Buscar

IPTU PROGRESSIVO

Prévia do material em texto

IPTU PROGRESSIVO
E sua aplicação para a função social da propriedade urbana
IPTU
IMPOSTO PREDIAL TERRITORIAL URBANO, é um imposto cobrado a partir das prefeituras, sendo que cada uma aplica seus próprios critérios
O valor varia de acordo com o preço que o imóvel é avaliado
Toda a arrecadação fica no município, tendo sua aplicação revertida em obras para o bem público da cidade
Primariamente, o dono do imóvel é o responsável por seu pagamento, que também pode feito pelo locatário, desde que esteja previsto no contrato de aluguel
Iptu progressivo
o que é?
Em caso de descumprimento das condições e dos prazos previstos no plano diretor, ou não sendo cumpridas as etapas previstas nos empreendimentos de grande porte, o Município procederá à aplicação do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) progressivo no tempo, mediante a majoração da alíquota pelo prazo de cinco anos consecutivos.
O valor da alíquota a ser aplicado a cada ano será fixado no plano diretor e não excederá a duas vezes o valor referente ao ano anterior, respeitada a alíquota máxima de quinze por cento.
Caso a obrigação de parcelar, edificar ou utilizar não esteja atendida em cinco anos, o Município manterá a cobrança pela alíquota máxima, até que se cumpra a referida obrigação.
É fundamental para que a função social da propriedade urbana seja condizente com os interesses da sociedade
Iptu progressivo
como é cobrado?
Iptu progressivo
e quando não há o pagamento?
Existem 2 tipos de medidas que podem serem tomadas caso seu pagamento não seja realizado:
Desapropriação mediante pagamento de dívida pública
Consórcio Imobiliário
Iptu progressivo
desapropriação mediante pagamento de divida pública
Se após o prazo de 5 anos, o proprietário não realizar o pagamento e gozando do benefício do imóvel, a prefeitura poderá desapropriar o bem, de acordo com seu valor atualizado e realizando este pagamento por meio de títulos da divida pública.
Devendo haver prévia autorização do Senado Federal, para que esses títulos possam serem resgatados em 10 prestações anuais e sucessivas, logo que a desapropriação esteja realizada.
Iptu progressivo
consórcio imobiliário
Caso o proprietário não tenha condições para arcar com os custos de dar ao terreno, ou imóvel, uma utilidade, se tem o consórcio imobiliário.
Onde é proposta uma ação conjunta, pedido este partindo do proprietário, com a Prefeitura para que seja implantada alguma obra no terreno. Com a finalidade de edificar e urbanizar o local, devolvendo uma fração compatível para que o proprietário seja ressarcido. Levando em consideração o valor do terreno na época em que foi feita a notificação.
Referencias bibliográficas 
https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/suas-economias/iptu-o-que-e-quem-tem-que-pagar/
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/desenvolvimento_urbano/arquivos/cartilhaPEUC.pdf

Continue navegando