
III. Sustentam a finalidade social e política da educação e a compreendem como instrumento de manutenção da estrutura social capitalista.
Assinale a alternativa correta:
R: 4. Somente os enunciados I e II estão corretos.
"Acreditamos, portanto ter boas razões para afirmar que, por trás dos jogos de seu Aparelho Ideológico de Estado político, que ocupava o primeiro plano do palco, a burguesia estabeleceu como seu aparelho de Estado n° 1, e portanto dominante, o aparelho escolar, que, na realidade, substitui o antigo aparelho ideológico de Estado dominante, a Igreja, em suas funções. Podemos acrescentar: o par Escola-Família substitui o par Igreja-Família." (ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado, p.78). A partir do pensamento de Althusser é CORRETO afirmar que:
I. A escola se constitui como o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção social. Para tanto, inculca "saberes práticos" da ideologia dominante a todas as crianças de todas as classes sociais.
II. O sistema de produção conseguiu arraigar as políticas liberais na educação, e elas se materializam no discurso e nas práticas escolares. Nenhum outro Aparelho Ideológico de Estado dispõe de uma audiência obrigatória por tanto tempo por semana e durante tantos anos.
III. A escola é o espaço social para a organização e sistematização da visão de mundo dos trabalhadores na luta por um processo revolucionário.
IV. A escola ao invés de promover a equalização social acaba por se constituir como um mecanismo para garantir e perpetuar os interesses burgueses
Assinale a alternativa correta:
5. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
Sobre o conceito de violência simbólica de Bourdieu e Passeron é correto afirmar que:
R: 2. A violência simbólica é exercida pelo poder de imposição das ideias transmitidas por meio da comunicação cultural, da doutrinação religiosa e política, das práticas esportivas e da educação escolar.
Louis Althusser, típico representante do pensamento crítico-reprodutivista em educação, ao se propor analisar as relações de produção existentes na sociedade capitalista, compreende que o Estado é composto por dois aparelhos. São eles:
R: 3. Aparelhos Repressivos do Estado - Aparelhos Ideológicos do Estado
"A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo
os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços." Este princípio foi defendido por qual teórico no camplo da educação?
R: 3. Ivan Illich
A classe social burguesa começou a surgir durante a Idade Média, como os segmentos dos comerciantes e artesões, que lentamente desestruturaram a antiga ordem feudal, ao desenvolver o modo de produção capitalista. A economia burguesa caracteriza-se:
I. pela abolição da escravidão, substituindo-a pelo trabalho assalariado, mão-de-obra destituída de capital que, a partir do século XVII, se aglomerava nas fábricas das cidades, deslocando o eixo do campo para a cidade.
II. pela defesa da economia de mercado, segundo a qual existe um equilíbrio natural decorrente da lei da oferta e da procura, o que, segundo os seus ideólogos, reduziria a necessidade de intervenção do Estado.
III. pela defesa da propriedade privada dos meios de produção e a garantia do funcionamento da economia segundo o princípio do lucro e da livre iniciativa.
IV. pela estimulação do comércio e da indústria que justificou o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico, tão bem representado pela Revolução Industrial do século XIX.
Assinale a alternativa correta:
R: Todos os enunciados estão corretos
De acordo com Louis Althusser a ideologia exerce um papel importante na reprodução dos valores capitalistas, Estado, a fim de garantir por muito tempo a manutenção da ordem vigente. Sendo assim, o Estado se constitui como:
