Buscar

Resenha sobre o filme Beast of Nation

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resenha sobre o filme Beast of Nation 
Atividade APS 
Disciplina: Teoria Contemporânea 
Professora: Rafaela Ludolf
Aluna: Juliana Sotto Maior
O filme ocorre em um cenário fictício na África de uma cidade em regime intervenção humanitária da “ONU” onde os seus habitantes acolhem refugiados que estavam fugindo de grupos rebeldes e grupos de terroristas. Podemos fortemente relacionar a situação ao Estado da República Democrática do Congo que atualmente vive uma grande instabilidade política onde mais de 18 grupos terroristas disputam, entre também dois grupos políticos, em uma intervenção da missão de paz MINUSCO, maior e mais cara missão da ONU, onde inclusive o comandante é um brasileiro. As questões da República Democrática do Congo São muito mais profundas e históricas e estão relacionadas aos seus vizinhos Ruanda e Uganda e as Etnias Tutsi e Rutus, ao todo cerca de 12,8 milhões de foram afetadas do RDC incluindo 5,6 milhões de crianças com menos de 18 anos em 2019. 
Durante o filme outras questões são abordas com aliciamento de menores, como instrumento de guerra, o estupro e violência contra a mulher como arma de guerra. O filme começa com meninos inocentemente brincando com um aparelho de tv fictício, inclusive brincando com soldados que seriam da ONU. Após o conflito o personagem principal Agu figa órfão e é adotado por um grupo rebelde liderado pelo Comandante e ele se transforma em um menino soldado. É treinando para matar e vê toda sua construção ética e social sendo mudada diante a situação de sobrevivência de guerra. Surgue uma amizade entre os dois apesar da situação, uma reação entre pai e filho. O menino Agu já demostra síndrome pós-traumática aos 10 anos de idade. 
Através do filme podemos perceber que o sistema internacional é realmente o cenário onde tudo acontece, e de uma maneira ou de outra tudo está interligado. As missões de paz foram criadas a partir dos anos 90 e realmente foram feitas depois que a agenda internacional se importou com os temas de segurança internacional para paz em países subdesenvolvidos, mesmo que fosse para conter esses conflitos e não de maneira “altruísta”. Antes na MINUSCO, houve a MONUC em 1999 que foi feita pela União Africana, uma Sociedade de Estados, que após o conflito de Ruanda que exercia grande impacto no RDC queiram evitar grandes conflitos. O exemplo que o filme mostra de um Estado quase em estado de sítio, com ausência de governo que consiga governar mostra que ele tem ausência de poder e usa do Hard power, poder militar, recursos naturais, (tudo tangível para tentar se manter no poder. No filme temos a forte presença dos Atores internacionais como seria a própria ONU, e outras ONG´s de ajuda humanitária Médicos sem Fronteiras, Cruz vermelha etc. que apesar do protagonismo dos Estados possuem também uma grande importância no cenário Internacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando