Buscar

ric 02

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ – UNIC
CAMPUS CUIABÁ, BEIRA RIO I – CURSO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA (M).
RICARDO MARCIO FELICIANO CUNHA
DISCIPLINA INTERATIVA: MEIOS DE CONTRASTE.
Cuiabá, 2020
RICARDO MARCIO FELICIANO CUNHA
DISCIPLINA INTERATIVA: MEIOS DE CONTRASTE.
A presente atividade tem como requisito a avaliação parcial da disciplina de Meios de Contraste do curso Tecnólogo em Radiologia 2020/1.
							Docente: Ana
Cuiabá, 2020
Segundo Rollo et al (1986) a flebografia é considerada o método padrão para o diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP), sendo aceito pela quase unanimidade dos autores que uma flebografia bem feita, negativa para TVP, praticamente exclui esse diagnóstico. Tendo em vista a inocuidade da flebografia e sua exequibilidade em nosso meio, sua realização rotineira para a confirmação diagnóstica de TVP dos membros inferiores deve ser utilizada nos casos em que näo haja contraindicação de exame radiológico ou alergia a contrastes, visando evitar o tratamento desnecessário e auxiliar na escolha do melhor tipo de tratamento. Essa utilização pode ser dispensada eventualmente em casos em que a existência de TVP foi confirmada com métodos não invasivos e não se pretenda proceder à desobstrução cirúrgica ou medicamentosa das veias (AU).
De acordo com o site CASTEDO, uma flebografia é uma radiografia que permite avaliar a anatomia de uma veia. Durante este teste, um contraste contendo iodo é injetado, mais frequentemente, em uma pequena veia na parte superior do pé ou da mão. Utilizando-se de raio-x, podemos detectar o contraste injetado e assim visualizar as veias. O teste é normalmente realizado em caráter ambulatorial. A flebografia, por ser um procedimento invasivo deve ser realizada somente nos casos em que os exames não invasivos não foram conclusivos ou quando é necessário a avaliação de estruturas venosas, como as válvulas. As flebografias são realizadas também para guiar alguns procedimentos endovasculares, bem como para ajudar na programação pré-operatória.
Referências Bibliográficas
Rollo, Hamilton Almeida; Maffei, Francisco Humberto de Abreu; Lastória, Sidnei; Yoshida, Winston Bonetti; Castiglia, Vito. Uso rotineiro da flebografia no diagnóstico da trombose venosa profunda dos membros inferiores, Cir. vasc. angiol;2(1):7-12, mar. 1986. ilus, Tab;
Site Castedo, disponível em: https://www.castedovascular.com.br/tratamentos-exames/exames/flebografia/, acesso em: out 2020.

Continue navegando