I.  um dos elementos da superestrutura e, como tal, representa, nos países capitalistas, os interesses da burguesia;
II. um instrumento de garantia do bem comum acima dos interesses das classes sociais;
III. um instrumento de repressão que assegura a dominação de uma classe sobre a outra.
Assinale a alternativa correta:
R: 3. Somente os enunciados I e III estão corretos
Os 05 passos que constituem o método da Pedagogia Histórico-crítico Social dos Conteúdos são apresentados na seguinte ordem:
R: 2. Prática Social / Problematização / Instrumentalização / Catarse / Prática Social
Bourdieu e Passeron adotam o pressuposto de que a sociedade se constrói a partir de relações de "força material" entre grupos ou classes sociais de comandantes e comandados. Nesse sentido, o sistema de ensino, como se encontra estruturado, no Brasil, na contemporaneidade, é um agente poderoso o qual mascara ou camufla relações de poder. Essa caracterização corresponde a um dos conceitos abaixo em nível de ideias:
R: Ideologia
"A sociedade de constrói a partir de relações de 'força material' entre grupos ou classes dominantes com os grupos ou classes sociais dominadas. Sendo assim, o sistema de ensino é um mecanismo fundamental para mascarar tais relações de poder...". No texto acima, estamos fazendo referência a uma teoria crítico reprodutivista. Escolha a alternativa correta:
R: Teoria do Sistema de Ensino como Violência Simbólica.
"A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas actuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca actual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços".
O trecho acima foi defendido por qual teórico e evidencia qual tese?
R; 4. Ivan Illich que defende que a desinstitucionalização da educação pode ser o ponto de partida para a desinstitucionalização da sociedade.
A respeito da Teoria da Escola como aparelho ideológico do Estado de Louis Althusser é correto afirmar que:
I. A escola em sua atuação não se encaixa em nenhum dos dois aparelhos do Estado, pois essa está livre das manipulações ideológicas e repressoras.
II. Os Aparelhos repressivos do Estado agem massivamente pela força e secundariamente pela ideologia.
III. Os Aparelhos Ideológicos do Estado agem massivamente pela ideologia e secundariamente pela força: religioso, familiar, escolar, jurídico, político, sindical, da informação e cultural.
IV. A ideologia tem uma existência material, ou seja, ela existe a partir de determinadas práticas materiais reguladas por instituições materiais.
Assinale a alternativa correta:
R: 1. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
Os processos revolucionários burgueses nos séculos XVII, XVIII e XIX tiveram participação efetiva dos trabalhadores (servos, vassalos e camponeses) nos frontes de guerra, principalmente na Revolução Francesa que tinha como lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Embora os ideais burgueses criticassem severamente os privilégios do clero e da nobreza e pregavam que os benefícios da sociedade capitalista deveriam ser estender a todos, eles acabaram restringindo tais privilégios somente à burguesia capitalista. Diante de tal fato, o proletariado começa a se organizar e a reivindicar seus direitos.
A partir dessa afirmação é CORRETO afirmar que é neste contexto (fragmento acima) que vai nascer na Europa do século XVIII e XIX opensamento do:
R: 1. Socialismo Utópico
"Não há atividade humana da qual se possa excluir toda intervenção intelectual, não se pode separar o "homo faber" do "homo sapiens" enquanto, independentemente de sua profissão específica, cada um é a seu modo "um filósofo", um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, tem uma consciente linha moral".
Este princípio filosófico foi defendido por:
R: 4. Antonio Gramsci
"Cada grupo social deve auto-organizar-se para constituir um sistema de ensino, definindo-lhe os conteúdos, a carga horária, a metodologia, os processos de avaliação, etc., sempre num regime de autogestão". Gallo, in Aranha, 2006. QUESTÃO: Essa descrição caracteriza uma das teorias baixo. Escolha a alternativa CORRETA
R: Teoria anarquista
Para os sociólogos franceses Bourdieau e Passeron a escola limita-se:
I.  a confirmar e reforçar um habitus de classe, ou seja, uma formação durável, transportável, isto é, um conjunto de esquemas comuns de pensamento, de percepção, de apreciação e de ação.
II.  a negar a formar do habitus de classe, ou seja, de uma formação durável e transportável.
III. a difundir criticamente o saber sistematizado e acumulado historicamente e socialmente pela humanidade.
Assinale a alternativa correta:
R: 1. Somente o enunciado I está correto
Sobre a Tendência Liberal Tradicional podemos considerar:
I. Ensino humanístico de cultura geral, tradicional, verbalista, autoritário inibindo a participação do aluno.
II. Valorização do aspecto psicológico (testes de inteligência), do sentimento e da subjetividade.
III. Parte de uma biopsicologização da educação e do indivíduo.
IV. Os homens são essencialmente diferentes¿. Defesa em torno das diferenças individuais.
V. Do ponto de vista filosófico, parte de uma concepção essencialista baseada no princípio de que "os homens são essencialmente iguais", ou seja, de uma natureza essencialmente boa, como afirmara Rousseau.
Assinale a alternativa correta:
R: 1. Somente os enunciados I e V estão corretos
Assim são os gênios: descobrem ou inventam o óbvio que ninguém vê. Assim aconteceu com Paulo Freire que descobriu
que o "vovô absolutamente não viu o ovo", nem a "vovó viu a ave coisa nenhuma", mas, ao contrário - com certeza -, o pedreiro viu a pedra; a cozinheira, o feijão: o lavrador, a enxada, a soja e o trigo. BOAL, Augusto. Paulo Freire, meu último pai. Pátio ¿ Revista Pedagógica..Porto Alegre: ago/out.1997, p.50 Partindo da ideia implícita no texto, pode-se afirmar que NÃO faz parte da concepção de educação de Paulo Freire:
R: a inserção do dominado na cultura da elite
Para Paulo Freire, a educação bancária está fundamentada numa concepção autoritária em que há a predominância de uma prática verbalista dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, onde o saber é dado como sendo algo natural e não historicamente construído. Sendo assim, no contexto da educação bancária, o educando encontra-se:
R: Numa condição passiva, ou seja, torna-se um objeto receptor da doação do saber do educador, ou seja, não atua sobre o que aprende e, consequentemente, não internaliza por experiências aquilo que aprende.
Paulo Freire irá caracterizar a educação tradicional utilizando a expressão "educação bancária". Marque a única alternativa que não corresponde ao que Freire designa como educação bancária.
R: A educação é dialógica e problematizadora, capaz de levar o aluno a construir o sentido de sua própria existência.
Ao propor que ¿Ensinar não é transferir conhecimento¿ Paulo Freire sugere que:
R: Para o autor, é necessário conceber o ensino como diálogo entre sujeitos possuidores de saberes
Analise as informações abaixo e marque a opção que indica a Tendência Escolar que apresenta tais características:* Ênfase na memorização * Avaliação classificatória* O professor é o centro do processo ensino-aprendizagem * O aluno é mero receptor do conhecimento. O representante dessa escola é Johann Friedrich Herbart.
Assinale a alternativa correta:
R: Escola Tradicional
Sobre a educação libertária, marque a única alternativa que não se enquadra a essa tendência de educação.
R: Estabelece uma profunda ligação com o Estado que, uma vez transformado, torna-se o grande promotor de mudanças na sociedade.
(PUCRS) - O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
	Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
	Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
	Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
	Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
	Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações 
R; I, III e IV
"Saviani -em seu livro Escola e Democracia- destaca que as teorias crítico-reprodutivistas cumpriram o papel de crítica à proposta liberal em educação mas não apresentaram um modelo alternativo aos limites impostos por tais propostas". Escolha a alternativa que apresenta uma proposta de educação não liberal e que supera as limitações das teorias crítico-reprodutivistas:
R: Tendência Libertária
"A crise cria situações imediatas perigosas (...) A classe dirigente tradicional, que tem um numeroso pessoal preparado muda homens e programas e retoma o controle que lhe fugia, com uma rapidez maior do que a que se verifica entre as classes subalternas. Talvez faça sacrifícios, exponha-se a um futuro sombrio com promessas demagógicas, mas mantém o poder, reforça-o momentaneamente e serve-se dele para esmagar o adversário e desbaratar os seus dirigentes, que não podem ser muitos e adequadamente preparados".
Esta análise foi defendida por qual filósofo?
R: 2. Antonio Gramsci
Todas as teorias tem uma forma peculiar de pensar e organizar os componentes curriculares. O conteúdo faz parte desses componentes curriculares. Leia com a atenção o seguinte enunciado: " São os conteúdos universais incorporados pela humanidade. Tais conteúdos devem ser reavaliados permanentemente e são indispensáveis à compreensão da prática social".
