Buscar

Introdução a Imunologia e Imunidade Inata

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO / REVISÃO 
1. O que é imunidade? Sistema imune? Resposta imune?
· Imunidade = proteção contra doenças e, mais especificamente, doenças infecciosas, ou seja, que possui um agente causador.
· Sistema Imune = células e moléculas responsáveis pela imunidade. 
· Resposta Imune = coletiva e coordenada à entrada de substâncias estranhas.
2. O que é hematopoese e qual a sua importância?
R: é um processo altamente orquestrado de formação e amadurecimento das diversas células sanguíneas e a promoção da homeostase. Indivíduos normais requerem, diariamente, a produção de bilhões de células sanguíneas diferenciadas, além de ser uma ação para surgimento das células de defesa do corpo humano.
***OBS: a hematopoese acontece especificamente na medula óssea vermelha.
3. Qual lugar do corpo que as células da resposta imune são originadas?
R: São originadas na medula óssea vermelha que é um tecido líquido-gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico
4. As células tronco são consideradas indiferenciadas, pluripotentes e autorenováveis. Explique esses conceitos.
· Células indiferenciadas = uma célula que ainda não tem definida uma função no embrião ou no futuro organismo. As funções que as células podem realizar são determinadas durante o processo de diferenciação celular, ou seja, são células que ainda não tem função especifica, tendo um estimulo próprio para ela se diferenciar em uma célula especifica para assim ter uma função
· Células pluripotentes = que tem potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializadas de qualquer órgão ou tecido do organismo
***OBS: o fator determinante para essa diferenciação é o estímulo 
· Células autorrenováveis = capazes de originar e reconstituir as diferentes linhagens das células maduras.
5. No processo de diferenciação, as células tronco geram outras células. Quais são elas?
R: geram as células progenitoras (estão na segunda linhagem de células, tendo essa capacidade de se transformar em dois tipos), são elas: de origem mielóide e linfóide
6. Qual a diferença entre a célula tronco e a segunda linhagem de células que elas se diferenciam?
R: as células de segunda linhagem (ou progenitoras) têm a capacidade de se diferenciar em um tipo especializado de célula, são mais diferenciadas e podem se dividir apenas em um número limitado de vezes.
7. Algumas células são especializadas e estimuladas. Explique esses conceitos. 
· Células especializadas são aquelas que são capazes de realizar determinadas funções. Ex: neutrófilo (que tem essa capacidade de fagocitose), linfócito T (tem capacidade de montar uma resposta imune para microrganismos intracelulares 
· Células estimuladas são aquelas que recebem qualquer ação que faça com que a célula saia de seu estado de repouso para realizar uma função. Ex: pode ser a agressão da pele (que libera mediadores químicos = uma ação física), invasão de microrganismos (é uma ação química)
***OBS: ação química: estimula o sistema imune a montar uma resposta, permitindo com que a células sai do seu estado de repouso para desenvolver um tipo de resposta imune.
8. As células progenitoras mieloides geram quais tipos de células- alvo? E as células progenitoras linfoides?
***OBS: células-alvo: são as células finais da diferenciação celular 
· Células mielóides (continuam no processo de diferenciação celular e depois vão se transformar em células finais, ou seja, células alvos) = neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos (macrófagos e células dendrítica DC, são caracterizada com células apresentadoras de antígenos= APC).
***OBS: LEMBRANDO que células mielóides podem produzir plaquetas e eritrócitos. 
· Células linfoides (produzem linfócitos) = linfócitos T e B e células NK.
9. Sabe-se que os basófilos, neutrófilos e monócitos são células do sistema imune. Cite uma função dessas células e cite o local onde elas se encontram no organismo.
***OBS: quando for falar sobre mecanismos de ação, vamos perceber que as células-alvo de origem mielóide tem papel importante em vários mecanismos de ação, exemplo: liberação de mediadores químicos, que vai favorecer a inflamação.
***OBS: basófilos, neutrófilos e monócitos são três células importantes para a resposta imune, resposta do tipo inata.
· Basófilos = localiza-se nos tecidos, mucosas e ao redor dos vasos sanguíneos. Eles produzem/liberam alguns mediadores químicos como histamina, serotonina e heparina
***OBS: mais para frente iremos ver que esses mediadores químicos eles são importantes para a vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular.
