Buscar

Trabalho 1 - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1	
Disciplina: Tecnologia dos Materiais
Profa. Dra. Emmanuelle Sancho		Data: 09/10/2020
Aluno: Francisco Artur Sousa Pereira
Matrícula: 161012078
TRABALHO1
Defina os seguintes termos:
a) Composição: A composição na química é expressão da quantidade relativa de cada elemento químico em um determinado material. 
b) Estrutura: Significa uma descrição do arranjo de átomos em diferentes níveis de detalhes
c) Processamento:  é um conjunto de operações ordenadas em que se procede a transformação de substâncias em produtos finais diferentes.
 d) Microestrutura: Definida como o arranjo básico dos núcleos e elétrons do material e dos defeitos existentes em escala atômica.
Explique a diferença entre os termos ciência de materiais e engenharia de materiais.
Ciência dos materiais é o campo da ciência de caráter interdisciplinar relativo ao estudo das propriedades dos materiais e a relação entre a sua estrutura em escalas atômicas ou moleculares com suas características macroscópicas, incorporando elementos da física e da química como as formas de caracterização e processamento.
A Engenharia dos Materiais está voltada para projeto, desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de técnicas de processamento de materiais (= técnicas de fabricação de materiais), com base nas relações entre composição/estrutura e propriedades, visando um desempenho desejado e também no desenvolvimento de formas de produção de materiais socialmente desejáveis a custo socialmente aceitável.
Para cada uma das seguintes classes de materiais, dê dois exemplos específicos que sejam parte comum de sua vida:
b) Metais: são constituídos por pelo menos um tipo de elemento químico metálico e os átomos se ligam através de ligações químicas denominadas ligações metálicas.São exemplos de materiais metálicos: ferro (Fe), cobre (Cu), alumínio (Al) e níquel (Ni), aços (ligas Fe-C), bronzes (ligas Cu-Sn) e latões (ligas Cu-Zn). Ex: Panela e portão.
c) Cerâmicas: são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes possuem ligações de natureza iônica. Normalmente são incluídos nessa classe os óxidos, nitretos e carbetos e como exemplos podemos citar refratários, cimento, vidro e porcelana. Ex: Azulejos e tijolos.
d) Polímeros: são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. Existem polímeros obtidos de fontes não-renováveis, como polímeros obtidos de fontes renováveis. Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável. A quitosana, colágeno e amido termoplástico são polímeros advindo de fontes renováveis. são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. Existem polímeros obtidos de fontes não-renováveis, como polímeros obtidos de fontes renováveis. Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável. A quitosana, colágeno e amido termoplástico são polímeros advindo de fontes renováveis. Ex: sacola, garrafa.
d) Semicondutores: Semicondutores são sólidos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os semicondutores podem ser de silício ou germânio e são utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
Especifique o objeto em que cada material é encontrado e explique por que o material é empregado em cada aplicação.
Descreva as propriedades utilizadas dos materiais em cada uma das seguintes aplicações e explique por que isso ocorre:
e) aço para vigas em forma de I, em arranha-céus;
O aço, importante componente da construção civil, é um dos principais materiais utilizados nesses casos. Isso porque oferece grande resistência e segurança. É como se o aço fosse os ossos do corpo humano, que sustentam o resto.
f) uma liga de cobalto, cromo e molibdênio, para implante de quadril;
O cobalto é um metal com características e propriedades muito próximas às do níquel, porém com maior resistência mecânica e um custo ainda mais alto. A resistência à corrosão do cobalto também é elevada.
g) policarbonato para lentes de óculos;
 O policarbonato é um material termoplástico, e as lentes são criadas a partir da fusão de micropellets (pequenas bolinhas sólidas). São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design. Para a formação das dobras, usam-se então moldes macho e fêmea e pressão, se necessário. As duas moldagens, mecânica e em moldes casados, são similares, porém requerem maior força. 
h) bronze para a fundição de peças artísticas;
De bronze foram as primeiras armas e ferramentas metálicas, também utilizado para a produção de estátuas. Material que, polido, chega ao amarelo ouro, é o mais usado no campo da escultura. Sua grande popularidade se deve à sua enorme resistência estrutural, à não corrosão atmosférica, à facilidade de fundição e uma capacidade de acabamento que permite excelente polimento ou o uso de diversas cores e tipos.
i) alumínio para estruturas de aviões;
O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. 
j) poliuretano para aparelhos ortodônticos invisíveis;
Isso normalmente é resultado de suas propriedades como resistência a abrasão, tenacidade, que é resistência à quebra por impacto ou carga, alta resistência à corte e alta capacidade de carga. Estas quatro propriedades, que certamente não são as únicas propriedades dos poliuretanos, são as que distanciam os poliuretanos de longe de outros materiais em muitas aplicações.
k) aço para rolamento de esferas no cubo de roda de bicicletas;
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, em construção, etc. Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o alumínio no transporte por sua maior leveza e na construção por sua maior resistência a corrosão, o cimento (mesmo combinado com o aço) pela sua maior resistência ao fogo e a cerâmica em aplicações que necessitem de elevadas temperaturas.
l) PET (polietileno tereftalato) utilizado em garrafas de água;
			O PET é um tipo de poliéster amplamente utilizado para a fabricação de engarrafados porque, na década de 1970, surgiu a necessidade da produção de garrafas maiores, de peso leve e inquebráveis para armazenar bebidas gaseificadas. As características do PET estão relacionadas com sua transparência e resistência ao desgaste e à corrosão. Possui acabamento de alta resistência e suave, o que explica sua ampla utilização em garrafas de água mineral, refrigerantes, sucos, óleos comestíveis, produtos farmacêuticos etc.
m) vidro para garrafas de vinho.
O material utilizado para a elaboração das garrafas de vinho é o vidro, por ser resistente a ação de microorganismos e ácidos, fácil de higienizar e suscetível de obter a forma, a tonalidade e volume desejado.  Em função da coloração que o vidro adote, o vinho pode evoluir de maneiras distintas. Na garrafa de vidro verde o vinho evoluirá de maneira mais lenta que o faria em uma garrafa de vidro transparente, uma vez o vidro verde tem uma capacidade muito maior de filtrar diferentes radiações de espectro do que o vidro incolor. 
1