QUESTAO: Escolha a alternativa CORRETA. A descrição acima está relacionada com a teoria:
R: Histórico Crítico-social dos conteúdos
Corresponde de forma sucinta ao ideal de uma educação comprometida, crítica e que tem como principio formativo o ideal de igualdade social, marque a resposta correta:
4. A educação deve ser pautada em opções políticas comprometidas com a emancipação e libertação, que opera como arma contra a alienação que privilegia os interesses individuais em detrimento dos coletivos.
R: Apenas a alternativa 4 está correta
O pensamento liberal em educação, representado pela Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista, fundou o mito salvacionista da escola moderna. Tal mito pode ser identificado pelo seguinte papel da educação e da escola:
4. Superação da marginalidade ou das desigualdades sociais
A Avaliação tem sido um dos grandes desafios a serem enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. Sem que essa questão seja resolvida, dificilmente conquistaremos um processo avaliativo coerente e transparente, pois a avaliação não deveria ser vista como ameaça.
Qual das opções abaixo expressa a perspectiva teórica da Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos, defendida por Dermeval Saviani?
R: 2. A avaliação é diagnóstica, permanente e contínua, pois ela é um meio de se obter as informações necessárias sobre o desenvolvimento da prática pedagógica, objetivando a intervenção e reformulação da mesma e dos processos de aprendizagem.
A Avaliação tem sido ao longo das décadas uma das grandes complexidades no processo de ensino-aprendizagem. Sem que essa questão seja resolvida, dificilmente conquistaremos um processo avaliativo coerente e transparente. A avaliação não deveria ser vista como ameaça. Há algumas mudanças apontadas por algumas vertentes teóricas em Educação.
Qual das características avaliativas expressa a perspectiva teórica da Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos defendida por Dermeval Saviani?
R: Preocupação com o domínio do conhecimento sistematizado e contextualizado de forma crítica.
Gramsci ao se propor compreender a formação histórica dos intelectuais faz a distinção entre dois tipos de intelectuais. São eles: os intelectuais tradicionais (o literato, o filósofo, o artista) que, sem razões, se consideram uma classe distinta da sociedade e; os intelectuais orgânicos, que não descrevem a vida social simplesmente por regras científicas, mas exprimem as experiências e sentimentos que as massas por si mesmas não conseguem exprimir. Atento ao pensamento do autor, marque a alternativa que confirma suas ideias.
R: Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras.
O esgotamento do imperialismo clássico e a necessidade de estruturação e de desenvolvimento da transnacionalização do capital exigiu um novo modelo de organização da produção do trabalho. Esse novo modelo caracteriza-se pela produção em série de produtos padronizados; automação rígida; incorporação massiva de operadores semiqualificados - enquanto o trabalho qualificado fica restrito a uma minoria -; rígida separação entre planejamento e execução. Neste tipo de organização do trabalho, o trabalhador direto, qualificado ou desqualificado, não exerce nenhum poder de decisão, a qual fica a cargo da gerência científica.
Marque a alternativa que expressa esse modelo de organização produtiva.
R: Taylorismo-fordismo
No Plano Social, tanto no período pós-guerra quanto ao final do século XX, a densidade demográfica nas grandes cidades gerou um problema que afetará o
Plano educacional, já que as grandes cidades vão inflar em termos populacionais e as escolas não possuirão vagas para todos os alunos necessitados. Ao processo correspondente a essa descrição, chamamos:
R: Ciclos migratórios e imigratórios
"Vivenciamos os anos oitenta, do século passado, bombardeados por um festival de pronunciamentos alarmantes, no que diz respeito à sociedade como um todo. Falas estas, que proclamaram pelos quatro cantos do mundo uma sociedade em crise. Crise do homem moderno, crise dos paradigmas científicos, crise do socialismo real, crise do marxismo, crise do Estado do Bem-Estar Social, etc."
 
Podemos deduzir  sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a escola brasileira:
R: O conceito de Escola, no Brasil, segundo esse paradigma de uma crise geral, apresenta-se em crise também, já que a Educação espelha a realidade do país e os centros educacionais representam, em nível geral, um desequilíbrio qualitativo ao longo da década de oitenta.