***OBS: o basófilo está no lado do vaso sanguíneo, então quando a pele é destruída ele libera já libera esses mediadores 
· Neutrófilos = localiza-se nos vasos sanguíneos. Realiza a fagocitose de microrganismos.
· Monócitos = localiza-se nos vasos sanguíneos. Realiza a função de defesa contra microrganismos (montar uma resposta imune a microrganismos, para ver se encontra um agente infeccioso ou microrganismo para desenvolver uma ação em cima desses agentes) 
10. Os monócitos possuem uma característica peculiar, em relação às outras células. Quando se deslocam para o tecido, os monócitos podem se diferenciar em quais células?
***OBS: além da capacidade de circular por todo organismo, dentro dos vasos sanguíneos, quando ele sai do vaso sanguíneo e vai para o tecido eles se diferenciam em outras células que são os macrófagos e células dendriticas.
R: Podem se diferenciar em macrófagos e células dendríticas, que são conhecidas como células apresentadoras de antígenos (APC)
***OBS: APC são aquelas células que vão reconhecer de imediato o antígeno e apresentar para uma célula que tenha uma função mais forte para montar uma resposta com mais qualidade a fim de eliminar esse agente.
11. Sabe-se que os linfócitos T, B e células Nk são essenciais para a resposta imune contra microrganismos. Cite uma função dessas células e cite o local onde se encontram no organismo.
***OBS: linfócitos T, B e células Nk são células-alvo ou fim quem vem da origem linfoide. Para a ação delas ela precisam ser chamadas/sinalizadas por outros tipos de células, que são as células de origem mieloide.
· Linfócitos T = localizam-se no sangue. Realizam a função de resposta imune a microrganismos intracelulares, ou seja, são microrganismos que vivem dentro de uma célula, pois fora da célula ela morre. Ex: vírus do HIV, eles têm predileção para infectar células do tipo T- CD4, sendo a células de defesa mais importantes do nosso corpo
· Linfócitos B = localizam-se no sangue. Realizam a função de produção de imunoglobulinas ou anticorpo e também é uma APC.
· Células NK = localizam-se no sangue. Realizam a função de citotoxicidade (ou seja, destruir agentes infecciosos) e lise celular (destrói também a células junto)
 
12. A resposta imune possui algumas propriedades gerais. Explique os conceitos de diversidade, especificidade, memória e não reatividade ao corpo, no que se refere às propriedades da resposta imune.
· Diversidade = capacidade de gerar uma resposta a uma variedade de microrganismos.
· Especificidade = capacidade de distinguir várias substâncias.
***OBS: não confundir diversidade com especificidade.
· Memória = capacidade de responder de modo mais rápido e eficiente a infecções secundárias.
· Não reatividade ao corpo = reconhece o que é próprio do corpo e não gera uma resposta imune.
13. Defina o conceito de antígeno e de anticorpo.
· Antígenos = é toda e qualquer molécula para o qual existem receptores específicos (esses receptores desenvolvem/estimulam o sistema imune a montar uma resposta imune) para o qual os reconhecem.
· Anticorpos = são proteínas específicas (produzidas pelos linfócitos B) utilizadas pelo sistema imune para reconhecer e neutralizar antígenos.
14. O que é imunidade inata? Qual a sua importância para o organismo humano?
R: Imunidade inata: consiste em mecanismos celulares (refere-se a células de origem mieloide basófilos, neutrófilos, eosinófilose monócitos (macrófago e células dendriticas) e bioquímicos (fala-se do sistema complemento, que são proteínas que promovem a eliminação de microrganismos) à microrganismos ou células lesionadas, que previne, controla ou elimina a infecção do hospedeiro por muitos patógenos. E a importância é estão em vigor mesmo antes da infecção e são preparados para responder rapidamente a infecções, fornecendo a primeira linha de defesa contra microrganismos.
15. Sabendo sobre as propriedades gerais da resposta imune, explique como a imunidade inata caracteriza-se no que se refere à diversidade, especificidade, memória e não reatividade ao corpo.
· Especificidade = reconhecimento de padrões moleculares compartilhadas por grupos de microrganismos e moléculas produzidas por células lesionadas. Ex: padrão feminino e padrão masculino
· Diversidade = é limitada, sendo estimado que o sistema imune inato reconheça somente cerca de 1.000 produtos de microrganismos ou células danificadas.
· Memória = NÃO HÁ alteração considerável na qualidade ou magnitude da resposta imune inata ao microrganismo após exposição repetida.
· Reatividade ao corpo = reconhecem o que é próprio do organismo. 
16. Para a resposta imune inata ocorrer é necessário que o sistema imune reconheça padrões moleculares. Como é conhecida as estruturas moleculares que os microrganismos apresentam? E como são conhecidas as moléculas que as células danificadas ou estressadas apresentam?
***OBS: sistema imune possui três atores: microrganismos, células danificadas e as células de defesa
· Microrganismos:
· PAMPs (padrões moleculares associados aos patógenos): O sistema imune inato reconhece estruturas moleculares que são produzidas pelos patógenos microbianos. As substâncias microbianas que estimulam a imunidade inata frequentemente são compartilhadas por classes de microrganismos e são chamadas de padrões moleculares associados ao patógeno (PAMPs). Diferentes tipos de microrganismos (p. ex., vírus, bactérias Gram-negativas, bactérias Gram-positivas, fungos).
· Células danificadas:
· DAMPs (padões moleculares associados ao dano): sistema imune inato também reconhece moléculas endógenas que são produzidas ou liberadas de células danificadas ou mortas. Essas substâncias são chamadas de padrões moleculares associados ao dano (DAMPs). Os DAMPs podem ser produzidos como resultado de dano celular causado por infecções, mas eles também podem indicar lesão estéril às células causada por qualquer das inúmeras razões, tais como toxinas químicas, queimaduras, trauma ou redução no suprimento sanguíneo. Os DAMPs geralmente não são liberados de células que estão em processo de apoptose. Em alguns casos, células saudáveis do sistema imune são estimuladas a produzir e liberar certos DAMPs, algumas vezes chamados de alarminas, que aumentam a resposta imune inata às infecções.
17. As células do sistema imune apresentam estruturas que reconhecem produtos liberados por células danificadas ou estressadas e por microrganismos. Qual o nome dessas estruturas? E quais os locais onde são encontrados nas células?
· RRP (receptores de reconhecimento de padrões -> isso no caso da resposta imune inata, afim só reconhece padrões): Usa vários tipos de receptores celulares, presentes em diferentes localizações nas células, e moléculas solúveis no sangue e secreções mucosas para reconhecer PAMPs e DAMPs. As moléculas de reconhecimento associadas à célula, do sistema imune inato, são expressas por fagócitos (primariamente macrófagos e neutrófilos), células dendríticas, células epiteliais que formam a interface da barreira entre o corpo e o meio ambiente externo e muitos outros tipos de células que ocupam tecidos e órgãos. Esses receptores celulares para patógenos e moléculas associadas a dano frequentemente são chamados de receptores de reconhecimento de padrão. 
· Localização dos RRP: Eles são expressos na superfície, em vesículas fagocíticas e no citosol de vários tipos celulares, todos sendo localizações onde os microrganismos podem estar presentes.
18. Pensando no processo de mecanismo de ação da resposta imune, responda as questões a seguir: (lembre-se do caso de Zezinho e o espinho no pé).
a) Qual a primeira linha de defesa do organismo à invasão de microrganismos? Quais estruturas estão presentes que impedem a invasão de microrganismos?
R: a 1ª linha é a pele = as superfícies das barreiras epiteliais formam barreiras físicas entre os microrganismos no meio ambiente externo e o tecido do hospedeiro. 
· Células epiteliais = as células epiteliais, bem como alguns leucócitos produzem peptídios que têm propriedades antimicrobianas. Duas famílias estruturalmente distintas de peptídios antimicrobianos, a saber: 
Defensinas: são produzidas pelas células epiteliais das superfícies mucosas e pelos leucócitos contendo grânulos, incluindo neutrófilos, células natural killer e linfócitos T citotóxicos. As ações protetoras das defensinas abrangem a toxicidade direcionada aos microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus em envelope, e a ativação de células envolvidas na resposta inflamatória aos microrganismos. As defensinas matam os microrganismos por uma variedade de mecanismos, muitos dos quais dependem de suas habilidades em se inserir e romper funções das membranas microbianas.
Catelicidinas: É produzida pelos neutrófilos e pelas células da barreira epitelial da pele, trato gastrintestinal e trato respiratório. As catelicidinas ativas protegem contra infecções por múltiplos mecanismos, incluindo toxicidade direta a uma grande variedade de microrganismos e ativação de várias respostas em leucócitos e outros tipos celulares que promovem a erradicação dos microrganismos
b) Quais possíveis locais de “entrada” para microrganismos?
R: Vias aéreas superiores = VAS (cavidade nasal, faringe e laringe); mucosas (oral, ocular, otológica); corrente sanguínea.
c) Sabe-se que o organismo possui uma segunda linha de defesa contra a invasão de microrganismos. Como são conhecidas?
R: inflamação aguda e resposta de defesa antiviral
d) O que é inflamação? E o que são mediadores químicos?
Inflamação é o acúmulo de leucócitos, proteínas plasmáticas e fluido derivado do sangue em tecido extravascular, local de infecção ou lesão. É a principal maneira pela qual o sistema imune lida com as infecções e lesões teciduais.
Mediadores químicos são substâncias que atuam como sinalizadores no nosso organismo e que atuam de diversos modos, seja na elevação da permeabilidade vascular (histamina e serotonina), vasodilatação (prostaglandinas, ON), quimiotaxia (citocinas).
e) Explique os eventos que ocorre na primeira etapa da inflamação, apontando a ação dos mediadores químicos nesse processo.
R: Etapa 1 (reconhecimento do agente lesivo) = quando a rompimento do tecido epitelial por agentes irritativos, inicia-se um processo de liberação de DAMPs pelas células do tecido e/ou possíveis PAMPs, caso for um agente infeccioso. Essas substâncias são reconhecidas pelos receptores de reconhecimento de padrões, presentes nas células da resposta inata, que ao reconhecer liberam mediadores químicos no local da lesão. Este grupo de mediadores químicos influi as aminas vasoativas (histamina e serotonina) os metabólitos do ácido araquidônico (prostaglandinas, leucotrienos e lipoxinas), as citocinas (fator de necrose tumoral, interleucina-1 e 6 e quimiocinas), as espécies reativas do oxigênio (ERO), o óxido nítrico (NO), as enzimas lisossômicas dos leucócitos e os neuropeptídeos (substância P). 
f) Na inflamação sabemos que há alguns sinais e sintomas, conhecidos como sinais cardinais. Quais são esses sinais e explique o porque de seu aparecimento no processo inflamatório.
· Eritema ou rubor / calor = acontece graça a vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo (a região fica mais avermelhada e quente, porque passa sangue arterial) 
· Dor / edema / perda de função = aumento da permeabilidade vascular que comprime nervos e libera liquido para um local onde não deveria.
g) A resposta antiviral é uma segunda maneirado organismo responder a invasão de microrganismos, no caso o vírus. Como ocorre essa resposta? E qual o papel das células NK nesse processo?
R: A defesa antiviral = consiste em uma reação mediada por citocina na qual as células adquirem resistência às infecções virais e morte das células infectadas por vírus pelas células especializadas do sistema imune inato, as células NK. A principal via pela qual o sistema imune inato lida com as infecções virais é a indução da expressão de interferons tipo I, cuja ação mais importante é a inibição da replicação viral. Os interferons tipo I, sinalizando através do receptor de interferon tipo I, ativam a transcrição de vários genes que conferem a essas células resistência à infecção viral chamada de estado antiviral.
h) Sabe-se que as citocinas são mediadores químicos. Explique as características desses mediadores no que se refere à sua ação parácrina, autócrina e endócrina.
· Autócrina: quando a citosina age na mesma célula que a produziu;
· Parácrima: quando uma célula produz a citocina e ela age em outra célula;
· Endócrina: quando a citosina cai na corrente sanguínea e age em várias células.

Continue navegando