"Therborn (1995) ao concordar com Anderson, da tendência à fragmentação e à diversificação social que se desenha em nível internacional, acrescenta que, por outro lado, encontramos também um processo de maior capacitação das classes populares. Isto decorre, principalmente, a partir das mudanças verificadas no mundo do trabalho e da produção, onde se processa um maior investimento em capital morto - máquinas inteligentes. Mas para que estas possam estar em pleno funcionamento, faz-se necessário uma maior qualificação da força de trabalho..."
Com base no texto acima, extraído da webaula 9, podemos deduzir algo muito significativo sobre a sociedade brasileira e, consequentemente, sobre a Escola brasileira:
.
R: No Brasil, ao longo do século XX, a preocupação com uma Escola que preparasse o aluno para o mercado de trabalho e para o mundo da indústria e da tecnologia, é algo muito recorrente durante todo século.
As últimas décadas do século XX, no plano internacional foram marcadas por um movimento de reorganização do capitalismo no plano político-econômico-social e ideológico, frente a sua crise de acumulação da riqueza socialmente produzida. Marque a única das alternativas que não pode ser relacionada a esse movimento.
R: No plano social, empreendeu-se a defesa de mecanismos públicos de transferência de renda de modo minorar as desigualdades geradas pela adoção das políticas neoliberais, enquanto as políticas públicas de geração de pleno emprego não tivessem chegado a efeito.
Resultante de crises, transformações e lutas ideológicas, o século XX se inscreve na história como o período mais violento da humanidade, chegando a contabilizar milhões de mortes em conflitos de grandes, médias e pequenas proporções. Os gastos com o poderio bélico, particularmente aqueles direcionados a aumentar o arsenal de armas atômicas, por certo, resolveriam as necessidades básicas do homem moderno, visto que, tanto do ponto de vista econômico, quanto do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, reuniam condições para tal. Marque a única das alternativas abaixo que pode ser apontada como fator responsável pela corrida armamentista, no século XX.
R: A Guerra Fria que, após o fim da Segunda Guerra Mundial, que opuseram Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dividido o mundo em dois blocos ideológicos.
Tendo em vista a crise do século XX, o avanço do regime comunista preocupou, significativamente, as nações representantes do eixo capitalista. Principalmente os Estados Unidos que, na busca de sua hegemonia nas relações internacionais, promoveu constantes ataques aos seus opositores, tanto em nível interno, quanto externo. No plano educacional e cultural, a influência americana (e inglesa) é muito forte no Brasil, (principalmente depois das décadas de 20 e 30) e corresponde a um dos modelos educacionais abaixo:
R: Escolanovista mesclado ao modelo técnico
O modelo taylorista na década de 70, aos poucos entra em crise, e um novo padrão de acumulação e de novas tecnologias e métodos de organização da produção e do trabalho, vai sendo introduzido, trazendo alterações significativas na relação capital/trabalho, quanto na composição da classe trabalhadora. Mediante tal crise podemos apontar que:
I. No plano político, a crise abriu espaços à classe trabalhadora para assumir o poder político e controlar os meios de produção.
II. No plano social, tanto no período pós-guerra quanto no final do século XX, apresentou uma nova materialidade na composição demográfica dos grandes centros urbanos, dos países de capitalismo avançado e em desenvolvimento, com os ciclos migratórios e imigratórios.
III. No plano ideológico, somos aplacados pelo discurso dos novos senhores do mundo dando bênçãos ao livre-mercado, trazendo em sua defesa uma construção teórica de positivação das palavras-chave do novo ideário, como competitividade, eficiência e produtividade para se alcançar a eqüidade social.
IV. No plano teórico, anuncia-se o fim da sociedade de classes, o fim do marxismo - como referencial de análise do real e de continuação de um projeto socialista de sociedade -, o fim da categoria trabalho e, consequentemente, o fim do conflito entre capital/trabalho, propagandeando a ideologia liberal como a grande vitoriosa do século vinte.
Assinale a alternativa correta:
R: 2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais